Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca 2.0. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca 2.0. Mostrar todas as mensagens

sábado, janeiro 22, 2011

Tecnologias emergentes e ferramentas de web social nas bibliotecas: oportunidades na criação de conteúdos, serviços e estratégias de acção

Participação no evento organizado pela BAD Sul - "Bibliotecas e Arquivos em Conferência" realizado na Universidade do Algarve no dia 21 de Janeiro.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Uma questão de atitude... novas oportunidades e recursos por explorar nas bibliotecas

Pontos de partida para a acção das bibliotecas face às oportunidades que se colocam actualmente...
»» Assumir uma atitude institucional de pioneirismo tecnológico focado na funcionalidade e não na tecnologia.
»» Postura de early adopter (assumir-se institucionalmente “early adopter”) com um duplo papel:
- incorporador das tecnologias nos seus sistemas e serviços,
- formador dos seus públicos na utilização dos novos recursos tecnológicos.
»» Utilizar a inteligência colectiva para desenhar novos serviços aos utilizadores:
- introduzindo no “processo” o público.
- procurando compreender como acedem, consomem e produzem informação.

Foram estes alguns pontos de partida que procurei transmitir na comunicação sobre "Conteúdos para dispositivos móveis: uma oportunidade para as bibliotecas" que tive oportunidade de fazer nas VI Conferências do Cenáculo na Biblioteca Pública de Braga em Novembro passado.

Estou certo que, por exemplo neste domínio, o mobile permite às bibliotecas virtualizar o espaço físico, aumentando a sua realidade, amplificar a sua acção, tornando acessíveis os seus serviços, recursos e conteúdos onde e quando são necessários para um número cada vez maior de utilizadores, captando novos públicos.

quinta-feira, novembro 25, 2010

Um evento que "valeu bem a pena" - VI Conferências do Cenáculo

Fez precisamente hoje uma semana que se realizaram na Biblioteca Pública de Évora as VI Conferências do Cenáculo, e com um tema que é bem do agrado do rato de biblioteca - A Biblioteca 2.0 - oportunidades e desafios para as bibliotecas do século XXI. Conferências de excelente qualidade, bom nível de interacção e elevada participação marcaram este evento, mas a muita motivação transmitida por todos os oradores e organizadores é realmente um facto de realçar. Precisamos de afirmar bem alto que vale a pena ser profissional de informação e documentação nas bibliotecas deste país e do mundo. Que estes são serviços fundamentais ao desenvolvimento social, cultural e científico, e só com profissionais habilitados e preparados, mas acima de tudo que "transpirem" gosto pela profissão e motivação pela acção, se conseguem afirmar as bibliotecas como serviços que acrescentam valor à sociedade.
Mas vi mais neste evento. Uma sala de leitura com muita história para contar, uma dinâmica muito interessante da equipa da Biblioteca Pública de Évora (parabéns a todos), bons estudos apresentados na conferência, e o prenúncio de muitas boas práticas no domínio da incorporação de medias participativos nas bibliotecas, enfim, da biblioteca 2.0.
Paulo leitão fez um resumo final bem breve mas marcante:

Conclusões em formato breve:

1. As bibliotecas precisam de uma estratégia.

2. Os profissionais precisam de uma nova forma de olhar. Assumir a mudança, a partilha, a experimentação e a inovação.

3. O utilizador tem direito a:

a) Produzir conteúdos de acordo com os seus interesses;

b) Partilhá-los onde quiser;

c) Ter apoio da biblioteca para produzir;

d) Espantar-se com as iniciativas da biblioteca para si;

e) Orgulhar-se com o resultado da sua produção partilhada por outros.

quarta-feira, junho 23, 2010

Empowerment Web 2.0 for Librarians (and users)

Apresentação feita por Guss van der Brekel da Biblioteca da University Medical Center Groningen na 12ª EAHIL numa sessão que funcionou como motivação e sensibilização dos profissionais para a utilização de ferramentas de web social nos seus contextos de trabalho.

segunda-feira, maio 31, 2010

Mais do que uma formação... a biblioteca 2.0 acontece!

Estive nos dias 27 e 28 deste mês de Maio no Instituto Politécnico de Leiria, enquanto formador na acção de formação da BAD Centro (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas - Delegação da Região Centro) sobre Biblioteca 2.0. Esta formação não foi proposta minha, tendo aparecido apenas em substituição (em cima da hora) para assegurar a realização, mas devo confessar que aceitei com gosto, e foi igualmente com grande prazer que estive os dois dias em Leiria com pessoas interessadas e interessantes, com vontade de participar e acolher novos conhecimentos.
Da formação fica um blog com alguns dos conteúdos e actividades realizadas, e ficam ainda algumas ideias que reforçam reflexões que tenho feito e ouvido nos últimos tempos:
1ª) a introdução de ferramentas de web social nos serviços das bibliotecas tem muito de atitude e forma de estar das pessoas que fazem acontecer a biblioteca nas instituições;
2ª) devemos sempre reforçar a ideia da importância da funcionalidade sobre a tecnologia no que diz respeito à introdução destas ferramentas no domínio dos serviços ao utilizador, mas este reforço não deve implicar a subvalorização da necessidade dos profissionais se prepararem com a formação adequada para lidarem com estes novos serviços web e sistemas de gestão de informação;
3ª) por último, a convicção de que existem muitos e bons profissionais nas bibliotecas e serviços de informação e documentação com capacidade para responder adequadamente aos desafios que se colocam, e como se concluiu no ponto 8 do texto de conclusões e recomendações do 10º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas que decorreu em Guimarães, de 7 a 9 de Abril de 2010 - “O reforço dos sinais positivos implica que os profissionais e as instituições interiorizem uma cultura de mudança, que incorporem meios, tecnologias, serviços Web emergentes e ferramentas de Web social, e que se estabeleçam políticas e incentivos que premeiem a inovação e as boas práticas.”

quinta-feira, abril 08, 2010

Painel no 10º Congresso BAD – Bibliotecas e WEB 2.0 (info úteis)

A informação de apresentação do painel pode ser encontrada em http://www.congressobad.net/blog/?p=515.

No twitter (usem tag também nos blogues) sigam e usem a hashtag #10BADweb20.

Acompanhem a transmissão (possível) no livestream em http://www.livestream.com/congressobad.

Os participantes no painel estão apresentados em http://www.slideboom.com/presentations/153971/Membros-do-painel-%E2%80%93-Bibliotecas-e-WEB-2.0%3A-as-boas-pr%C3%A1ticas-e-os-desafios

Twitters relatores: @janjos e @lbgouveia, e os bloggers comentadores em http://bibliotecarioanarquista.blogspot.com e http://a-informacao.blogspot.com

terça-feira, março 23, 2010

Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios

Para o próximo congresso BAD propus a realização de um painel dedicado à temática Bibliotecas e Web 2.0. A necessidade de juntar profissionais para um debate que, realçando as boas práticas, perspective os desafios para serviços e profissionais das bibliotecas e ciência da informação, parece-me adequado ao contexto do próximo congresso.
Para mim, os congressos, para além de serem espaço e momento privilegiado de partilha de saberes, de procura de novas ideias e projectos e de funcionarem como tónico para um maior dinamismo pessoal dos profissionais, significam um marco no tempo, porque as temáticas dos congressos são antes de mais o reflexo das preocupações e desafios do nosso sector profissional.

O painel realiza-se no dia 8 de Março, Quinta-feira, às 11h00 na Sala S1 - Palácio Vila Flor - CCVF, e contará com a presença de Carlos Pinheiro, Eloy Rodrigues, Luísa Alvim, Miguel Correia, e de todos os que quiserem construir uma debate vivo e participado (dentro e fora do congresso!!!)

Brevemente encontrarão novidades no blog do congresso e não só...

sexta-feira, janeiro 22, 2010

"Blogosfera, Twitter & Co"

Vídeo com o contributo do rato de biblioteca para a conversa sobre blogues na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, disponibilizado pelo Laboratório de e.Learning - Eventos - 1ª Grande Conversa 2010 - "Blogosfera, Twitter & Co".

> ver apresentação no slideshare e post anterior «Rato participa em "Conversa sobre Blogues, twitters e companhia"” no dia 13 de Janeiro na Biblioteca da FCT/UNL»

quarta-feira, agosto 12, 2009

apenas uma conversa... ficou o podcast

Foi um convite feito antes do meu primeiro período de férias ainda em Junho, mas que ficou adiado para Agosto... Um convite simpático, de alguém que não conhecia e que desenvolve um trabalho muito interessante com o blog e podcasts do "Porto Em Conversa".
A conversa, agora disponibilizada em podcast, foi gravada na tarde (quente) do último domingo, bem perto do Douro - no clube literário do Porto, e andou à volta das bibliotecas e da web 2.0.

Ver o post no blog "O Porto em Conversa", onde Vitor Silva apresenta o programa da conversa, e ouvir o podcast em http://blog.osmeusapontamentos.com/mp3/porto_em_conversa_pedro_principe.mp3.

Do blog O Porto em Conversa:

O podcast de Agosto foi com Pedro Principe do blog Rato de Biblioteca e falamos sobre as bibliotecas na época da tecnologia e web2.0. Mesmo a propósito com o tema gravamos no Clube Literário do Porto.

A determinada altura a propósito da necessidade de comunicação que estas instituições têm Pedro Principe referiu “todas elas [bibliotecas] quando fazem o seu site colocam no seu site uma opção de menu que é apresentação-missão, (…), mas é preciso é contar a vida dessas bibliotecas, como é que essa missão se está a realizar” e realmente parece-me que cada vez mais é necessário comunicar o processo em vez de / para além de comunicar os fins a atingir

Foi de facto uma conversa que andou à volta do mundo das bibliotecas mas com observações a propósito do tema das tecnologias que me parecem aplicáveis a muitas outras organizações públicas (e privadas).

quarta-feira, julho 15, 2009

Bibliotecas para a Vida

Dos eventos do mundo das bibliotecas e ciência da informação, calendarizados para este segundo semestre do ano, vale a pena destacar a 2ª Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida (já o disse aqui – um grande título, carregado de significado!). O programa parece-me muito bom, congregando comunicações “de fundo”, ao jeito de orações de sapiência, de especialistas de outros países, com testemunhos de projectos e actividades nacionais, e ainda workshops que dão um dimensão de aprendizagem prática que faz cada vez mais sentido em eventos profissionais deste tipo. A promoção da leitura, as bibliotecas itinerantes e a biblioteca 2.0 são temáticas que se cruzam nesta conferência e que são contextualizadas de modo muito preciso no texto que acompanha o programa do evento.

«(...) As bibliotecas vêem-se assim, em Portugal, confrontadas com um duplo desafio:
Por um lado apoiam o desenvolvimento de competências básicas de leitura, procuram tornar o livro acessível a todos (...). Num outro sentido, não necessariamente antagónico, parceiro mesmo segundo alguns, as tecnologias impõem-se, e longe vai o tempo em que se discutia o papel da TIC na organização das bibliotecas. Os desafios que são colocados pela “Biblioteca 2.0” e pelo desenvolvimento das redes sociais, exigem aos profissionais novas e profundas alterações de competências e comportamentos. (...)»


Para quem, como eu, anda pelo mundo das bibliotecas do ensino superior, mas é um verdadeiro apaixonado pela constelação de contributos que as bibliotecas podem dar para a vida das pessoas e das comunidades, esta conferência configura-se como uma excelente oportunidade – tipo bomba de gasolina, para alimentar esta paixão, conhecendo mais e melhor as bibliotecas e fugir à rotina.

segunda-feira, julho 06, 2009

EdubitsUA 09 - A Biblioteca 2.0 na troca de ideias, reflexões e desafios no contexto do ensino superior

O rato de biblioteca interrompeu as suas deliciosas férias para se deslocar de sul a norte e participar no Edubits na UA!

Um evento, ao jeito de educamp, que "tendo como objectivo principal a promoção de boas práticas e a divulgação de projectos Technology Enhanced Learning em curso na Universidade de Aveiro, o EdubitsUA 09 surge com um momento único na troca de ideias, reflexões e desafios pela e na comunidade científica e académica". (ver http://labs.sapo.pt/ua/edubits/)

A minha participação tinha obrigatoriamente que ocorrer porque ela resulta do reconhecimento no seio da Universidade de Aveiro da acção das bibliotecas da UA no domínio dos serviços web 2.0. As experiências iniciadas no micro mundo da biblioteca do ISCA e capitalizada para o todo o universo das bibliotecas da Universidade de Aveiro assume já um relevo significativo e daí o convite para participar com um evento que designamos "A biblioteca em forma: construir recursos e serviços em comunidade".

Share photos on twitter with Twitpic

segunda-feira, março 02, 2009

Seminário - Biblioteca 2.0: a experiência do programa KOHA

No ano passado, a 12 de Fevereiro, rumei a Lisboa para participar num breve seminário, organizado pela Secção de Tecnologias da Informação da BAD, dedicado ao software livre e profissionais de informação. Quase um ano depois, sou informado que vão promover um outro - "Biblioteca 2.0: a experiência do programa KOHA", a realizar dia 30 de Março na Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa. Fiquei satisfeito! No evento do ano passado, e numa breve intervenção que fiz, questionei o Pedro Maia e o Ricardo Marques (que apresentaram a experiência do Instituto de Informática com o Koha) precisamente sobre as potencialidades emergentes do software integrado de gestão de bibliotecas – Koha no domínio da web social e participativa. Hoje, ao receber o mail que divulgou este seminário, percebi que a BAD está atenta, e que é cada vez mais importante a partilha das experiências, tidas como boas práticas, junto da comunidade profissional.

Data: 30 de Março de 2009
Horário: 14h 00m – 17h 30m
Local: Faculdade de Letras – UL, Auditório 3 – Alameda da Universidade, Lisboa
Inscrições: http://www.apbad.pt/Formacao/Continua/formacao_inscric.htm
Preço: Gratuito

PROGRAMA
14h00 – Recepção aos participantes
14h15 – A biblioteca 2.0 e o KOHA (Luís Vidigal – Instituto de Informática)
14h30 – Podemos confiar no software livre? (Fernando Fernandez – Associação de Empresas de Software Livre (ESOP))
15h00 – Gestão integrada de bibliotecas com o KOHA (Rafael António – Consultor)
15h45 – A experiência das bibliotecas francesas (Nicolas Morin – BibLibre)
16h45 – Debate
17h30 – Fim da sessão

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Em maré de entrevistas sobre web e bibloteca 2.0

Tinha já referido aqui a simpática entrevista que me fizeram para a newsletter de Ciências da Informação do respectivo curso da Universidade do Porto. A conversa aí foi do rato de biblioteca para a web 2.0 e continuou este mês com o Júlio Anjos.
Ainda sobre a biblioteca 2.0 podemos ler uma entrevista a Catuxa Seoane no blog da biblioteca da Universidade de Vigo.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Utilização de ferramentas Web 2.0 em bibliotecas e serviços de informação e documentação

Uma proposta de formação e-elearning integrada no programa da BAD.

»» De 2 Fevereiro a 27 Março 2009.

Curso que pretende dar a conhecer e explorar as ferramentas da web 2.0 para utilização em contexto profissional e institucional, e aplicar às bibliotecas e serviços de informação e documentação.

Formação e-learning em: redes sociais, blogs, bookmarking social, agregadores e RSS feeds, wikis, mashups, podcasting e publicação de conteúdos vídeo/tv e fotos.

O curso finaliza com um módulo de formação presencial na BAD Norte (Porto) - "Baralhar e dar de novo – a biblioteca 2.0".

»» Formação contínua da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

quarta-feira, novembro 19, 2008

Bibliotecas + transparentes!

Michael Casey & Michael Stephens continuam a sua saga pela biblioteca transparente!
Já aqui falei de "Bibliotecas + transparentes e + próximas!" a propósito do projecto The Transparent Library.
Eles voltam à carga com um apontamento excelente, porque simples, directo e desempoeirado, no Library Journal - "The Transparent Library: Six Signposts on the Way".
E os 6 tópicos são:
«Give everyone an avenue to talk» - criar avenidas de comunicação com os stakeholders das bibliotecas, que funcionem como pontos de escuta on-line! Muito a partir da web social, aproximando a biblioteca dos seus públicos e implicando-os.
«Play nice and be constructive» - fazer ouvir a voz das bibliotecas de modo construtivo, positivo, sem choramingas do tipo "eles (administração, vereação, conselho directivo, executivo, direcção, etc., etc... não entendem a importância da biblioteca, não nos dão orçamento... Ideias bem apresentadas, fundamentadas, que provem ser boas ideias, mais tarde ou mais cedo vingam!
«Grow and develop your support community» - tornar os ausentes da biblioteca em participantes! Encontrar modos de escutar a voz dos não-utilizadores e mostrar que eles também contam.
«Be willing to accept anonymity» - não é fácil dar atenção à opinião que vem do anónimo, mas por exemplo em contexto organizacional, não é de rejeitar a ideia de ouvir o staff, os colaboradores e operadores experimentando o anonimato, podem passar a ouvir-se os que normalmente não falam.
«Tell the truth» - pois é! Mentira, mentira - muito se mente neste país e nas organizações. Têm medo de quê!? Da incompetência pois claro. Mas a verdade liberta e torna-nos melhores - pessoas e profissionais, e leva a melhor serviço. Ser transparente, genuíno e verdadeiro transmite confiança no serviço que se presta.
«Focus on user-driven policy, not driving users away» - a velha história das necessidades dos utilizadores. De saber ouvir as verdadeiras necessidades dos utilizadores, e não nortear a nossa acção por aquilo que pensamos (só pensamos: sem escutar, estudar, analisar a realidade) serem as necessidades dos outros.

A transparência obriga a trabalhar mais!

Gostei destas 6 sugestões! Comentei, aguardo também comentários!

quarta-feira, novembro 12, 2008

Web social da biblioteca do ISCA-UA

A par da web institucional da biblioteca do ISCA-UA, que engloba o seu portal na internet, o catálogo integrado no catálogo geral das bibliotecas UA, os serviços desta biblioteca procuram disponibilizar informação e contactar com os utilizadores de outras formas, construindo espaços na web social.
Nos últimos dois anos desenvolveram-se:
BLOG - intangível: blog da biblioteca do isca (Maio de 2007)
Divulga a actividade do serviço, difunde informação sobre os recursos bibliográficos disponibilizados e congrega notícias das áreas de saber e da realidade profissional dos cursos do isca-ua. Está integrado nos blogs do Centro Multimedia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro.
VÍDEO -
BiblioISCA - canal no Youtube (desde Janeiro de 2008)
Canal de vídeos da biblioteca do ISCA-UA para aproximar a biblioteca dos seus públicos! Ferramenta de comunicação para divulgação de informação e apoio à formação de utilizadores.
MySpace - BiblioIsca - Espaço da biblioteca do isca-ua (desde Abril de 2007)
No windows live associado à sua conta no messenger e que funciona para já como ponto redundante de acesso a outros recursos da biblioteca na web e que futuramente se configurará numa página de atracção (com informação útil) para integração dos alunos no uso da biblioteca, particularmente destinado a alunos do 1º ciclo.
MESSENGER - http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/intangivel/?cat=137 (desde Abril de 2008)
Chat para contactar com os serviços da biblioteca, funcionando como serviço de referência e também de informações, esclarecimento e renovação de empréstimos.
RSS - dois serviços disponíveis para já com feed rss: a lista de últimas aquisições (desde Janeiro de 2007) da biblioteca e inevitavelmente as informações do blog (desde Maio de 2007).

sexta-feira, outubro 17, 2008

Bibliotecas + transparentes + próximas!

Michael Stephens dá o mote no Tame The Web sobre The Transparent Library.
É bom ver esta expressão a marcar presença na comunicação web... a web social - a 2.0, traz consigo mais do que tecnologia, traz forma de estar e estilo de vida - aberto, genuíno, transparente - quem não está assim na web social profissional e institucional acaba por morrer.
O uso de ferramentas da web 2.0 no domínio das bibliotecas obriga a um estilo profissional e de direcção mais flexível, mais elástico, mais transparente... e não tenho dúvidas - obriga a trabalhar mais.
Numa apresentação da biblioteca no ano lectivo passado aos alunos de mestrado falei da importância da biblioteca ser transparente, e não tive vergonha.
Meios como: um amplo e completo sitio na web, um ou mais blogues, uma rede social, serviços chat de referência, um opac aberto com funcionalidades de gestão pessoal, entre outros, dão mais transparência à vida da biblioteca, conferem-lhe genuinidade e tornam os utilizadores mais próximos.