Mostrar mensagens com a etiqueta congresso bad. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta congresso bad. Mostrar todas as mensagens

domingo, abril 10, 2011

Vale a pena, um ano depois do 10º Congresso BAD.

Um ano depois da realização do 10º Congresso BAD faz sentido relembrar aqui os documentos aprovados e destacar as conclusões. Todo o congresso foi de grande qualidade, o nível elevado das comunicações e de participações nos espaços de debate são a confirmação da qualidade e força dos profissionais BAD.

Mesmo que por vezes sejam áridos os caminhos e espaços de afirmação do nosso valor organizacional e social, o momento de encontro e de afirmação colectiva que os congressos BAD possibilitam e representam é o tónico necessário para continuar a trabalhar com persistência e paixão nas bibliotecas, arquivos, na informação e na documentação em Portugal e no mundo.

quinta-feira, abril 01, 2010

Membros do painel: Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios

Apresentação dos Membros do painel "Bibliotecas e WEB 2.0: as boas práticas e os desafios", a realizar no dia 8 de Abril no 10º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, em Guimarães.

segunda-feira, março 08, 2010

O 10 BAD a bom ritmo!

Estamos a um mês do 10º Congresso de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e já temos programa provisório, com muitas comunicações e posteres que aguardo com grande interesse e ainda pertinentes painéis temáticos.
Desde meados de Janeiro que o evento conta com uma dinâmica na web que me agrada particularmente - o 10BAD 2.0: alguns recursos e ferramentas 2.0 para uma maior e melhor comunicação, divulgação e interacção do congresso. O blog 10BAD, a página no facebook, a conta no twitter, os vídeos no youtube, a partilha de fotos no flickr, o canal tv no livestream, a presença no second life, e um pouco do #10bad na web social de muitos dos profissionais usando a tag 10BAD para propagar e cruzar informação sobre o 10º Congresso, com muitos comentários nas redes sociais e alguns posts na blogosfera. Esta dinâmica vai trazer ao congresso uma maior e mais significativa presença dos conteúdos do congresso na web.
Ao rato de biblioteca, que se envolveu neste processo, deu particular prazer a recolha de testemunhos em vídeo, de alguns dos profissionais que estiveram e/ou estão envolvidos na organização dos congressos, onde se pode ver e ouvir as experiências, os momentos marcantes e a importância atribuída por todos ao evento.
Mas muito mais temos que "fazer acontecer" para tornar verdadeiramente vivo e participado este congresso!

sábado, março 29, 2008

365 depois... blogues de ciência da informação

Foi há um ano que se reflectiu nos Açores, e em congresso BAD, sobre os Weblogues no domínio da Ciência da Informação.
Foi num painel muito concorrido, coordenado pela Luísa Alvim "Viva Biblioteca Viva" e que juntou o "Bibliotecário Anarquista", o "Bibliotecário 2.0", a "Biblioteca de Jacinto", o "Informação", o "Rato de Biblioteca" e muitos outros profissionais...




quinta-feira, março 27, 2008

365 dias depois... IX Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

Há um ano atrás, neste mesmo dia, já muitos dos participantes no IX Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas começavam a rumar aos Açores.

Vale a pena um ano depois retomar aqui este tema e lembrar a realização deste evento. Porque estes congressos, para além de serem espaço e momento privilegiado de partilha de saberes, de procura de novas ideias e projectos e de funcionar como tónico para mais dinamismo pessoal dos profissionais, significam um marco no tempo, porque as temáticas dos congressos são antes de mais o reflexo das preocupações e desafios do nosso sector profissional.

Assim:

segunda-feira, abril 02, 2007

9 reflexões do 9º congresso

Nove breves reflexões em jeito de conclusão... depois de três dias em congresso BAD
:: I :: espaço de encontro ::
Mais do que estar com colegas de trabalho, com quem partilhamos as aventuras e desventuras do quotidiano da biblioteca, o espaço de encontro que proporciona o congresso é momento para rever colegas de outras paragens – académicas e profissionais, conhecer novos rostos e com eles partilhar ideias, cultivar relações e aproximar visões. Enfim, espaço de encontro onde invisto no olhar do outro para me tornar mais completo pessoal e profissionalmente.
:: II :: antes de mais uma paixão ::
É pelo sonho que vamos... é mais que notório que as bibliotecas precisam de desempenhos profissionais de excelência para as dotar da valorização devida. Mas em congresso vemos reforçada a ideia de que a paixão pelo mundo da informação e do conhecimento é o pilar fundamental das “coisas boas” que se fazem e pensam. Em comunicações, intervenções e conversas sente-se a paixão de muitos profissionais e isso é revigorante.
:: III :: carregar as baterias da motivação ::
Em congresso “vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”, congregamos vontades, partilhamos ideias... funcionando para mim como momento de recarregar baterias, procurar mais dinamismo e gerar mais desafios.
:: IV :: espaço de reflexão ::
O congresso como espaço de reflexão é frenético. Nem sempre conseguimos ouvir tudo o que queremos, os espaços de debate disponibilizados depois das comunicações são limitados, e poucos se disponibilizam a perguntar, completar ou debater, mas ficam dois/três temas que resultaram muito bem, o painel dos blogs – verdadeiro espaço de reflexão conjunta, e a cima de tudo, as reflexões nos corredores, as conversas, avaliações e comentários em almoços e jantares.
:: V :: comunicações ::
As comunicações integradas nos diferentes temas do congresso não tiveram um nível qualitativo igual. Foram até algumas as que revelaram pouca solidez científica, desarticulação com a realidade e superficialidade na abordagem, surpreendendo-me a ausência de debate e questões nas circunstâncias em que tais foram apresentadas. No entanto, o que trago do congresso como marca significativa são os trabalhos e apresentações de qualidade. Comunicações com: bases teóricas bem fundamentadas e documentadas, análises que revelam competências científicas, estudo aprofundado de bibliografia de referência, contributos de profissionais de outros países, avaliações cuidadas dos serviços, e testemunhos de um gosto enorme pelo mundo das bibliotecas, arquivos e informação.
:: VI :: blogueiros, bloguers e weblogs ::
Parti ao encontro da aventura neste congresso – participar num painel, para reflectir sobre os “weblogs no domínio das ciências da informação”, em conjunto com outros com quem apenas partilhava espaço opinativo na web. A aventura foi um sucesso... o momento de reflexão sobre esta ferramenta de comunicação foi muito participado, em número de pessoas, intervenções e contributos para a reflexão, e aproximou pessoas que claramente olham o nosso meio profissional de um modo aberto e plural, ousando participar na sua construção.
:: VII :: um desabafo ::
Não compreendo, não aceito e considero repugnáveis as atitudes de absentismo de alguns profissionais, que com despesas pagas pelos serviços, total ou parcialmente, não se sentem obrigados a marcar presença em todos os espaços de trabalho ou a fazer ouvir mais a sua voz. Não me lamento por ter suportado a totalidade das despesas da minha participação no congresso, mas lamento organismos que suportam profissionais que pouco contribuem para a qualidade do congresso.
:: VIII :: reforço do associativismo ::
A realização de um congresso desta envergadura é claramente um momento de reforço do associativismo BAD. Ouvi durante os três dias de encontro criticas e elogios à nossa associação profissional. Sou sócio da bad porque acredito no associativismo como motor de uma cidadania activa, e agradeço a quem se tem dedicado à valorização e qualificação da nossa profissão, assumindo que procurarei mudar da lógica de sócio consumidor para a de participante na vida associativa, porque só assim fará sentido a minha critica.
:: IX :: maior visibilidade ::
Este congresso parece-me ter sido uma oportunidade perdida de valorização e visibilidade dos profissionais bad junto da opinião pública. Não se percebe a existência de estratégias de comunicação com entidades externas, particularmente com a comunicação social, no sentido de dar maior visibilidade às reflexões e experiências apresentadas no congresso. Foram muitas as “boas práticas” apresentadas e que podem ser divulgadas numa estratégia de comunicação incisiva e apelativa, que cative pela singularidade e originalidade. Realizações em bibliotecas públicas, projectos digitais inovadores, práticas de administração pública de excelência... nada disto merece notas para a imprensa ou trabalho prévio de divulgação junto de agências de notícias? E as conclusões? Não se pode acabar um congresso dizendo que “enviaremos as conclusões a todos os associados”. Percebo que um trabalho mais apurado das conclusões de todos os temas e painéis seja demorado e que um documento mais alargado e completo seja enviado posteriormente, mas não se pode deixar de procurar indicar as principais linhas de rumo que traduzam a temática proposta – bibliotecas e arquivos: informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovação.

terça-feira, março 27, 2007

em congresso

Em congresso... com "atitude pró-activa, aberta e plural".
Retomando post... «Os congressos BAD são momentos muito importantes para as bibliotecas e arquivos em Portugal e particularmente para os seus profissionais. Enquanto espaço de encontro é momento privilegiado de partilha de saberes e de procura de novas ideias e projectos, funcionando para alguns como tónico de mais dinamismo no seu serviço. Por outro lado, enquanto espaço de reflexão tem que funcionar como um marco no tempo, porque as temáticas dos congressos são antes de mais o reflexo das preocupações e desafios do nosso sector profissional.»

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Weblogues no congresso dos Açores

No próximo congresso da BAD os Weblogues no domínio da Ciência da Informação serão também objecto de reflexão. No dia 29 de Março, às 16h30, realiza-se um painel coordenado pela Luísa Alvim "Viva Biblioteca Viva" que pertende debater as questões que se colocam aos profissionais da informação na utilização e leitura de blogues especializados no domínio da Ciência da Informação. Uma reflexão feita a partir da realidade nacional e estrangeira com o contributo do "Bibliotecário Anarquista", do "Bibliotecário 2.0", da "Biblioteca de Jacinto", do "Informação" e do "Rato de Biblioteca"! Nas próximas semanas, o rato de biblioteca tentará recolher informações pertinentes para a reflexão recorrendo a inquéritos, contributos de profissionais e questões colocadas neste blog.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Congresso em 2007

2007 é ano de congresso bad... e o programa, ainda provisório, promete diversidade e a presença de alguns dos que mais me cativaram para este mundo das bibliotecas.

sexta-feira, setembro 01, 2006

9º Congresso BAD

O próximo dia 4 de Setembro, já na segunda-feira, é a data limite para apresentação das propostas de comunicação para o 9º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Os congressos BAD são momentos muito importantes para as bibliotecas e arquivos em Portugal e particularmente para os seus profissionais. Enquanto espaço de encontro é momento privilegiado de partilha de saberes e de procura de novas ideias e projectos, funcionando para alguns como tónico de mais dinamismo no seu serviço. Por outro lado, enquanto espaço de reflexão tem que funcionar como um marco no tempo, porque as temáticas dos congressos são antes de mais o reflexo das preocupações e desafios do nosso sector profissional. No entanto, penso que os organizadores dos congressos BAD deveriam assumir uma maior preocupação com a estratégia de comunicação no sentido de dar maior visibilidade às reflexões e experiências apresentadas em congresso.
Aguardam-se então comunicações interessantes em torno das questões da
"cidadania e acesso à informação", "recursos para o desenvolvimento e a inovação", "informação em rede: tecnologias, serviços e utilizadores", "profissionais da informação: educação, ética e intervenção", temáticas de um congresso que, segundo a organização, assume uma "atitude pró-activa, aberta e plural".