Mostrar mensagens com a etiqueta blogosfera. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta blogosfera. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

sexta-feira, janeiro 22, 2010

"Blogosfera, Twitter & Co"

Vídeo com o contributo do rato de biblioteca para a conversa sobre blogues na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, disponibilizado pelo Laboratório de e.Learning - Eventos - 1ª Grande Conversa 2010 - "Blogosfera, Twitter & Co".

> ver apresentação no slideshare e post anterior «Rato participa em "Conversa sobre Blogues, twitters e companhia"” no dia 13 de Janeiro na Biblioteca da FCT/UNL»

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Rato participa em "Conversa sobre Blogues, twitters e companhia"” no dia 13 de Janeiro na Biblioteca da FCT/UNL

No passado mês de Novembro, em plena conferência sobre o acesso livre ao conhecimento realizada na Universidade do Minho, recebi um simpático convite (diga-se por "empurrão" do cibertecário Eloy Rodrigues) para participar num evento promovido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL sobre blogues. O evento integra-se nas "conversas na biblioteca" e decorrerá no dia 13 de Janeiro com início marcado para as 14h00.
Uma conversa com o mote "Blogues, twitters e companhia" que contará com a presença de:

» Pedro Rolo Duarte http://pedroroloduarte.blogs.sapo.pt
» Luísa Alvim http://vivabibliotecaviva.blogspot.com
» Ludwig Krippahl http://ktreta.blogspot.com
» Pedro Príncipe http://ratodebiblioteca.blogspot.com
Lá estaremos!

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Blogues de bibliotecas escolares - uma realidade extraordinária

Estes dias de licença parental, cuidando e passeando (com) a minha Teresinha, têm sido "Cheios"! E não sei porquê (talvez por andar mais descontraído), na consulta diária do meu reader, o meu olhar tem sido de maior atenção para o mundo dos blogues de bibliotecas escolares. Uma realidade extraordinária que não pára de me surpreender. Estes blogues são um testemunho excelente do dinamismo de muitas bibliotecas, do empenho dos professores e da participação dos alunos. Quando fiz o pequeno estudo sobre a blogosfera bad&lis em Portugal (Maio de 2007) já tinha sido uma surpresa o ritmo de crescimento do número de blogues, mas a forma como cresceu formalmente (vê-se que é um meio que a rede de biblotecas escolares privilegia) e informalmente (vê-se que depende muito mais das pessoas que das instituições) dá visibilidade às acções e ao valor "intangível" das bibliotecas junto dos estudantes. Parabéns a todos os autores destes blogues... podem aceder e acompanhar muitos deles aqui no rato de biblioteca (na barra lateral - biblio blogs)

terça-feira, novembro 18, 2008

Ainda sobre o IV Encontro de Blogues

O encontro decorreu na passada sexta-feira mas vale a pena indicar (ou organizar) mais alguns ecos e um ou outro rescaldo do encontro. Já hoje Jose Luis Orihuela publicou no slideshare a apresentação feita no encontro - cultura bloguer. Mas do encontro ficam ainda...

No Indústrias culturais, Rogério Santos – um dos organizadores e o grande dinamizador, com apontamentos finais, fotos e vídeos do encontro.

Maria João Nogueira com um contributo muito bom olhando a blogosfera Portuguesa (achei uma prestação bem mais argumentativa que nas conversas da unicer em Abril passado – foi importante para o meu conhecimento da blogosfera), sendo que é possível ver o vídeo de parte da apresentação no vímeo de Rogério Santos

No Estado do Sítio da RTP, Ricardo Jorge tomé questionando “O final da blogosfera ou a expansão das blogosferas?”

No Culturascópio de Dora Santos Silva, que fez uma comunicação no encontro decidida e esclarecida

Mário Pires no retortaBlog com outros olhares sobre cultura de colaboração em rede (slideshare), e também fotográficos.

Lauro António, não sendo leitor do blog – passarei a ser!, apresentou uma comunicação com um olhar simultaneamente abrangente e terra-a-terra, e no espaço de debate muito interpelador e acutilante.

“Do Paulo Querido “Sobre o fim da blogosfera”, onde também constam os slides da comunicação que fez no encontro, interessante como exercicio de reflexãoe leitura da realidade, mas com a qual estou em desacordo.

sábado, novembro 15, 2008

José Luis Orihuela no IV Encontro de Blogues

Via vimeo de Rogério Santos, do Industrias culturais, aqui está uma das coisas boas do último encontro de blogues. Vale a pena ouvir falar José Luis Orihuela, do eCuaderno, da mania de matar coisas a propósito da "morte dos blogues" na wired, afirmando "solo han cambiado porque han madurado". Falou também de 12 traços da cultura bloguer, mas não consta deste vídeo. Deixei um cheirinho no twitter.


José Luis Orihuela from Rogério Santos on Vimeo.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Estou no IV Encontro de Blogues na UCP em Lx

Tudo começou (ligeiramente atrasado - como começa a ser habitual quando venho do Porto a Lisboa - chego antes dos participantes que são da capital... coisas!?), começou - dizia eu, com uma excelente comunicação de José Luis Orihuela.
Mas o encontro prossegue...
acompanhe no twitter do rato de biblioteca »» http://twitter.com/pedroprincipe

imagem via http://industrias-culturais.blogspot.com

quarta-feira, novembro 12, 2008

É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues


É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues! Decorrerá na Universidade Católica Portuguesa dias 14 de 15, sendo que no 1º dia se realizam as conferências e debates e no 2º workshops. Destaque para a comunicação de José Luis Orihuela do blog eCuaderno, e para a organização em três painéis temáticos: 1º Painel – Blogues e segmentação da blogosfera, 2º Painel – Blogues culturais e educação, 3º Painel – Blogues, cultura e negócio.
Nem sempre dá para ir...

“Tal como a inteligência,
desenvolvem-se e crescem com o uso.
Os blogues são um espaço de reflexão compartilhada.”
(Kerckhove, 2004)

quarta-feira, outubro 15, 2008

Blog Action Day 08

O dia foi cheio, muito cheio, mas ainda resta um tempinho para dizer que 15 de Outubro foi o Blog Action Day!


sexta-feira, maio 23, 2008

Falando de blogs e da biblioteca 2.0 em Espanha

No SEDIC blog fazem o rescaldo de um ano que "hablábamos de… Los blogs en la biblioteca 2.0".
Hace un año, participamos en la Mesa redonda sobre Los blogs en la biblioteca 2.0 en las X Jornadas Españolas de Documentación FESABID.
Vale a pena dar atenção aos posts escritos a propósito do rescaldo da mesa redonda nas X Jornadas FESABID porque reflectem sobre a utilização dos blogs e das ferramentas web 2.0 nas bibliotecas e serviços de informação e documentação.
E sobre esta temática vale a pena assinalar o
2º aniversário do SEDIC Blog - um blog organizacional muito bem conseguido na sua concepção e com um dinamismo colaborativo excelente.

quarta-feira, abril 30, 2008

Estudos sobre blogues, blogosfera e redes sociais

Para quem vê os blogues como ferramentas de comunicação para as organizações, com diversas aplicações para as bibliotecas e serviços de informação e documentação, deverá dar sempre atenção aos estudos que se vão fazendo sobre a temática (blogues, blogosfera, redes sociais e web 2.0).
São analises que servem sobretudo para ajudar os profissionais a decidir os espaços na web em que as bibliotecas devem investir e a fundamentar as nossas opções para as web institucional e social dos serviços.
Vale a pena dar atenção a dois relatórios apresentados durante este mês de Abril relativos à realidade em Portugal e no Reino Unido.

O primeiro é o flash report “blogues e blogosfera”, do OberCom - Observatório da Comunicação, que “faz uma caracterização dos Bloguers portugueses e da sua actividade de blogging, nas vertentes de consumidores e produtores de conteúdos da blogosfera, e as suas percepções acerca da credibilidade desses mesmos conteúdos comparativamente com os difundidos pelos mass media”.
De entre alguns pontos que merecem atenção destaco os seguintes:
1. É interessante registar que 23.6% dos internautas navega em blogues, e que 21.9% afirma interagir com blogues (comentários, emails). Este número é revelador da essência da blogosfera – espaço de partilha de ideias e informações, interacção entre pessoas, já que praticamente todos os que já visitaram blogues interagiram de algum modo neles.
2. No ponto 3 do relatório – produção de blogues, é de salientar as similitudes existentes entre os dados apresentados e os da análise da blogosfera BAD&LIS em Portugal (que tive oportunidade de estudar entre Março e Maio do ano passado - ver apresentação), nomeadamente sobre a frequência com que actualiza ou sobre os temas.
3. Retive também um dado que contribui para acabar com alguns mitos criados em torno dos blogues e que é relativo às suas temáticas. O relatório refere que “contrariamente à maior visibilidade e publicidade conferida aos blogues sobre política e actualidade noticiosa que são divulgados nos próprios media tradicionais, estes tipos de blogues apenas representam 4.3% e 10.6%, respectivamente.” Devo acrescentar que os maioritários são de entretenimento e que as áreas “cultura e comunicação” e “assuntos profissionais”, onde podem ser integrados os BAD&LIS representam 4,3% cada uma.
Em segundo lugar, faz também sentido olhar um relatório do OFCOM - Office of communications (http://www.ofcom.org.uk/), entidade reguladora para a industria de comunicação e telecomunicações do Reino Unido, que traça um retrato sobre o modo como as pessoas utilizam as redes sociais – “Social Networking: A quantitative and qualitative research report into attitudes, behaviours and use”.
Do muito que vale a pena destacar deste documento, chamo a atenção para dois dados, mas realço a estrutura do documento que, aos necessários gráficos e consequentes análises, associam citações dos entrevistados:
1. O relatório mostra que a utilização das redes sociais diminui com a idade; que 49% das crianças e adolescentes (8 a 17 anos) que utilizam a internet apresentam o seu perfil numa rede social, o que acontece com pouco menos de metade (22%) dos utilizadores jovens/adultos (+ 16 anos).
2. Fica um exemplo interessante sobre a perspectiva dos mais novos sobre este fenómeno das redes sociais... na primeira pessoa: “Everyone is talking about Facebook at college, that is just what we call it, I hadn’t heard of the term social networking sites until you mentioned them – Girl 14, urban/suburban”.

sexta-feira, abril 11, 2008

A blogosfera dá uma boa conversa

O rato teve ontem a oportunidade de participar ao vivo e a cores nas conversas unicer sobre "Blogosfera: um problema para as empresas ou um novo universo para as relações públicas".
Para o rato de biblioteca foi uma excelente oportunidade para perceber como se vão pensando e fazendo os blogs em contexto de comunicação institucional... e para ouvir uma excelente comunicação de
Bruno Giussani - que reforçou a ideia que "Blogging is not a technology: it's an atitude".

A blogosfera dá uma boa conversa
Conversas Unicer - 11-Abr-2008