Quando é que fazemos uma semana destas cá em Portugal!?
sexta-feira, março 04, 2011
Gosto: Library Ireland Week 2011
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, março 04, 2011
3
comentários
Etiquetas: biblioteca, Irlanda, semana
quarta-feira, fevereiro 02, 2011
"We Love Libraries": uma campanha independente de amigos das bibliotecas
É bom ouvir a voz militante de utilizadores de bibliotecas... numa campanha que junta amigos de bibliotecas de Inglaterra.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, fevereiro 02, 2011
0
comentários
Etiquetas: biblioteca, campanha, Inglaterra
quarta-feira, janeiro 26, 2011
Experiência associativa e profissional de grande significado - Bibliotecas e Arquivos em Conferência, dia 21 de Janeiro promovida pela BAD Sul
A direcção da BAD Sul promoveu no passado dia 21 de Janeiro uma conferência dedicada às bibliotecas e aos arquivos com realização na Universidade do Algarve.
Estive presente, ou melhor tive o grande privilégio de estar presente já que se tratou de uma experiência associativa e profissional de grande significado. Tudo porque é em momentos como o da passada sexta-feira em que se percebe a necessidade dos profissionais se juntarem para partilharem angústias, desejos e soluções para os problemas, porque este tipo de eventos juntam profissionais que trabalham muitas vezes isolados nas suas organizações, porque é neste tipo de iniciativas em que se percebe a força do associativismo.
A delegação regional da BAD Sul teve a capacidade de promover um evento livre e gratuito, com qualidade temática, numa sala sempre cheia de gente interessada em ouvir e partilhar e em que tudo correu bem do ponto de vista organizativo.
A sensação que ficou no fim foi de que VALEU A PENA, e que muitas coisas ficaram para continuar - é assim que deve ser num evento deste tipo.
Obrigado à direcção da BAD Sul e em particular à Drª Maria João Barradas pelo atencioso acolhimento.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, janeiro 26, 2011
0
comentários
Etiquetas: arquivos, bad sul, biblioteca, biblioteca do congresso
segunda-feira, janeiro 17, 2011
Bibliotecas e Arquivos em Conferência - 21 de Janeiro na Universidade do Algarve
Bibliotecas e Arquivos em Conferência
> 21 de Janeiro de 2011, 10h30
> Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, Sala de Seminários da Biblioteca (Edifício 5)
Investigação em arquivos e bibliotecas, como base da produção científica e literária
António Rosa Mendes (Director da Biblioteca da Universidade do Algarve)
Qualificação dos arquivos portugueses e projectos estruturantes da DGARQ
Pedro Penteado (Director dos Serviços de Arquivística e Apoio Técnico da DGARQ)
Tecnologias emergentes e ferramentas de web social nas bibliotecas:
oportunidades na criação de conteúdos, serviços e estratégias de acção
Pedro Príncipe (Gabinete de Projectos Open Access, Serviços de Documentação da Universidade do Minho)
A importância da documentação na preparação e realização de exposições,
mostras e eventos. A experiência do MPR
Diogo Gaspar (Director do Museu da Presidência da República)
Associativismo e actividades da Associação
Representante da Associação Portuguesa BAD
Inscrição prévia (e gratuita): badsul@apbad.pt
Confere certificado de participação
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, janeiro 17, 2011
0
comentários
Etiquetas: arquivos, bad, bad sul, biblioteca, dgarq, museu, web social
quinta-feira, janeiro 13, 2011
Dez coisas que deve saber se deseja trabalhar em Bibliotecas
Gostei desta apresentação! Talvez acrescentasse mais dois para chegar à dúzia, mas gostei dos 10 tópicos; até porque começa bem - "It is not all about books" - faz-me lembrar as primeiras aulas dos cursos (tanto no técnico profissional como na especialização) quando eram pedidas as razões de candidatura a 1ª resposta era muitas vezes - "porque gosto muito de livros e de ler".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, janeiro 13, 2011
1 comentários
Etiquetas: biblioteca, profissional da informação, trabalhar
quinta-feira, novembro 25, 2010
Um evento que "valeu bem a pena" - VI Conferências do Cenáculo
Fez precisamente hoje uma semana que se realizaram na Biblioteca Pública de Évora as VI Conferências do Cenáculo, e com um tema que é bem do agrado do rato de biblioteca - A Biblioteca 2.0 - oportunidades e desafios para as bibliotecas do século XXI. Conferências de excelente qualidade, bom nível de interacção e elevada participação marcaram este evento, mas a muita motivação transmitida por todos os oradores e organizadores é realmente um facto de realçar. Precisamos de afirmar bem alto que vale a pena ser profissional de informação e documentação nas bibliotecas deste país e do mundo. Que estes são serviços fundamentais ao desenvolvimento social, cultural e científico, e só com profissionais habilitados e preparados, mas acima de tudo que "transpirem" gosto pela profissão e motivação pela acção, se conseguem afirmar as bibliotecas como serviços que acrescentam valor à sociedade.
Mas vi mais neste evento. Uma sala de leitura com muita história para contar, uma dinâmica muito interessante da equipa da Biblioteca Pública de Évora (parabéns a todos), bons estudos apresentados na conferência, e o prenúncio de muitas boas práticas no domínio da incorporação de medias participativos nas bibliotecas, enfim, da biblioteca 2.0.
Paulo leitão fez um resumo final bem breve mas marcante:
Conclusões em formato breve:
1. As bibliotecas precisam de uma estratégia.
2. Os profissionais precisam de uma nova forma de olhar. Assumir a mudança, a partilha, a experimentação e a inovação.
3. O utilizador tem direito a:
a) Produzir conteúdos de acordo com os seus interesses;
b) Partilhá-los onde quiser;
c) Ter apoio da biblioteca para produzir;
d) Espantar-se com as iniciativas da biblioteca para si;
e) Orgulhar-se com o resultado da sua produção partilhada por outros.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, novembro 25, 2010
0
comentários
Etiquetas: biblioteca, biblioteca 2.0, cenáculo, mobile, utilizador
domingo, abril 11, 2010
Twittes do painel "Bibliotecas e Web 2.0" - search #10BADweb20
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
domingo, abril 11, 2010
1 comentários
Etiquetas: 10bad, 10badweb20, 10congressoBAD, biblioteca, twitter, web 2.0
quinta-feira, abril 01, 2010
Membros do painel: Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios
Apresentação dos Membros do painel "Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios", a realizar no dia 8 de Abril no 10º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em Guimarães.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 01, 2010
1 comentários
Etiquetas: 10bad, biblioteca, congresso bad, web 2.0
segunda-feira, março 29, 2010
Painel no 10º Congresso BAD – Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios
APRESENTAÇÃO
Este painel pretende congregar experiências pessoais e institucionais diversificadas para abordar a temática da web 2.0 envolvendo bibliotecas e profissionais das bibliotecas e ciência da informação.
As aplicações da web 2.0 e ferramentas da web social são cada vez mais parte integrante da acção das bibliotecas e serviços de informação e documentação, onde se aposta em canais para facilitar a aprendizagem, disseminar a informação e capitalizar o conhecimento dos utilizadores e o uso que fazem dos sistemas disponíveis, permitindo à biblioteca e aos seus públicos mais comunicação, melhor colaboração e a construção de comunidades on-line.
Neste contexto, estabelecem-se como objectivos para o painel a necessidade de compreender as implicações dos serviços web 2.0 na actividade das bibliotecas, de conhecer e valorizar as boas práticas desenvolvidas pelos seus profissionais e de apontar os desafios que se colocam na construção da Biblioteca 2.0.
MEMBROS DO PAINEL
Coordenador:
- Pedro Príncipe
Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Universidade de Aveiro
http://ratodebiblioteca.blogspot.com
http://www.facebook.com/pedroprincipe
http://twitter.com/pedroprincipe
http://www.youtube.com/user/pedroprincipe
http://ww.slideshare.net/pedroprincipe
Participantes:
- Carlos Pinheiro
Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Padre Alberto Neto
http://lerparacrer.wordpress.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000350130009
http://twitter.com/carlospinheiro
http://www.youtube.com/user/ladonordeste
http://www.slideshare.net/ladonordeste
- Eloy Rodrigues
Serviços de Documentação da Universidade do Minho
http://cibertecario02.blogspot.com
http://www.facebook.com/eloy.rodrigues
http://twitter.com/cibertecario02
- Luisa Alvim
Casa Camilo.Museu-Centro de Estudos, S. Miguel de Seide, Câmara Municipal de V.N. de Famalicão
http://vivabibliotecaviva.blogspot.com
http://www.facebook.com/luisa.alvim
http://twitter.com/luisa_alvim
http://alvimluisa.no.sapo.pt
http://www.slideshare.net/alvimluisa
- Miguel Mimoso Correia
Serviço de Informação e Documentação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
http://www.pisapapeis.blogspot.com
http://www.facebook.com/miguelcorreia
http://www.youtube.com/user/miguelmimosocorreia
http://www.flickr.com/people/miguelmcorreia
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, março 29, 2010
0
comentários
Etiquetas: 10bad, 10congressoBAD, biblioteca, boas práticas, desafios, web 2.0
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
Desejos de uma criança de 3 anos sobre as bibliotecas
Desejos de uma criança de 3 anos sobre a sua biblioteca :) via TameTheWeb.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
4
comentários
Etiquetas: biblioteca, crianças, nativos digitais
terça-feira, janeiro 05, 2010
Tire partido dos seus impostos, visite mais vezes o paraíso!
Hoje o dia começou, para além da normal mas sempre desinquietante viagem de comboio Porto-Aveiro, com a audição do Sinais de Fernando Alves na TSF, não em directo como acontece em vários dias, mas via podcast por referência do cibertecário. Os sinais de hoje foram para o mundo das bibliotecas, especificamente as públicas Americanas, num argumento interesseiro a propósito da entrevista no El Pais a Camila Alire, Presidente da Associação de Bibliotecas Americanas. Vale mesmo a pena ouvir o programa, que termina com a exortação de Fernando Alves sugerindo uma campanha provocadora - Tire partido dos seus impostos, visite mais vezes o paraíso!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, janeiro 05, 2010
1 comentários
Etiquetas: biblioteca, Camila Alire, Fernando Alves, paraíso, sinais
segunda-feira, dezembro 28, 2009
Rato participa em "Conversa sobre Blogues, twitters e companhia"” no dia 13 de Janeiro na Biblioteca da FCT/UNL
No passado mês de Novembro, em plena conferência sobre o acesso livre ao conhecimento realizada na Universidade do Minho, recebi um simpático convite (diga-se por "empurrão" do cibertecário Eloy Rodrigues) para participar num evento promovido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL sobre blogues. O evento integra-se nas "conversas na biblioteca" e decorrerá no dia 13 de Janeiro com início marcado para as 14h00.
Uma conversa com o mote "Blogues, twitters e companhia" que contará com a presença de:
» Pedro Rolo Duarte http://pedroroloduarte.blogs.sapo.ptLá estaremos!
» Luísa Alvim http://vivabibliotecaviva.blogspot.com
» Ludwig Krippahl http://ktreta.blogspot.com
» Pedro Príncipe http://ratodebiblioteca.blogspot.com
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, dezembro 28, 2009
2
comentários
Etiquetas: biblioteca, blog, blogosfera, conversas, twitter, web 2.0
quarta-feira, agosto 12, 2009
apenas uma conversa... ficou o podcast
Foi um convite feito antes do meu primeiro período de férias ainda em Junho, mas que ficou adiado para Agosto... Um convite simpático, de alguém que não conhecia e que desenvolve um trabalho muito interessante com o blog e podcasts do "Porto Em Conversa".
A conversa, agora disponibilizada em podcast, foi gravada na tarde (quente) do último domingo, bem perto do Douro - no clube literário do Porto, e andou à volta das bibliotecas e da web 2.0.
Ver o post no blog "O Porto em Conversa", onde Vitor Silva apresenta o programa da conversa, e ouvir o podcast em http://blog.osmeusapontamentos.com/mp3/porto_em_conversa_pedro_principe.mp3.
Do blog O Porto em Conversa:
O podcast de Agosto foi com Pedro Principe do blog Rato de Biblioteca e falamos sobre as bibliotecas na época da tecnologia e web2.0. Mesmo a propósito com o tema gravamos no Clube Literário do Porto.
A determinada altura a propósito da necessidade de comunicação que estas instituições têm Pedro Principe referiu “todas elas [bibliotecas] quando fazem o seu site colocam no seu site uma opção de menu que é apresentação-missão, (…), mas é preciso é contar a vida dessas bibliotecas, como é que essa missão se está a realizar” e realmente parece-me que cada vez mais é necessário comunicar o processo em vez de / para além de comunicar os fins a atingir
Foi de facto uma conversa que andou à volta do mundo das bibliotecas mas com observações a propósito do tema das tecnologias que me parecem aplicáveis a muitas outras organizações públicas (e privadas).
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, agosto 12, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca, biblioteca 2.0, comunicação, conversas, podcast, web 2.0, web social
quarta-feira, junho 03, 2009
Os serviços web das bibliotecas e os dispositivos móveis... mobile libraries
Devo confessar que tenho andado a tentar acompanhar umas coisas sobre "mobile"! Procurando estar atento aos serviços que as bibliotecas prestam a utilizadores com dispositivos móveis, e concretamente tentando perceber de que modo é que as bibliotecas estão a preocupar-se em assegurar que os seus recursos web, nomeadamente os seus portais e catálogos, fiquem devidamente acessíveis nestes dispositivos.
Partilho este interesse como justificação da vontade em destacar este vídeo promocional que tive agora conhecimento via Tame The Web.
Para os mais interessados, digo que vale a pena seguir o blog Mobile Libraries em http://mobile-libraries.blogspot.com.
Nota final: Depois de escrever este post lembrei-me que há uns meses tinha lido algo sobre a utilização de pda's nas bibliotecas da área da saúde. Fui recuperar essa dica e cá está: foi uma apresentação nas Jornadas da APDIS do ano passado - "Implementação de serviços de referência para pda's nas bibliotecas de saúde".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, junho 03, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca, dispositivos móveis, iphone, ipod, mobile, pda
terça-feira, abril 28, 2009
Sobre informação na web, desempenhos profissionais e participação nas bibliotecas... um brevíssimo desabafo!
As novidades que vou recebendo pelos diversos meios, e que preenchem as minhas áreas de interesse, são em catadupa! Nem sempre tenho a oportunidade e a capacidade de olhar com a devida atenção para importantes informações que vou recebendo e acedendo, mas procuro com esforço não perder a carruagem da “obrigatória” actualização profissional.
Considero que, actualmente, com os meios a que os profissionais das bibliotecas e da documentação têm acesso, é imperdoável não “acompanhar os tempos” absorvendo informação que permite melhorar competências e desempenhos profissionais! A web é fonte inesgotável de aprendizagem, formação e conhecimento... e no contexto das bibliotecas e sobre os seus colaboradores, permito-me dizer que...
Não se pode esperar por directrizes de “superiores” sábios - procurem a (in)formação!
Não se pode depositar nos “outros” a responsabilidade de fazer acontecer – tenham iniciativa!
Não se pode invocar “o líder magnânimo” para que o serviços funcionem – busquem o conhecimento, partilhem e trabalhem em equipa!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, abril 28, 2009
4
comentários
Etiquetas: biblioteca, informação, participação
segunda-feira, abril 13, 2009
L'Aquila: Biblioteca Salvatore Tommasi
Vale a pena ler o post do Paulo Izidoro no Bibliotequices e seguir as ligações que indica.
Um breve olhar, centrado na Biblioteca, sobre a trágica L'Aquila.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, abril 13, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca, L'Aquila
quarta-feira, novembro 19, 2008
Bibliotecas + transparentes!
Michael Casey & Michael Stephens continuam a sua saga pela biblioteca transparente!
Já aqui falei de "Bibliotecas + transparentes e + próximas!" a propósito do projecto The Transparent Library.
Eles voltam à carga com um apontamento excelente, porque simples, directo e desempoeirado, no Library Journal - "The Transparent Library: Six Signposts on the Way".
E os 6 tópicos são:
«Give everyone an avenue to talk» - criar avenidas de comunicação com os stakeholders das bibliotecas, que funcionem como pontos de escuta on-line! Muito a partir da web social, aproximando a biblioteca dos seus públicos e implicando-os.
«Play nice and be constructive» - fazer ouvir a voz das bibliotecas de modo construtivo, positivo, sem choramingas do tipo "eles (administração, vereação, conselho directivo, executivo, direcção, etc., etc... não entendem a importância da biblioteca, não nos dão orçamento... Ideias bem apresentadas, fundamentadas, que provem ser boas ideias, mais tarde ou mais cedo vingam!
«Grow and develop your support community» - tornar os ausentes da biblioteca em participantes! Encontrar modos de escutar a voz dos não-utilizadores e mostrar que eles também contam.
«Be willing to accept anonymity» - não é fácil dar atenção à opinião que vem do anónimo, mas por exemplo em contexto organizacional, não é de rejeitar a ideia de ouvir o staff, os colaboradores e operadores experimentando o anonimato, podem passar a ouvir-se os que normalmente não falam.
«Tell the truth» - pois é! Mentira, mentira - muito se mente neste país e nas organizações. Têm medo de quê!? Da incompetência pois claro. Mas a verdade liberta e torna-nos melhores - pessoas e profissionais, e leva a melhor serviço. Ser transparente, genuíno e verdadeiro transmite confiança no serviço que se presta.
«Focus on user-driven policy, not driving users away» - a velha história das necessidades dos utilizadores. De saber ouvir as verdadeiras necessidades dos utilizadores, e não nortear a nossa acção por aquilo que pensamos (só pensamos: sem escutar, estudar, analisar a realidade) serem as necessidades dos outros.
A transparência obriga a trabalhar mais!Gostei destas 6 sugestões! Comentei, aguardo também comentários!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, novembro 19, 2008
1 comentários
Etiquetas: biblioteca, biblioteca 2.0, transparência, transparent library
sábado, setembro 27, 2008
biblioteca actual vs biblioteca 2.0: gráfico representativo
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sábado, setembro 27, 2008
1 comentários
Etiquetas: biblioteca, biblioteca 2.0, slideshare, web 2.0
terça-feira, agosto 12, 2008
E-learning nas bibliotecas: formação 7 e 8 de Outubro na BAD Norte
Os projectos de e-learning têm sido claramente uma das preocupações emergentes nas bibliotecas e ciências da informação. Compreender esta realidade, identificar necessidades das bibliotecas na área do e-learning, conhecer as tecnologias, explicitar modelos de formação e conceber projectos de e-conteúdos para formação de utilizadores serão os principais eixos de formação de uma acção a realizar nos dias 7 e 8 de Outubro na BAD Norte.
É urgente criar “massa crítica” neste domínio no seio dos profissionais de informação e documentação em Portugal… há muito por fazer!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, agosto 12, 2008
1 comentários
Etiquetas: bad norte, biblioteca, e-learning, formação, literacia de informação
sábado, maio 17, 2008
As bibibliotecas e os seus profissonais na tragédia de Sichuan...
A partir de uma das mailing-lists da IFLA pude ler uma mensagem que me chamou a atenção... aqui fica:
This morning I received a good news that Ms. Li Chun, Director of the Bei-chuan Library at the epicenter in Sichuan earthquake was rescued after 70+ hours of the magnitude 7.9 earthquake. Two other librarians were rescued yesterday but still two more are missing. The library was completely destroyed during the first quake. The team which rescued Li Chun had to launch three actions because of the still-falling bricks and worked two+ hours non-stop with their bare hands and use a small knife to cut through the wood pieces around her.
Sichuan province has 119 county libraries distributed in this mountainous region in Western China. So far 21 county/region libraries were reported seriously damaged.
The Chinese Libraries Association has a Web site reporting news frequently (in Chinese).
As of yesterday rescue teams have reached all counties at the earthquake area. Many of the rescue teams walked over 30 miles in the mountainous region because most roads and bridges were destroyed or damaged.
Right now all the focus is still rescue thousands who are still missing. I am sure very soon there will be funds established to help rebuilding the Libraries there.
Many thanks to all who already helped and cared people there!
Marcia Zeng
Professor, School of Library and Information Science
Kent State University
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sábado, maio 17, 2008
1 comentários
Etiquetas: biblioteca, Birmânia, China


