Partilhar!
quarta-feira, fevereiro 16, 2011
É por isso que o rato de biblioteca existe na blogosfera...
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, fevereiro 16, 2011
0
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, partilhar
sexta-feira, janeiro 22, 2010
"Blogosfera, Twitter & Co"
Vídeo com o contributo do rato de biblioteca para a conversa sobre blogues na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, disponibilizado pelo Laboratório de e.Learning - Eventos - 1ª Grande Conversa 2010 - "Blogosfera, Twitter & Co".
> ver apresentação no slideshare e post anterior «Rato participa em "Conversa sobre Blogues, twitters e companhia"” no dia 13 de Janeiro na Biblioteca da FCT/UNL»
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, janeiro 22, 2010
1 comentários
Etiquetas: biblioteca 2.0, blogosfera, redes sociais, twitter
segunda-feira, dezembro 28, 2009
Rato participa em "Conversa sobre Blogues, twitters e companhia"” no dia 13 de Janeiro na Biblioteca da FCT/UNL
No passado mês de Novembro, em plena conferência sobre o acesso livre ao conhecimento realizada na Universidade do Minho, recebi um simpático convite (diga-se por "empurrão" do cibertecário Eloy Rodrigues) para participar num evento promovido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL sobre blogues. O evento integra-se nas "conversas na biblioteca" e decorrerá no dia 13 de Janeiro com início marcado para as 14h00.
Uma conversa com o mote "Blogues, twitters e companhia" que contará com a presença de:
» Pedro Rolo Duarte http://pedroroloduarte.blogs.sapo.ptLá estaremos!
» Luísa Alvim http://vivabibliotecaviva.blogspot.com
» Ludwig Krippahl http://ktreta.blogspot.com
» Pedro Príncipe http://ratodebiblioteca.blogspot.com
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, dezembro 28, 2009
2
comentários
Etiquetas: biblioteca, blog, blogosfera, conversas, twitter, web 2.0
terça-feira, fevereiro 17, 2009
Blogues de bibliotecas escolares - uma realidade extraordinária
Estes dias de licença parental, cuidando e passeando (com) a minha Teresinha, têm sido "Cheios"! E não sei porquê (talvez por andar mais descontraído), na consulta diária do meu reader, o meu olhar tem sido de maior atenção para o mundo dos blogues de bibliotecas escolares. Uma realidade extraordinária que não pára de me surpreender. Estes blogues são um testemunho excelente do dinamismo de muitas bibliotecas, do empenho dos professores e da participação dos alunos. Quando fiz o pequeno estudo sobre a blogosfera bad&lis em Portugal (Maio de 2007) já tinha sido uma surpresa o ritmo de crescimento do número de blogues, mas a forma como cresceu formalmente (vê-se que é um meio que a rede de biblotecas escolares privilegia) e informalmente (vê-se que depende muito mais das pessoas que das instituições) dá visibilidade às acções e ao valor "intangível" das bibliotecas junto dos estudantes. Parabéns a todos os autores destes blogues... podem aceder e acompanhar muitos deles aqui no rato de biblioteca (na barra lateral - biblio blogs)
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, fevereiro 17, 2009
2
comentários
Etiquetas: biblioteca escolar, blog, blogosfera
terça-feira, novembro 25, 2008
blogues institucionais » um ponto de partida para a biblioteca 2.0 (formação bad norte-1º dia)
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, novembro 25, 2008
0
comentários
Etiquetas: bad norte, biblioteca 2.0, blog, blogosfera, formação, vídeo
terça-feira, novembro 18, 2008
Ainda sobre o IV Encontro de Blogues
O encontro decorreu na passada sexta-feira mas vale a pena indicar (ou organizar) mais alguns ecos e um ou outro rescaldo do encontro. Já hoje Jose Luis Orihuela publicou no slideshare a apresentação feita no encontro - cultura bloguer. Mas do encontro ficam ainda...
No Indústrias culturais, Rogério Santos – um dos organizadores e o grande dinamizador, com apontamentos finais, fotos e vídeos do encontro.
Maria João Nogueira com um contributo muito bom olhando a blogosfera Portuguesa (achei uma prestação bem mais argumentativa que nas conversas da unicer em Abril passado – foi importante para o meu conhecimento da blogosfera), sendo que é possível ver o vídeo de parte da apresentação no vímeo de Rogério Santos
No Estado do Sítio da RTP, Ricardo Jorge tomé questionando “O final da blogosfera ou a expansão das blogosferas?”
No Culturascópio de Dora Santos Silva, que fez uma comunicação no encontro decidida e esclarecida
Mário Pires no retortaBlog com outros olhares sobre cultura de colaboração em rede (slideshare), e também fotográficos.
Lauro António, não sendo leitor do blog – passarei a ser!, apresentou uma comunicação com um olhar simultaneamente abrangente e terra-a-terra, e no espaço de debate muito interpelador e acutilante.
“Do Paulo Querido “Sobre o fim da blogosfera”, onde também constam os slides da comunicação que fez no encontro, interessante como exercicio de reflexãoe leitura da realidade, mas com a qual estou em desacordo.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, novembro 18, 2008
0
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, rescaldo
sábado, novembro 15, 2008
José Luis Orihuela no IV Encontro de Blogues
Via vimeo de Rogério Santos, do Industrias culturais, aqui está uma das coisas boas do último encontro de blogues. Vale a pena ouvir falar José Luis Orihuela, do eCuaderno, da mania de matar coisas a propósito da "morte dos blogues" na wired, afirmando "solo han cambiado porque han madurado". Falou também de 12 traços da cultura bloguer, mas não consta deste vídeo. Deixei um cheirinho no twitter.
José Luis Orihuela from Rogério Santos on Vimeo.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sábado, novembro 15, 2008
2
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera
sexta-feira, novembro 14, 2008
Estou no IV Encontro de Blogues na UCP em Lx
Tudo começou (ligeiramente atrasado - como começa a ser habitual quando venho do Porto a Lisboa - chego antes dos participantes que são da capital... coisas!?), começou - dizia eu, com uma excelente comunicação de José Luis Orihuela.
Mas o encontro prossegue...
acompanhe no twitter do rato de biblioteca »» http://twitter.com/pedroprincipe
imagem via http://industrias-culturais.blogspot.com
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, novembro 14, 2008
6
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, universidade católica portuguesa
quarta-feira, novembro 12, 2008
É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues
É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues! Decorrerá na Universidade Católica Portuguesa dias 14 de 15, sendo que no 1º dia se realizam as conferências e debates e no 2º workshops. Destaque para a comunicação de José Luis Orihuela do blog eCuaderno, e para a organização em três painéis temáticos: 1º Painel – Blogues e segmentação da blogosfera, 2º Painel – Blogues culturais e educação, 3º Painel – Blogues, cultura e negócio.
Nem sempre dá para ir...
“Tal como a inteligência,
desenvolvem-se e crescem com o uso.
Os blogues são um espaço de reflexão compartilhada.”
(Kerckhove, 2004)
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, novembro 12, 2008
2
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera
quarta-feira, outubro 15, 2008
Blog Action Day 08
O dia foi cheio, muito cheio, mas ainda resta um tempinho para dizer que 15 de Outubro foi o Blog Action Day!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, outubro 15, 2008
23
comentários
Etiquetas: blog, BlogActionDay, blogosfera
sexta-feira, maio 23, 2008
Falando de blogs e da biblioteca 2.0 em Espanha
Hace un año, participamos en la Mesa redonda sobre Los blogs en la biblioteca 2.0 en las X Jornadas Españolas de Documentación FESABID.
E sobre esta temática vale a pena assinalar o 2º aniversário do SEDIC Blog - um blog organizacional muito bem conseguido na sua concepção e com um dinamismo colaborativo excelente.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, maio 23, 2008
1 comentários
Etiquetas: biblioteca 2.0, blog, blogosfera, espanha, fesabid, sedic
quarta-feira, abril 30, 2008
Estudos sobre blogues, blogosfera e redes sociais
Vale a pena dar atenção a dois relatórios apresentados durante este mês de Abril relativos à realidade em Portugal e no Reino Unido.
O primeiro é o flash report “blogues e blogosfera”, do OberCom - Observatório da Comunicação, que “faz uma caracterização dos Bloguers portugueses e da sua actividade de blogging, nas vertentes de consumidores e produtores de conteúdos da blogosfera, e as suas percepções acerca da credibilidade desses mesmos conteúdos comparativamente com os difundidos pelos mass media”.
De entre alguns pontos que merecem atenção destaco os seguintes:
1. É interessante registar que 23.6% dos internautas navega em blogues, e que 21.9% afirma interagir com blogues (comentários, emails). Este número é revelador da essência da blogosfera – espaço de partilha de ideias e informações, interacção entre pessoas, já que praticamente todos os que já visitaram blogues interagiram de algum modo neles.
2. No ponto 3 do relatório – produção de blogues, é de salientar as similitudes existentes entre os dados apresentados e os da análise da blogosfera BAD&LIS em Portugal (que tive oportunidade de estudar entre Março e Maio do ano passado - ver apresentação), nomeadamente sobre a frequência com que actualiza ou sobre os temas.
3. Retive também um dado que contribui para acabar com alguns mitos criados em torno dos blogues e que é relativo às suas temáticas. O relatório refere que “contrariamente à maior visibilidade e publicidade conferida aos blogues sobre política e actualidade noticiosa que são divulgados nos próprios media tradicionais, estes tipos de blogues apenas representam 4.3% e 10.6%, respectivamente.” Devo acrescentar que os maioritários são de entretenimento e que as áreas “cultura e comunicação” e “assuntos profissionais”, onde podem ser integrados os BAD&LIS representam 4,3% cada uma.
Do muito que vale a pena destacar deste documento, chamo a atenção para dois dados, mas realço a estrutura do documento que, aos necessários gráficos e consequentes análises, associam citações dos entrevistados:
1. O relatório mostra que a utilização das redes sociais diminui com a idade; que 49% das crianças e adolescentes (8 a 17 anos) que utilizam a internet apresentam o seu perfil numa rede social, o que acontece com pouco menos de metade (22%) dos utilizadores jovens/adultos (+ 16 anos).
2. Fica um exemplo interessante sobre a perspectiva dos mais novos sobre este fenómeno das redes sociais... na primeira pessoa: “Everyone is talking about Facebook at college, that is just what we call it, I hadn’t heard of the term social networking sites until you mentioned them – Girl 14, urban/suburban”.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, abril 30, 2008
3
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, estudos, redes sociais, web 2.0
sexta-feira, abril 11, 2008
A blogosfera dá uma boa conversa
Para o rato de biblioteca foi uma excelente oportunidade para perceber como se vão pensando e fazendo os blogs em contexto de comunicação institucional... e para ouvir uma excelente comunicação de Bruno Giussani - que reforçou a ideia que "Blogging is not a technology: it's an atitude".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, abril 11, 2008
1 comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, corporate blog


