quarta-feira, maio 30, 2007

provocação em acesso livre

Hoje, logo pela manhã, após uma saudável provocação aqui na biblioteca, resolvi por no papel uma ideia que está na minha cabeça já desde a participação que tive na 1ª conferência “Open Access” realizada na Universidade do Minho.
Aqui fica o projecto para quem o quiser "agarrar"... >>

resumo...

DESIGNAÇÃO
Projecto de Repositório digital inter-iscas.
CONCEITO
Repositório digital de acesso livre e inter-institucional.
ENQUADRAMENTO
A literatura científica no quadro do ensino superior politécnico assume hoje particular importância. Verifica-se um claro aumento na produção de bibliografia científica no ensino politécnico, e em particular nos institutos superiores de contabilidade e administração, pelo que se torna inevitável criar ferramentas para a sua divulgação e propagação no meio académico e profissional.
CARACTERIZAÇÃO
Repositório digital institucional dos institutos superiores de contabilidade e administração que historicamente têm estabelecido parcerias na promoção do ensino da contabilidade e administração.
Sistema de informação inter-iscas que armazena, preserva e disponibiliza o livre acesso à produção académica dos iscas em formato digital.

completo [pdf]

3 comentários:

Anónimo disse...

Das provocações nascem desafios (bons projectos)!
E dos desafios nascem resultados?!

Vamos agarrar ... ?!

Eloy Rodrigues disse...

São necessárias estas provocações, e sobretudo muita persistência para vencer a inércia ou os receios iniciais, para que as coisas comecem a mudar!
Boa sorte para este projecto, e espero que no futuro ele venha a constituir-se como um componente do que ando a tentar "provocar" há quase dois anos: um meta-repositório da produção científica nacional.

Unknown disse...

O projecto do meta-repositório seria excelente. É preciso acreditar que vai ser possível. Vejo algumas instituições num caminho que me parece o certo dos repositórios digitais em livre acesso, no entanto, outras, e com alguma relevo, preferem complicar para se mostrarem muito singulares e inovadoras.