Mostrar mensagens com a etiqueta conservação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta conservação. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Alerta - “Anthrenus verbasci” atacou na BN

Alerta - “Anthrenus verbasci” Escaravelho da Alcatifa na BN
Foi notícia no jornal desta manhã da TSF e com direito a directo da BN!
Parece que os bichinhos atacaram estampas, desenhos, cartazes, registos de santos, postais ilustrados... na biblioteca nacional. Um batalhão de escaravelhos de alcatifa provocaram o encerramento do serviço de iconografia das colecções da BN e ameaçaram a integridade de vários documentos iconográficos, património extenso e valioso dos séculos XVI a XX.
Segundo informações da responsável, o serviço de iconografia estará encerrado nos próximos 3 meses para desinfestação, limpeza e rearmanezamento da documentação.
Na terça-feira tinha já sido notícia na sic online, onde se dizia que "para os funcionários da Biblioteca Nacional esta situação foi um autêntico pesadelo. Confirmam que muitas bibliotecas se queixam do mesmo e acreditam que a causa se prende com alterações climáticas que se têm vindo a constatar", adianta a notícia que o método de desinfestação usado eliminará os insectos, as larvas, como também, os ovos dos insectos., adiantando ainda que "o velho sistema de controlo da temperatura e humidade data de 1969, mas será renovado a partir do próximo semestre".
Deseja o rato de biblioteca que os espólios antigos de muitas bibliotecas, por incúria ou falta de verbas, não sofram ou venham a sofrer estas pragas.

sexta-feira, maio 20, 2005

"sobre o papel os insectos organizaram a sua vida"

Se o primeiro post no Rato de Biblioteca foi sobre "Incunábulos", o primeiro do segundo ano de existência deste blog será dedicado aos "Discretos Inimigos do Livro"... Decorre na Biblioteca Nacional, de 22 de Abril a 4 de Junho, uma exposição dedicada às "(...) baratas, peixinhos de prata ou piolhos do livro [que] são apenas alguns dos muitos insectos que, ao longo dos séculos, se foram entretendo com o nosso património. (...) Independentemente do local e do tempo, os documentos gráficos representam campo fértil para os insectos que os elegeram como fonte preferencial de sobrevivência. Alheios ao conteúdo, à tendência, ao estilo ou à época, sobre o papel os insectos organizaram a sua vida (...)". Diz quem já visitou que está muito interessante. »»