Mostrar mensagens com a etiqueta eahil. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta eahil. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, junho 23, 2010

Empowerment Web 2.0 for Librarians (and users)

Apresentação feita por Guss van der Brekel da Biblioteca da University Medical Center Groningen na 12ª EAHIL numa sessão que funcionou como motivação e sensibilização dos profissionais para a utilização de ferramentas de web social nos seus contextos de trabalho.

quinta-feira, junho 17, 2010

Um grande evento em Portugal - 12ª EAHIL (European Conference of Medical and Health Libraries)

Está a decorrer esta semana em Portugal um evento de grande qualidade e dimensão internacional – 12ª EAHIL (European Conference of Medical and Health Libraries). A realização em Portugal de uma conferência com esta dimensão proporciona a participação mais facilitada a profissionais, investigadores e estudantes portugueses, e o consequente envolvimento de profissionais portugueses na sua organização confere-lhes um nível de preparação de que todos poderemos beneficiar no futuro.
Tive oportunidade de participar enquanto formador de um dos cursos de abertura oferecidos segunda e terça-feira – emerging technologies and tools, e confesso que o fiz com muito gosto e que notei um excelente nível de organização, onde parece tudo funcionar bem e nada faltar aos participantes.
O programa do evento dedica-se a temáticas de grande pertinência, onde se nota a resposta clara a necessidades concretas dos profissionais das bibliotecas e serviços de informação e documentação do universo da saúde e medicina, mas também o enfoque em temas de grande actualidade e marcantes para procurar os caminhos a trilhar no futuro dos profissionais e dos serviços de informação e das bibliotecas. As áreas temáticas da publicação científica e acesso livre, tecnologias emergentes e ferramentas de nova geração, e literacia de informação – mais do meu interesse, apresentam uma variedade significativa de abordagens, reflexões, experiências e boas práticas para dar a conhecer.
Amanhã conto estar presente no último dia do programa científico, para recuperar de muitas comunicações que tinha interesse e de muitas conversas com profissionais que muito têm para ensinar e partilhar.