quarta-feira, dezembro 30, 2009

Rescaldo de 2009 no rato de biblioteca - parte II (2º trimestre)

Continuando do rescaldo do que por aqui se passou em 2009, e depois do destaque ao 1º trimestre…

4. O mês do livro e da liberdade foi de muitas e boas notícias, com a distribuição da aplicação DIGITARQ em open source e de forma gratuita, a apresentação da biblioteca digital mundial
e da nova web da IFLA, e o prémio “ACLEBIM de Bibliotecas Móviles” ao rosto do bibliomóvel de Proença-a-Nova – Nuno Marçal. O mês de Abril terminou com um brevíssimo desabafo sobre informação na web, desempenhos profissionais e participação nas bibliotecas.

5. Maio é o mês do rato de biblioteca… e ele fez cinco anos, mas foi ainda o mês da realização das VII Jornadas de Ciência da Informação, este ano sobre “Open Source: Ilusão, Opção ou Imperativo?” e mês da apresentação da BNE 2.0 - a Biblioteca Nacional de Espanha com o seu portal web renovado e valências novas com recurso a ferramentas 2.0.

6. Mobile foi o tema do mês de Junho, com uma maior atenção ao modo como as bibliotecas se preparam para servir e integrar os dispositivos móveis na sua actividade, e foi ainda mês de destacar a rede das bibliotecas escolares, e as novidades relativas ao 10º Congresso da BAD (para o congresso sugeriu-se aos bloguistas e companhia o uso da tag "10congressoBAD" e aos twitters #10BAD).

continua...

1 comentário:

Nuno Marçal disse...

Bem Haja Pedro!
Pela referência e pela lembrança!

Bom Ano 2010!

Saudações Bibliotecárias-Ambulantes