Mostrar mensagens com a etiqueta aprendizagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta aprendizagem. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, março 15, 2010

Vídeos da II Conferência e-Learning - "Onde a Tecnologia Encontra a Aprendizagem"

Participei em Lisboa, na passada sexta-feira, numa iniciativa de sucesso da TecMinho - a II Conferência e-Learning - "Onde a Tecnologia Encontra a Aprendizagem". Deixo aqui uns breves vídeos que recolhi das comunicações da conferência da manhã - "Inovação na aprendizagem". Infelizmente não recolhi gravação das comunicações: "O Digital e o Espaço Físico – Luís Borges Gouveia Formal" e "Escola Virtual 2010, na Escola, em Casa, em Qualquer Lugar – Rui Pacheco", mas recomendo a consulta dos slides da excelente comunicação de Luís Borges Gouveia.

Ficam alguns breves vídeos das comunicações: "Formal e Informal, LMSs e Redes Sociais – Guilhermina Miranda"; "Twiter@ all – Paulo Simões"; Colaboração e Cooperação na Educação Online - Morten Paulsen.


sexta-feira, março 12, 2010

"E-Learning: onde a Tecnologia Encontra a Aprendizagem"

O rato de biblioteca veio hoje até Lisboa para participar na II Conferência e-Learning - "Onde a Tecnologia Encontra a Aprendizagem". O interesse da participação é variado, tendo que ver com o ponto de vista de formador, mas também, e principalmente com o modo como as bibliotecas podem participar de forma útil nos processos de aprendizagem dos docentes e alunos.

As bibliotecas têm que assumir um papel mais activo e de consequente maior visibilidade no domínio do elearning, participando nos processos de ensino aprendizagem como facilitador de recursos, produzindo conteúdos úteis para os sistemas de elearning e espaços pessoais de aprendizagem, e disponibilizando serviços significativos nestes ambientes de educação online.


quarta-feira, novembro 05, 2008

Bibliotecas - parceiras de alunos e docentes

Nem sempre é fácil colocar a biblioteca como participante no processo de aprendizagem de um aluno de ensino superior, onde o professor tem papel (ainda) quase único. Assim trouxemos os docentes até à biblioteca para debater o "aprender e ensinar com Bolonha". Foi assim (vídeo 1 "palavras chave", vídeo 2 "conversas") na biblioteca do isca-ua no passado dia 29 de Outubro, onde também se aproveitou para apresentar um novo projecto que começa agora a ganhar forma na universidade de aveiro - elearning das biblitoecas ua.
As bibliotecas em contexto académico têm que se assumir parceiras pró-activas na aprendizagem dos alunos e no trabalho do docente - ousar fazer +.

+ informações no intangível: blog da biblioteca do isca