Partilhar!
quarta-feira, fevereiro 16, 2011
É por isso que o rato de biblioteca existe na blogosfera...
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, fevereiro 16, 2011
0
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, partilhar
segunda-feira, dezembro 28, 2009
Rato participa em "Conversa sobre Blogues, twitters e companhia"” no dia 13 de Janeiro na Biblioteca da FCT/UNL
No passado mês de Novembro, em plena conferência sobre o acesso livre ao conhecimento realizada na Universidade do Minho, recebi um simpático convite (diga-se por "empurrão" do cibertecário Eloy Rodrigues) para participar num evento promovido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL sobre blogues. O evento integra-se nas "conversas na biblioteca" e decorrerá no dia 13 de Janeiro com início marcado para as 14h00.
Uma conversa com o mote "Blogues, twitters e companhia" que contará com a presença de:
» Pedro Rolo Duarte http://pedroroloduarte.blogs.sapo.ptLá estaremos!
» Luísa Alvim http://vivabibliotecaviva.blogspot.com
» Ludwig Krippahl http://ktreta.blogspot.com
» Pedro Príncipe http://ratodebiblioteca.blogspot.com
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, dezembro 28, 2009
2
comentários
Etiquetas: biblioteca, blog, blogosfera, conversas, twitter, web 2.0
sexta-feira, maio 29, 2009
Maio é o mês do rato de biblioteca
Antes que Maio fique para trás, e só para 2010 se volte a celebrar, vale a pena dizer que Maio é o mês do rato de biblioteca, mais precisamente o dia 14 de Maio de 2004!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, maio 29, 2009
8
comentários
Etiquetas: blog, rato de bibllioteca
segunda-feira, março 30, 2009
Rescaldo da 2ª caminhada de bloguistas bad&lis - 1ª parte
A caminhada correu muito bem! Fomos poucos, mas o ambiente entre os participantes foi excelente, bem alimentado com os posts e os comentários "sobre isto de escrever e ler blogues do mundo das bibliotecas e ciências da informação e documentação".
Para já, e porque o tempo escasseia para o rato, ficam algumas ligações em jeito de rescaldo (de outros):
No cibertecário »» o aniversário do blog e o retrato do que por lá se passou!
Do Fernando Vilarinho »» o rescaldo com as imagens do percurso e dos momentos!
No meu canal youtube »» o vídeo com o post do cibertecário 0.2 -Eloy Rodrigues!
No papalagui »» o post enviado pelo Nuno Marçal (ausente por novos "desafios" de paternidade), lido pela Hortense Tavares da BM de Aveiro (também ela dedicada às andanças dos Bibliomóveis).
No Youtube do Eloy Rodrigues »» o vídeo onde leio o excelente contributo do Gaspar Matos (ausente por "novos desafios" profissionais), um post do "adrian&pandora"!
No web20 pt »» o post enviado por Lino Oliveira, Prof. na ESEIG, respondendo ao desafio que lhe fiz em dar um pequeno contributo para a reflexão sobre "Blogs... como exercício profissional".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, março 30, 2009
3
comentários
Etiquetas: blog, caminhada bloguista bad lis
terça-feira, fevereiro 17, 2009
Blogues de bibliotecas escolares - uma realidade extraordinária
Estes dias de licença parental, cuidando e passeando (com) a minha Teresinha, têm sido "Cheios"! E não sei porquê (talvez por andar mais descontraído), na consulta diária do meu reader, o meu olhar tem sido de maior atenção para o mundo dos blogues de bibliotecas escolares. Uma realidade extraordinária que não pára de me surpreender. Estes blogues são um testemunho excelente do dinamismo de muitas bibliotecas, do empenho dos professores e da participação dos alunos. Quando fiz o pequeno estudo sobre a blogosfera bad&lis em Portugal (Maio de 2007) já tinha sido uma surpresa o ritmo de crescimento do número de blogues, mas a forma como cresceu formalmente (vê-se que é um meio que a rede de biblotecas escolares privilegia) e informalmente (vê-se que depende muito mais das pessoas que das instituições) dá visibilidade às acções e ao valor "intangível" das bibliotecas junto dos estudantes. Parabéns a todos os autores destes blogues... podem aceder e acompanhar muitos deles aqui no rato de biblioteca (na barra lateral - biblio blogs)
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, fevereiro 17, 2009
2
comentários
Etiquetas: biblioteca escolar, blog, blogosfera
quinta-feira, janeiro 08, 2009
Um convite simpático... newsletter de ciência da informação.
O ano acabou com um convite bem simpático da Ana Luísa Marques e Filipa Ramalho editoras da Nci - Newsletter de Ciência da Informação. O resultado foi publicado ontem e pode ser lido aqui, numa newsletter mensal que é mais um projecto interessante no âmbito dos cursos de licenciatura e mestrado de ciência da informação. Parece-me um projecto ainda mais valioso porque os protagonistas são os alunos, tal como já tinha percebido na organização das jornadas do curso e também no próximo evento BOBCATSSS 2009, os alunos assumem um papel central em toda a preparação e realização destas actividades - um bom exemplo: a aprendizagem académica vai muito além das paredes das salas de aula.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, janeiro 08, 2009
22
comentários
Etiquetas: blog, ciência da informação, newsletter, rato de bibllioteca, web 2.0
sexta-feira, novembro 28, 2008
2º dia dedicado aos blogues nas bibliotecas - formação bad
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, novembro 28, 2008
3
comentários
Etiquetas: bad norte, biblioteca 2.0, blog, formação
terça-feira, novembro 25, 2008
blogues institucionais » um ponto de partida para a biblioteca 2.0 (formação bad norte-1º dia)
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, novembro 25, 2008
0
comentários
Etiquetas: bad norte, biblioteca 2.0, blog, blogosfera, formação, vídeo
domingo, novembro 23, 2008
um ponto de partida para a biblioteca 2.0
Concepção de blogues institucionais e colaborativos: um ponto de partida para a biblioteca 2.0
É o título da formação que decorre nos próximos dias 24 e 25 (2ª e 3ª feira) na delegação da BAD Norte no Porto, e que dá o mote para procurarmos enquadrar os blogs institucionais e colaborativos em contexto organizacional e na aplicação que podem ter nas bibliotecas e serviços de informação e documentação.
Do programa constam os seguintes tópicos:
1. Utilização de blogues em contexto organizacional
2. Blogue como meio de comunicação institucional
3. O blogue como ferramenta de comunicação das bibliotecas e serviços de informação e documentação
4. Aplicações dos blogues às bibliotecas e serviços de informação e documentação
5. Gestão de projectos web aplicada à concepção de blogues organizacionais
6. Blogues institucionais e colaborativos no domínio das bibliotecas e ciências da informação
7. Concepção, edição e gestão de blogues institucionais e colaborativos
8. Os blogues – mais que uma tecnologia, uma atitude: a construção de bibliotecas 2.0
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
domingo, novembro 23, 2008
1 comentários
Etiquetas: bad norte, blog, comunicação, formação
terça-feira, novembro 18, 2008
Ainda sobre o IV Encontro de Blogues
O encontro decorreu na passada sexta-feira mas vale a pena indicar (ou organizar) mais alguns ecos e um ou outro rescaldo do encontro. Já hoje Jose Luis Orihuela publicou no slideshare a apresentação feita no encontro - cultura bloguer. Mas do encontro ficam ainda...
No Indústrias culturais, Rogério Santos – um dos organizadores e o grande dinamizador, com apontamentos finais, fotos e vídeos do encontro.
Maria João Nogueira com um contributo muito bom olhando a blogosfera Portuguesa (achei uma prestação bem mais argumentativa que nas conversas da unicer em Abril passado – foi importante para o meu conhecimento da blogosfera), sendo que é possível ver o vídeo de parte da apresentação no vímeo de Rogério Santos
No Estado do Sítio da RTP, Ricardo Jorge tomé questionando “O final da blogosfera ou a expansão das blogosferas?”
No Culturascópio de Dora Santos Silva, que fez uma comunicação no encontro decidida e esclarecida
Mário Pires no retortaBlog com outros olhares sobre cultura de colaboração em rede (slideshare), e também fotográficos.
Lauro António, não sendo leitor do blog – passarei a ser!, apresentou uma comunicação com um olhar simultaneamente abrangente e terra-a-terra, e no espaço de debate muito interpelador e acutilante.
“Do Paulo Querido “Sobre o fim da blogosfera”, onde também constam os slides da comunicação que fez no encontro, interessante como exercicio de reflexãoe leitura da realidade, mas com a qual estou em desacordo.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, novembro 18, 2008
0
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, rescaldo
sábado, novembro 15, 2008
José Luis Orihuela no IV Encontro de Blogues
Via vimeo de Rogério Santos, do Industrias culturais, aqui está uma das coisas boas do último encontro de blogues. Vale a pena ouvir falar José Luis Orihuela, do eCuaderno, da mania de matar coisas a propósito da "morte dos blogues" na wired, afirmando "solo han cambiado porque han madurado". Falou também de 12 traços da cultura bloguer, mas não consta deste vídeo. Deixei um cheirinho no twitter.
José Luis Orihuela from Rogério Santos on Vimeo.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sábado, novembro 15, 2008
2
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera
sexta-feira, novembro 14, 2008
Estou no IV Encontro de Blogues na UCP em Lx
Tudo começou (ligeiramente atrasado - como começa a ser habitual quando venho do Porto a Lisboa - chego antes dos participantes que são da capital... coisas!?), começou - dizia eu, com uma excelente comunicação de José Luis Orihuela.
Mas o encontro prossegue...
acompanhe no twitter do rato de biblioteca »» http://twitter.com/pedroprincipe
imagem via http://industrias-culturais.blogspot.com
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, novembro 14, 2008
6
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, universidade católica portuguesa
quarta-feira, novembro 12, 2008
Web social da biblioteca do ISCA-UA
A par da web institucional da biblioteca do ISCA-UA, que engloba o seu portal na internet, o catálogo integrado no catálogo geral das bibliotecas UA, os serviços desta biblioteca procuram disponibilizar informação e contactar com os utilizadores de outras formas, construindo espaços na web social.
Nos últimos dois anos desenvolveram-se:
BLOG - intangível: blog da biblioteca do isca (Maio de 2007)
Divulga a actividade do serviço, difunde informação sobre os recursos bibliográficos disponibilizados e congrega notícias das áreas de saber e da realidade profissional dos cursos do isca-ua. Está integrado nos blogs do Centro Multimedia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro.
VÍDEO - BiblioISCA - canal no Youtube (desde Janeiro de 2008)
Canal de vídeos da biblioteca do ISCA-UA para aproximar a biblioteca dos seus públicos! Ferramenta de comunicação para divulgação de informação e apoio à formação de utilizadores.
MySpace - BiblioIsca - Espaço da biblioteca do isca-ua (desde Abril de 2007)
No windows live associado à sua conta no messenger e que funciona para já como ponto redundante de acesso a outros recursos da biblioteca na web e que futuramente se configurará numa página de atracção (com informação útil) para integração dos alunos no uso da biblioteca, particularmente destinado a alunos do 1º ciclo.
MESSENGER - http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/intangivel/?cat=137 (desde Abril de 2008)
Chat para contactar com os serviços da biblioteca, funcionando como serviço de referência e também de informações, esclarecimento e renovação de empréstimos.
RSS - dois serviços disponíveis para já com feed rss: a lista de últimas aquisições (desde Janeiro de 2007) da biblioteca e inevitavelmente as informações do blog (desde Maio de 2007).
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, novembro 12, 2008
0
comentários
Etiquetas: biblioteca 2.0, biblioteca do ensino superior, blog, comunicação, web 2.0, web social
É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues
É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues! Decorrerá na Universidade Católica Portuguesa dias 14 de 15, sendo que no 1º dia se realizam as conferências e debates e no 2º workshops. Destaque para a comunicação de José Luis Orihuela do blog eCuaderno, e para a organização em três painéis temáticos: 1º Painel – Blogues e segmentação da blogosfera, 2º Painel – Blogues culturais e educação, 3º Painel – Blogues, cultura e negócio.
Nem sempre dá para ir...
“Tal como a inteligência,
desenvolvem-se e crescem com o uso.
Os blogues são um espaço de reflexão compartilhada.”
(Kerckhove, 2004)
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, novembro 12, 2008
2
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera
quarta-feira, outubro 15, 2008
Blog Action Day 08
O dia foi cheio, muito cheio, mas ainda resta um tempinho para dizer que 15 de Outubro foi o Blog Action Day!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, outubro 15, 2008
23
comentários
Etiquetas: blog, BlogActionDay, blogosfera
terça-feira, junho 10, 2008
Publicação sobre blogs, redes sociais, web 2.0
Sobre blogs, redes sociais, web 2.0... aqui está um livro em acesso livre publicado sob a responsabilidade do secretariado geral da OCDE.
Chegou ao rato via "Information Literacy meets Library 2.0", e parece-me que vale a pena dar-lhe alguma atenção.
Vickery, G. and Wunsch-Vincent, S. (2007) Participative Web and User-Created Content: Web 2.0, Wikis and Social Networking. Paris: OECD. ISBN: 978926403746
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, junho 10, 2008
0
comentários
Etiquetas: blog, livros, redes sociais, web 2.0
sexta-feira, maio 23, 2008
Falando de blogs e da biblioteca 2.0 em Espanha
Hace un año, participamos en la Mesa redonda sobre Los blogs en la biblioteca 2.0 en las X Jornadas Españolas de Documentación FESABID.
E sobre esta temática vale a pena assinalar o 2º aniversário do SEDIC Blog - um blog organizacional muito bem conseguido na sua concepção e com um dinamismo colaborativo excelente.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, maio 23, 2008
1 comentários
Etiquetas: biblioteca 2.0, blog, blogosfera, espanha, fesabid, sedic
quarta-feira, maio 14, 2008
4 anos de rato de biblioteca
A 14 de Maio de 2004 resolvi arriscar!
Por essa altura já os blogues funcionavam para mim como um interessante meio para o debate de ideias, e começavam a tornar-se significativos enquanto fontes de informação profissional.
Assim, nasceu o rato de biblioteca! Não para se perder apenas nas estantes de uma qualquer biblioteca, mas sim para vaguear pelo mundo da informação nas bibliotecas, procurando caminhos profissionais e reflectindo sobre o presente e futuro das bibliotecas.Fica o texto com os apontamentos da participação do rato de biblioteca no painel Weblogues no domínio das ciências de informação” realizado no 9º Congresso da BAD (Março de 2007).
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, maio 14, 2008
8
comentários
Etiquetas: blog
quarta-feira, abril 30, 2008
Estudos sobre blogues, blogosfera e redes sociais
Vale a pena dar atenção a dois relatórios apresentados durante este mês de Abril relativos à realidade em Portugal e no Reino Unido.
O primeiro é o flash report “blogues e blogosfera”, do OberCom - Observatório da Comunicação, que “faz uma caracterização dos Bloguers portugueses e da sua actividade de blogging, nas vertentes de consumidores e produtores de conteúdos da blogosfera, e as suas percepções acerca da credibilidade desses mesmos conteúdos comparativamente com os difundidos pelos mass media”.
De entre alguns pontos que merecem atenção destaco os seguintes:
1. É interessante registar que 23.6% dos internautas navega em blogues, e que 21.9% afirma interagir com blogues (comentários, emails). Este número é revelador da essência da blogosfera – espaço de partilha de ideias e informações, interacção entre pessoas, já que praticamente todos os que já visitaram blogues interagiram de algum modo neles.
2. No ponto 3 do relatório – produção de blogues, é de salientar as similitudes existentes entre os dados apresentados e os da análise da blogosfera BAD&LIS em Portugal (que tive oportunidade de estudar entre Março e Maio do ano passado - ver apresentação), nomeadamente sobre a frequência com que actualiza ou sobre os temas.
3. Retive também um dado que contribui para acabar com alguns mitos criados em torno dos blogues e que é relativo às suas temáticas. O relatório refere que “contrariamente à maior visibilidade e publicidade conferida aos blogues sobre política e actualidade noticiosa que são divulgados nos próprios media tradicionais, estes tipos de blogues apenas representam 4.3% e 10.6%, respectivamente.” Devo acrescentar que os maioritários são de entretenimento e que as áreas “cultura e comunicação” e “assuntos profissionais”, onde podem ser integrados os BAD&LIS representam 4,3% cada uma.
Do muito que vale a pena destacar deste documento, chamo a atenção para dois dados, mas realço a estrutura do documento que, aos necessários gráficos e consequentes análises, associam citações dos entrevistados:
1. O relatório mostra que a utilização das redes sociais diminui com a idade; que 49% das crianças e adolescentes (8 a 17 anos) que utilizam a internet apresentam o seu perfil numa rede social, o que acontece com pouco menos de metade (22%) dos utilizadores jovens/adultos (+ 16 anos).
2. Fica um exemplo interessante sobre a perspectiva dos mais novos sobre este fenómeno das redes sociais... na primeira pessoa: “Everyone is talking about Facebook at college, that is just what we call it, I hadn’t heard of the term social networking sites until you mentioned them – Girl 14, urban/suburban”.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, abril 30, 2008
3
comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, estudos, redes sociais, web 2.0
sexta-feira, abril 11, 2008
A blogosfera dá uma boa conversa
Para o rato de biblioteca foi uma excelente oportunidade para perceber como se vão pensando e fazendo os blogs em contexto de comunicação institucional... e para ouvir uma excelente comunicação de Bruno Giussani - que reforçou a ideia que "Blogging is not a technology: it's an atitude".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, abril 11, 2008
1 comentários
Etiquetas: blog, blogosfera, corporate blog


