O Rato de Biblioteca tem destacado várias vezes o Bibliomóvel de Proença-a-Nova. O Nuno Marçal, no seu Papalagui, tem mostrado muito do trabalho que desenvolve e isso dá visibilidade a um projecto especial! Hoje fica aqui este registo vídeo que não é mais que um merecido destaque a quem acredita no que faz, que tem vontade de partilhar o seu trabalho e que vai ao encontro das pessoas!
terça-feira, janeiro 26, 2010
O Bibliomóvel de Proença-a-Nova em destaque mais uma vez
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, janeiro 26, 2010
7
comentários
Etiquetas: bibliomovel, biblioteca pública, papalagui
quinta-feira, junho 04, 2009
Em jeito de adenda de actualização do Manifesto de 1994 (...) "a comby library”.
Publicado no portal da IFLA no passado dia 2 "10 ways to make a public library work/Update your libraries" é um documento em jeito de adenda de actualização do Manifesto de 1994 das Bibliotecas Públicas.
Gostei das dez ideias que propõem para os serviços das bibliotecas e acima de tudo do espírito aberto da secção de bibliotecas públicas da IFLA - "We have to be “brave” and propose new ideas to improve our libraries services".
The IFLA Public Library Section has now produced some additional recommendations to supplement the Public Library Manifesto so that public libraries can place their services in the 21st century using modern technologies which have become available since 1994.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, junho 04, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública, ifla, manifesto da unesco
terça-feira, março 31, 2009
"Bibliotecas para a Vida" é um excelente título para uma conferência
A Biblioteca Pública de Évora promove de 18 a 21 de Novembro deste ano a 2ª Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida com o tema "Bibliotecas e Leitura".
1ª nota: O rato de biblioteca recebeu via e-mail informação sobre a conferência, mas a primeira vez que soube da realização deste evento foi pelo Facebook da Biblioteca Pública de Évora, que faz um uso bastante bem conseguído desta rede social, - considero aliás que o "jogo" que faz do «pessoal vs institucional» é a dose certa 2.0 para uma biblioteca pública - parabéns!
Objectivos:
Discutir o valor e o impacto das bibliotecas (públicas, escolares, universitárias, e outras) na promoção da leitura.
Analisar os desafios que se colocam às bibliotecas portuguesas no contexto da planificação da actividade da leitura de lazer e da sua promoção.
Discutir e propor mais e melhores modelos de acções e iniciativas que façam da futura Biblioteca Pública de Évora um melhor agente de promoção dos hábitos de leitura.
2ª nota: Sei que começamos a ter uma massa crítica bem interessante nestes domínios, mas não seria de evitar sobreposição de datas entre eventos com públicos (ou parte deles) similares - ver data do IV Encontro Ibérico EDIBCIC.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, março 31, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública, biblioteca pública de évora, bibliotecas para a vida, promoção da leitura
terça-feira, setembro 23, 2008
Redes sociais e bibliotecas
São referidos alguns motivos, com os quais estou de acordo, para a sua utilização: maior aproximação a públicos jovens e adolescentes, maior visibilidade na web, estabelecer e manter mais contactos, entre outros.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, setembro 23, 2008
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública, redes sociais, web 2.0
quarta-feira, junho 11, 2008
A Promoção da Leitura para os Públicos Jovens e o Papel da Biblioteca Pública
O blog Oeiras a Ler anunciou hoje a disponibilização de parte das comunicações do III Encontro Oeiras a Ler. Destaco aqui as conclusões e recomendações finais...
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, junho 11, 2008
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública, encontro oeiras a ler, leitor
quarta-feira, maio 07, 2008
Maio em Lisboa: mês da profissão de informação-documentação
"Pretende-se reflectir sobre o contributo da Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa para a história das bibliotecas portuguesas, dar a conhecer a evolução da profissão na CML, chamar a atenção dos actores envolvidos na leitura pública para o papel social e cultural das bibliotecas municipais e dos seus profissionais, e reflectir sobre o futuro da profissão."
Para a realização destes objectivos o programa apresenta interessantes conferências e motivadoras exposições. O 1º evento ocorreu na passada 2ª feira - “Desafios ao exercício da profissão: uma reflexão sociológica” por Vera Borges (pergunto se há algures na web ecos desta conferência).
Observo que as BLX têm promovido nos últimos anos acções de bastante qualidade, quer eventos profissionais, quer conteúdos na web (realço neste particular a qualidade da sua página web institucional e o trabalho da hemeroteca digital).
Este mês dedicado à promoção da profissão e das bibliotecas parece-me ser mais um excelente exemplo, tal qual um outro evento, que me escapou, no início do ano - "Bibliotecas Públicas e Formação de Utilizadores"; apenas o descobri mais tarde, mas que já dei muita atenção aos conteúdos plasmados nas apresentações divulgadas no site do seminário (destaco o painel "Aprender com a experiência").
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, maio 07, 2008
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública, blx, profissional da informação
quarta-feira, janeiro 03, 2007
Já em 2007... ainda as bibliotecas no séc. 21
Leituras para começar 2007... considerar a biblioteca como uma organização de serviços e os utilizadores e pessoas como os protagonistas e grandes beneficiários das mudanças que ocorrem actualmente nas bibliotecas. Este é o ponto de partida do livro de Roser Lozano Díaz, La biblioteca pública del siglo XXI: atendiendo clientes, movilizando personas (ISBN 84-9704-251-4), que integra as actuais novidades das edições Trea.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, janeiro 03, 2007
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública, futuro das bibliotecas, utilizador
sexta-feira, julho 01, 2005
As bibliotecas respondem!!
«"Las bibliotecas responden" funciona 24 horas, 365 días al año, y se compromete a contestar en un plazo máximo de tres días. Las preguntas pueden tratar sobre cualquier tema puntual y concreto. Está abierto a todos los ciudadanos españoles.»
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, julho 01, 2005
4
comentários
Etiquetas: balcão de referência, biblioteca pública
quinta-feira, junho 30, 2005
Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas
Em Novembro de ano passado, reflectimos aqui no Rato de Biblioteca sobre a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas tendo como ponto de partida o artigo de Fernanda Eunice Figueiredo nos Cadernos Bad onde esta afirmava que, na "realidade actual das bibliotecas da rede verificamos que não atingimos ainda um nível satisfatório de desenvolvimento no que respeita à utilização das TIC nas bibliotecas, principalmente na vertente de criação e disponibilização de serviços e conteúdos ao público, assim como na utilização das potencialidades da tecnologia para actualizar o conceito de rede". Então, avançando na reflexão, dizia-se aqui no Rato - "É este conceito de "Rede" que urge tornar mais claro, porque até final da década de noventa o trabalho iniciado em 1986 era o de criar a Rede Nacional de Bibliotecas Municipais no nosso país, e basicamente dotar cada concelho com um espaço público moderno, um fundo documental com diversidade de suportes e plural na informação. Hoje o desafio tem que ser outro, e parece-me necessário dar o salto, dando corpo à ideia de "Rede" como "totalidade de circuitos e dispositivos que permitem a ligação entre os equipamentos", onde as bibliotecas públicas representam um todo interligado, com partilha de recursos, serviços, catálogos colectivos, etc... em que tão simplesmente um leitor de uma Biblioteca do Norte o fosse com os mesmos direitos quando de visita a uma biblioteca do sul". Aqui se escreveu em Novembro de 2004!
Agora, queremos acreditar que "o projecto da Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas pode ser um factor de aceleração e consolidação da aprendizagem ao longo da vida e da construção de competências da população portuguesa, e consequentemente do aumento da produtividade e competitividade nacionais, actuando simultaneamente como um elemento integrador de políticas públicas relacionadas com a Sociedade da Informação".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, junho 30, 2005
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública
terça-feira, maio 10, 2005
Maio e a leitura pública...
Maio de 2005 está a ser um mês excelente para a leitura pública... duas bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas foram inauguradas - Biblioteca Municipal de Valença e a Biblioteca Municipal de Matosinhos. |
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, maio 10, 2005
0
comentários
Etiquetas: biblioteca pública, leitura pública
sexta-feira, novembro 26, 2004
Redes de Informação e de Trabalho em Bibliotecas e Arquivo
Outros ratos de biblioteca chamaram a atenção para a ausência aqui de informação sobre a publicação do nº1 de 2004 dos Cadernos BAD. O Rato de Biblioteca ainda não encontra disponível na página da APBAD informações sobre o conteúdo do mesmo, mas tendo já a oportunidade de ler alguns dos artigos, observou:
- A luta pela causa do "acesso livre" que Eloy Rodrigues mantêm - "Acesso livre significa a disponibilização livre na internet de literatura de carácter académico ou científico, permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos". Sobre o acesso livre falou-se muito aqui neste blog durante o mês de Junho - "acesso livre sempre".
- A reflexão sobre a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, onde Fernanda Eunice Figueiredo procura "actualizar para responder a novos desafios", deixando claro que na "realidade actual da bibliotecas da rede verificamos que não atingimos ainda um nível satisfatório de desenvolvimento no que respeita à utilização das TIC nas bibliotecas, principalmente na vertente de criação e disponibilização de serviços e conteúdos ao público, assim como na utilização das potencialidades da tecnologia para actualizar o conceito de rede". É este conceito de "Rede" que urge tornar mais claro, porque até final da década de noventa o trabalho iniciado em 1986 era o de criar a Rede Nacional de Bibliotecas Municipais no nosso país, e basicamente dotar cada concelho com um espaço público moderno, um fundo documental com diversidade de suportes e plural na informação. Hoje o desafio tem que ser outro, e parece-me necessário dar o salto, dando corpo à ideia de "Rede" como "totalidade de circuitos e dispositivos que permitem a ligação entre os equipamentos", onde as bibliotecas públicas representam um todo interligado, com partilha de recursos, serviços, catálogos colectivos, etc... em que tão simplesmente um leitor de uma Biblioteca do Norte o fosse com os mesmos direitos quando de visita a uma biblioteca do sul.
- A ainda trabalhos sobre Redes de Colaboração e de Arquivos em Portugal, a Biblioteca do Conhecimento Online olhada como um novo impulso para a Sociedade da Informação, e outros ensaios e textos em torno da temática redes de informação.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, novembro 26, 2004
0
comentários
Etiquetas: acesso livre, bad, biblioteca pública, rede de leitura pública



