Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca pública. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca pública. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, janeiro 26, 2010

O Bibliomóvel de Proença-a-Nova em destaque mais uma vez

O Rato de Biblioteca tem destacado várias vezes o Bibliomóvel de Proença-a-Nova. O Nuno Marçal, no seu Papalagui, tem mostrado muito do trabalho que desenvolve e isso dá visibilidade a um projecto especial! Hoje fica aqui este registo vídeo que não é mais que um merecido destaque a quem acredita no que faz, que tem vontade de partilhar o seu trabalho e que vai ao encontro das pessoas!

quinta-feira, junho 04, 2009

Em jeito de adenda de actualização do Manifesto de 1994 (...) "a comby library”.

Publicado no portal da IFLA no passado dia 2 "10 ways to make a public library work/Update your libraries" é um documento em jeito de adenda de actualização do Manifesto de 1994 das Bibliotecas Públicas.
Gostei das dez ideias que propõem para os serviços das bibliotecas e acima de tudo do espírito aberto da secção de bibliotecas públicas da IFLA - "We have to be “brave” and propose new ideas to improve our libraries services".

The IFLA Public Library Section has now produced some additional recommendations to supplement the Public Library Manifesto so that public libraries can place their services in the 21st century using modern technologies which have become available since 1994.

terça-feira, março 31, 2009

"Bibliotecas para a Vida" é um excelente título para uma conferência

A Biblioteca Pública de Évora promove de 18 a 21 de Novembro deste ano a 2ª Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida com o tema "Bibliotecas e Leitura".


Objectivos:
Discutir o valor e o impacto das bibliotecas (públicas, escolares, universitárias, e outras) na promoção da leitura.
Analisar os desafios que se colocam às bibliotecas portuguesas no contexto da planificação da actividade da leitura de lazer e da sua promoção.
Discutir e propor mais e melhores modelos de acções e iniciativas que façam da futura Biblioteca Pública de Évora um melhor agente de promoção dos hábitos de leitura.

1ª nota: O rato de biblioteca recebeu via e-mail informação sobre a conferência, mas a primeira vez que soube da realização deste evento foi pelo Facebook da Biblioteca Pública de Évora, que faz um uso bastante bem conseguído desta rede social, - considero aliás que o "jogo" que faz do «pessoal vs institucional» é a dose certa 2.0 para uma biblioteca pública - parabéns!
2ª nota: Sei que começamos a ter uma massa crítica bem interessante nestes domínios, mas não seria de evitar sobreposição de datas entre eventos com públicos (ou parte deles) similares - ver data do IV Encontro Ibérico EDIBCIC.

terça-feira, setembro 23, 2008

Redes sociais e bibliotecas

Interessante esta apresentação de Natalia Arroyo sobre a utilização das redes sociais pelos serviços de bibliotecas públicas.
São referidos alguns motivos, com os quais estou de acordo, para a sua utilização: maior aproximação a públicos jovens e adolescentes, maior visibilidade na web, estabelecer e manter mais contactos, entre outros.

quarta-feira, junho 11, 2008

A Promoção da Leitura para os Públicos Jovens e o Papel da Biblioteca Pública

O blog Oeiras a Ler anunciou hoje a disponibilização de parte das comunicações do III Encontro Oeiras a Ler. Destaco aqui as conclusões e recomendações finais...

quarta-feira, maio 07, 2008

Maio em Lisboa: mês da profissão de informação-documentação

"Pretende-se reflectir sobre o contributo da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa para a história das bibliotecas portuguesas, dar a conhecer a evolução da profissão na CML, chamar a atenção dos actores envolvidos na leitura pública para o papel social e cultural das bibliotecas municipais e dos seus profissionais, e reflectir sobre o futuro da profissão."


Para a realização destes objectivos o programa apresenta interessantes conferências e motivadoras exposições. O 1º evento ocorreu na passada 2ª feira - “Desafios ao exercício da profissão: uma reflexão sociológica” por Vera Borges (pergunto se há algures na web ecos desta conferência).


Observo que as BLX têm promovido nos últimos anos acções de bastante qualidade, quer eventos profissionais, quer conteúdos na web (realço neste particular a qualidade da sua página web institucional e o trabalho da hemeroteca digital).


Este mês dedicado à promoção da profissão e das bibliotecas parece-me ser mais um excelente exemplo, tal qual um outro evento, que me escapou, no início do ano - "Bibliotecas Públicas e Formação de Utilizadores"; apenas o descobri mais tarde, mas que já dei muita atenção aos conteúdos plasmados nas apresentações divulgadas no site do seminário (destaco o painel "Aprender com a experiência").


+ sobre as BLX aqui no rato


quarta-feira, janeiro 03, 2007

Já em 2007... ainda as bibliotecas no séc. 21

Leituras para começar 2007... considerar a biblioteca como uma organização de serviços e os utilizadores e pessoas como os protagonistas e grandes beneficiários das mudanças que ocorrem actualmente nas bibliotecas. Este é o ponto de partida do livro de Roser Lozano Díaz, La biblioteca pública del siglo XXI: atendiendo clientes, movilizando personas (ISBN 84-9704-251-4), que integra as actuais novidades das edições Trea.
«La obra pretende ofrecer directrices y reflexiones para facilitar el posicionamiento de la biblioteca pública en su comunidad como un servicio de primera linea y gestionar el cambio en su organización interna con éxito. Para ello, parte de tres supuestos... 1) el personal (sus conocimientos, habilidades, experiencia) es el recurso más importante de toda organización. Se ha de saber organizar, movilizar e implicar en el proyecto de la biblioteca; 2) al ciudadano se le ha de considerar como cliente y por tanto se le atenderá en función de sus necesidades y expectativas, trabajando con la filosofía de la calidad; 3) la comunicación y la cooperación son dos habilidades básicas a desarrollar para poder interaccionar correctamente, crear vínculos y redes, desarrollar sinergias y aumentar la visibilidad de la biblioteca en la comunidad.»
Uma novidade que me despertou interesse, apesar de muito se ter já escrito sobre olhar o utilizador da biblioteca pública como um cliente, porque preciso de ler e reler coisas destas para que alguém me convença que o atendimento a um cliente de uma empresa é mais próximo e atento que o atendimento de um funcionário, com uma função pública, a um utilizador de um serviço público.

sexta-feira, julho 01, 2005

As bibliotecas respondem!!

"Tengo que preparar un tema que lleva por título: 'La lectura en nuestra sociedad. El poder y el placer de leer'. Necesito bibliografía, referencias a artículos... La verdad es que no tengo ni idea de cómo enfocarlo. "... este, é um dos exemplos de perguntas que podem ser respondidas em "Pregunte, Las bibliotecas responden". Alguém alertou o Rato de Biblioteca para a existência do http://www.pregunte.org/ - ele visitou e achou bastante interessante este serviço de bibliotecas públicas da nossa visinha Espanha.
«"Las bibliotecas responden" funciona 24 horas, 365 días al año, y se compromete a contestar en un plazo máximo de tres días. Las preguntas pueden tratar sobre cualquier tema puntual y concreto. Está abierto a todos los ciudadanos españoles.»

quinta-feira, junho 30, 2005

Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas

Estamos quase em rede nas bibliotecas públicas... a rede foi apresentada em Valença, o projecto foi divulgado, esta semana foi notícia no jornal O Público! A Rede está aí, apresentando-se como um "um projecto estruturante da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, prevendo-se que, até final de 2006, 150 bibliotecas estejam ligadas em rede, através de uma ligação em banda larga, partilhando recursos e funcionalidades, disponibilizando conteúdos e, sobretudo, prestando aos seus utilizadores, os leitores, todas as mais-valias de uma partilha e cooperação alargadas"»».
Em Novembro de ano passado,
reflectimos aqui no Rato de Biblioteca sobre a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas tendo como ponto de partida o artigo de Fernanda Eunice Figueiredo nos Cadernos Bad onde esta afirmava que, na "realidade actual das bibliotecas da rede verificamos que não atingimos ainda um nível satisfatório de desenvolvimento no que respeita à utilização das TIC nas bibliotecas, principalmente na vertente de criação e disponibilização de serviços e conteúdos ao público, assim como na utilização das potencialidades da tecnologia para actualizar o conceito de rede". Então, avançando na reflexão, dizia-se aqui no Rato - "É este conceito de "Rede" que urge tornar mais claro, porque até final da década de noventa o trabalho iniciado em 1986 era o de criar a Rede Nacional de Bibliotecas Municipais no nosso país, e basicamente dotar cada concelho com um espaço público moderno, um fundo documental com diversidade de suportes e plural na informação. Hoje o desafio tem que ser outro, e parece-me necessário dar o salto, dando corpo à ideia de "Rede" como "totalidade de circuitos e dispositivos que permitem a ligação entre os equipamentos", onde as bibliotecas públicas representam um todo interligado, com partilha de recursos, serviços, catálogos colectivos, etc... em que tão simplesmente um leitor de uma Biblioteca do Norte o fosse com os mesmos direitos quando de visita a uma biblioteca do sul". Aqui se escreveu em Novembro de 2004!
Agora, queremos acreditar que "o projecto da
Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas pode ser um factor de aceleração e consolidação da aprendizagem ao longo da vida e da construção de competências da população portuguesa, e consequentemente do aumento da produtividade e competitividade nacionais, actuando simultaneamente como um elemento integrador de políticas públicas relacionadas com a Sociedade da Informação".

terça-feira, maio 10, 2005

Maio e a leitura pública...

Maio de 2005 está a ser um mês excelente para a leitura pública... duas bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas foram inauguradas - Biblioteca Municipal de Valença e a Biblioteca Municipal de Matosinhos.

sexta-feira, novembro 26, 2004

Redes de Informação e de Trabalho em Bibliotecas e Arquivo

Outros ratos de biblioteca chamaram a atenção para a ausência aqui de informação sobre a publicação do nº1 de 2004 dos Cadernos BAD. O Rato de Biblioteca ainda não encontra disponível na página da APBAD informações sobre o conteúdo do mesmo, mas tendo já a oportunidade de ler alguns dos artigos, observou:
- A luta pela causa do "acesso livre" que Eloy Rodrigues mantêm - "Acesso livre significa a disponibilização livre na internet de literatura de carácter académico ou científico, permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos". Sobre o acesso livre falou-se muito aqui neste blog durante o mês de Junho - "acesso livre sempre".
- A reflexão sobre a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, onde Fernanda Eunice Figueiredo procura "actualizar para responder a novos desafios", deixando claro que na "realidade actual da bibliotecas da rede verificamos que não atingimos ainda um nível satisfatório de desenvolvimento no que respeita à utilização das TIC nas bibliotecas, principalmente na vertente de criação e disponibilização de serviços e conteúdos ao público, assim como na utilização das potencialidades da tecnologia para actualizar o conceito de rede". É este conceito de "Rede" que urge tornar mais claro, porque até final da década de noventa o trabalho iniciado em 1986 era o de criar a Rede Nacional de Bibliotecas Municipais no nosso país, e basicamente dotar cada concelho com um espaço público moderno, um fundo documental com diversidade de suportes e plural na informação. Hoje o desafio tem que ser outro, e parece-me necessário dar o salto, dando corpo à ideia de "Rede" como "totalidade de circuitos e dispositivos que permitem a ligação entre os equipamentos", onde as bibliotecas públicas representam um todo interligado, com partilha de recursos, serviços, catálogos colectivos, etc... em que tão simplesmente um leitor de uma Biblioteca do Norte o fosse com os mesmos direitos quando de visita a uma biblioteca do sul.
- A ainda trabalhos sobre Redes de Colaboração e de Arquivos em Portugal, a Biblioteca do Conhecimento Online olhada como um novo impulso para a Sociedade da Informação, e outros ensaios e textos em torno da temática redes de informação.