A segunda parte desta apresentação é dedicada ao reforço do tema web 2.0, onde, mais uma vez, procura que as bibliotecas tirem partido das aplicações de web social para potenciar os seus serviços e aproximar-se dos seus utilizadores. Mas o meu destaque vai para a primeira parte, o ponto de partida desta apresentação – o futuro do ensino das matérias LIS – library and information science, a partir das competências tecnológicas que são exigência hoje para os profissionais da informação e documentação. Tal como outras entradas em blogs ou alguns artigos que fui lendo, esta apresentação destaca uma das minhas actuais preocupações profissionais – de que modo a formação profissional no domínio das bibliotecas e ciência da informação prepara os futuros e actuais profissionais para as novas competências tecnológicas necessárias ao desempenho profissional. Mas mais do que isto, perceber também como essa formação atribuiu às bibliotecas e serviços de documentação uma imagem de dinamismo, inovação e de instituições que acompanham as novas tecnologias. Tudo isto porque, necessariamente, algumas bibliotecas têm de estar na vanguarda.
Mostrar mensagens com a etiqueta lis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta lis. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, outubro 07, 2008
Reflexão sobre novas competências tecnológicas
Após ter lido a notícia (no site TSF) sobre a possibilidade da Islândia se tornar numa ilha em bancarrota resultado da crise financeira global, surge no meu reader uma nova apresentação de Meredith Farkas feita precisamente numa conferência em Reykjavik, Iceland – país de uma beleza muito, muito especial!
A segunda parte desta apresentação é dedicada ao reforço do tema web 2.0, onde, mais uma vez, procura que as bibliotecas tirem partido das aplicações de web social para potenciar os seus serviços e aproximar-se dos seus utilizadores. Mas o meu destaque vai para a primeira parte, o ponto de partida desta apresentação – o futuro do ensino das matérias LIS – library and information science, a partir das competências tecnológicas que são exigência hoje para os profissionais da informação e documentação. Tal como outras entradas em blogs ou alguns artigos que fui lendo, esta apresentação destaca uma das minhas actuais preocupações profissionais – de que modo a formação profissional no domínio das bibliotecas e ciência da informação prepara os futuros e actuais profissionais para as novas competências tecnológicas necessárias ao desempenho profissional. Mas mais do que isto, perceber também como essa formação atribuiu às bibliotecas e serviços de documentação uma imagem de dinamismo, inovação e de instituições que acompanham as novas tecnologias. Tudo isto porque, necessariamente, algumas bibliotecas têm de estar na vanguarda.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, outubro 07, 2008
0
comentários
Etiquetas: formação, lis, Meredith Farkas, tecnologias de informação
sexta-feira, junho 08, 2007
important resource for academic librarians
Parece ser claramente uma boa ferramenta para integrar aquele espólio de documentos que apoiam o staff nas bibliotecas do ensino superior."An important resource for academic librarians and Information Science professionals, The Teaching Library is also a useful tool for those in the campus community concerned with developing, funding, and continuing successful library programs—professional staff such as alumni directors; faculty and educators looking to make students more successful; and researchers."
«The Teaching Library: Approaches to Assessing Information Literacy Instruction» «Edited by Scott Walter, PhD, MLSAssociate University Librarian for Services, University of Illinois at Urbana-Champaign»
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, junho 08, 2007
0
comentários
Etiquetas: biblioteca do ensino superior, bibliotecário, lis, livros
terça-feira, maio 29, 2007
caracterização dos blogs portugueses bad & lis
Contributo para o III Encontro do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação - ctdi2007, subordinado ao tema “Web 2.0 na Ciência da Informação".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, maio 29, 2007
14
comentários
Etiquetas: bad, blog, lis, web 2.0, web portuguesa
Subscrever:
Mensagens (Atom)


