Mostrar mensagens com a etiqueta crai. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta crai. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, outubro 15, 2008

desabafo sobre bibliotecas e recursos de aprendizagem (abertos)

Por vezes são necessários alguns desabafos... e direi que uma biblioteca universitária - de ensino superior ou cariz académico, que não assuma o papel de promotor dos recursos (abertos) para a aprendizagem e investigação não está a cumprir totalmente a sua missão. Uma biblioteca deste tipo, que transfere para outros a oferta de serviços open access ou open courseware, está claramente a reduzir o âmbito da sua acção e a não acompanhar os sinais dos tempos.
A assunção da missão de centro de recursos para a apredizagem e investigação obriga a biblioteca a ser protagonista na difusão de recursos educativos abertos - com a inclusão de open courseware nos seus serviços, e na promoção o acesso livre à literatura científica - com a criação ou adesão a repositórios digitais temáticos ou institucionais. Não há volta a dar: as BIBLIOTECAS assumem esta tarefa como parte integrante do seu plano de acção, as outras bibliotecas não!!?

sexta-feira, junho 06, 2008

Centros de Recursos para a Aprendizagem e Investigação

As VI Jornadas CRAI organizadas pela "Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas" e pela "Red de Bibliotecas Universitarias" (REBIUN) foram já realizadas a 12 e 13 de Maio, mas faz sentido falar aqui no rato da realização deste evento e remeter para as suas conclusões e comunicações.
Valeria mesmo a pena em Portugal, no domínio das bibliotecas de ensino superior, percebermos mais e melhor as implicações que as mudanças no ensino com Bolonha (mas não só) trazem para a acção das bibliotecas, e que significado tem a assumpção do paradigma inerente aos CRAI - Centros de Recursos para a Aprendizagem e Investigação...
Eles têm a REBUIN, nós chegámos a ter a RUBI, mas temos MUITA massa crítica nas bibliotecas de ensino superior em Portugal!!!

»» ver CRAI no rato de biblioteca

terça-feira, novembro 13, 2007

crai... centros de recursos para a aprendizagem e investigação

Nem de propósito... assim começaria o post se escrito à 15 dias atrás, já que decorrente da formação em que o rato participou, sobre "Bolonha: um novo desafio para as bibliotecas do ensino superior", percebe que o tema do mês de Outubro no blog do SEDIC, não sendo directamente sobre Bolonha e as bibliotecas, foi precisamente sobre uma das principais conclusões ou "conceito-chave" dessa sessão de formação - as bibliotecas: centros de recursos para a aprendizagem e investigação!
A ideia de olhar a biblioteca como centro de recursos parece-me elementar, mas este novo enfoque na biblioteca como centro cultural e educativo de recursos de aprendizagem e investigação, no sentido da sua afirmação como pilar nos processos aprendizagem no seio das instituições de ensino superior e igualmente como catalizador na promoção da literacia da informação, é um modelo interessante que reforça e reafirma a importância e o papel das bibliotecas.
Sou normalmente céptico à atribuição de novas designações "às coisas da biblioteconomia" apenas para se conseguir assinalar as diferenças face a anteriores paradigmas (ex. biblioteca vs mediateca, utilizador vs cliente, etc...), por isso não estarei na linha da frente na substituição de «Biblioteca» por «CRAI», mas serei militante na missão de integrar na biblioteca as competências tecnológicas, pedagógicas e organizacionais que lhe permitam assumir um papel activo nas novas abordagens de ensino. Que a biblioteca se assuma como a interface da instituição para a informação e o conhecimento, com integração de serviços para a aprendizagem, comunicação, investigação, formação ao longo da vida, inovação, produção científica, cooperação...