Mostrar mensagens com a etiqueta acessibilidade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta acessibilidade. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, junho 06, 2006

Bibliotecas na rota da inclusão!

No Blog "a informação" alertaram e muito bem para os 40 projectos aprovados no âmbito do Programa Nacional para a Participação dos Cidadãos com Necessidades Especiais na Sociedade da Informação.
Numa análise atenta à descrição dos projectos, focando na área das bibliotecas, é interessante verificar que alguns se operacionalizam nas bibliotecas ou com recurso às bibliotecas.
Na nova Biblioteca do
Município de Albufeira, "considera-se imprescindível a colocação de um posto (computador) adaptado para utentes com deficiências visuais (...) e que será uma mais-valia para os munícipes de Albufeira, quer com deficiência visual, quer a pessoas idosas em que a idade não permite o acesso directo à informação".
A Associação dos Deficientes das Forças Armadas, com o seu projecto
Cyber-esquina, quer "possibilitar o acesso on-line à biblioteca da ADFA a qual contém entre outras, obras em suporte áudio para as pessoas cegas.
O
Tico Park - estação multimédia lúdico-educativa, desenhada para crianças dos 3 aos 6 anos - é um parque de iniciação às TIC, pensado para estar disponível em locais públicos tão variados como: hospitais, centros de saúde, escolas, ATL's, bibliotecas...
Já a Biblioteca Municipal de Gaia, apresentou um projecto de
Leitura Digital que pretende dinamizar o Serviço de Leitura Especial da Biblioteca. A áreas de acção serão: "a produção de livros digitais", e "a gravação áudio digital da Revista Sonora Comunicar, editada trimestralmente pelo serviço".
Com o projecto de Odivelas,
Net para todos, o município pretende tornar os postos informáticos, nomeadamente o da Biblioteca Municipal D.Dinis (sala multimédia), acessíveis à população deficiente visual e motora, por forma a servirem todos os munícipes, sem excepção.
Na "
Rota da Inclusão" está a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos que "pretende dotar o novo espaço da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos de determinados equipamentos que possibilitem o acesso à informação/participação, por parte das pessoas com baixa visão e cegueira, não só do Concelho de Salvaterra de Magos, como de Concelhos limítrofes".
É fundamental, do ponto de vista da democraticidade no acesso à informação e ao conhecimento, ver bibliotecas empenhadas dinamizando acções para cidadãos com necessidades especiais.

terça-feira, novembro 22, 2005

Acessibilidade e usabilidade em debate...

Mas em Espanha, no Encuentro internacional de Accesibilidad, Usabilidad y Estándares Web...
Encontro organizado com o objectivo de juntar
peritos da área para debater sobre a necessidade de desenvolver páginas web acessíveis e com facilidade no uso, vai decorrer nos próximos dias 22, 23 e 24 no Centro Municipal Gijón-Sur, Gijón, Asturias. Se o objectivo era juntar peritos na área, eles realmente vão passar por lá, pelo menos o Guru da usabilidade (Jakob Nielsen) estará presente. Vamos estar atentos na página do encontro - para os ecos das reflexões, e no blog Deakialli documental - que promete trazer para o blog, directamente das Astúrias, as informações relevantes.

domingo, novembro 20, 2005

Bibliotecas para a vida... e acessibilidades!

O Rato de Biblioteca, mesmo com atraso significativo, não pode deixar de referir a realização de dois eventos interessantes, “mas que no devido momento lhe passaram ao lado”... desatenção do Rato de Biblioteca ou escassa divulgação das instituições envolvidas!
Decorrente das comemorações do bicentenário da Biblioteca Pública de Évora, ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de Outubro a Conferência Internacional Bibliotecas para a vida “Literacia, conhecimento, cidadania”, e que debateu temas como: os fundos patrimoniais nas bibliotecas públicas, o contributo das bibliotecas para a promoção da leitura e aprendizagem ao longo da vida, as TIC nas bibliotecas públicas, entre outros.
No âmbito do projecto CALIMERA, realizou-se na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, já nos dias 18 e 19 de Fevereiro, o Fórum sobre Acessibilidades na Internet. Este encontro foi promovido e organizado pela Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Bibliotecas e Arquivos (coordenador do CALIMERA), em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira – Biblioteca Municipal. Acessibilidade... tema essencial na comunicação multimédia e tantas vezes descurado foi central nas reflexões das sessões plenárias sobre a acessibilidade dos conteúdos da Web e as bibliotecas e arquivos, e outras duas sessões - que devem ter sido de grande interesse: uma sessão de testes de acessibilidade/usabilidade com utilizadores de leitores de ecrã orientados pela Faculdade de Motricidade Humana; e uma outra sessão funcionando como acção de Sensibilização e Formação na área da acessibilidade dos conteúdos Web.