quarta-feira, dezembro 29, 2010

Plano de acção da lista candidata ao acto eleitoral da BAD (parte 1 - introdução)

A BAD chega aqui consolidada num legado de 37 anos de actividade em prol da profissão, o que se traduz, hoje, na existência de uma comunidade profissional com valores partilhados e uma forte identidade.

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) é hoje a estrutura mais representativa dos profissionais de Informação e Documentação portugueses. São estes profissionais que asseguram a gestão da Informação e da Documentação nas organizações portuguesas, públicas e privadas.

A Informação e a Documentação constituem simultaneamente recursos operacionais e estratégicos, essenciais à actividade quotidiana das organizações, à tomada de decisão, à investigação e ao desenvolvimento, à definição prospectiva.

Só os profissionais de Informação e Documentação detêm a formação e as competências profissionais necessárias para assegurar a gestão, o tratamento, a organização e a divulgação da Informação e da Documentação produzidas pelas organizações.

O trabalho dos profissionais de Informação e Documentação estende-se, hoje, porém, por uma grande diversidade de áreas de intervenção, desde as mais tradicionais – avaliação, selecção, organização, tratamento e divulgação, onde se incluem também a gestão electrónica de documentos e a promoção e organização de exposições e eventos culturais – às mais inovadoras – criação de serviços electrónicos, edições, gestão de sítios web, engenharia documental, dinamização de plataformas tecnológicas em linha para ensino/aprendizagem, prestação de serviços de Informação e Documentação à distância, literacia da informação, incorporação de meios e tecnologias emergentes, etc.

Os profissionais de Informação e Documentação procuram acompanhar as mudanças tecnológicas e organizacionais, desenvolvendo novas competências, afirmando o seu espaço, traçando novas fronteiras para a profissão, abrindo novos mercados de trabalho. Esta diversidade profissional será garantia de sustentabilidade e de futuro.

Importa, pois, em primeiro lugar, defender intransigentemente as competências e os saberes específicos dos profissionais de Informação e Documentação, sendo que, com isso, defendemos a Informação e a Documentação das nossas organizações.

Os desafios que hoje se colocam numa realidade global e em acelerada mutação só podem ser vencidos com a coesão de todos os profissionais em torno da sua Associação e com a mobilização do conhecimento e da energia de todos os seus membros.

A profissão chegou até aqui alicerçada numa história de décadas, apoiada numa formação sólida que, de uma forma estruturada e com elevado grau de exigência, remonta aos finais do século XIX.

A BAD chega aqui consolidada num legado de 37 anos de actividade em prol da profissão, o que se traduz, hoje, na existência de uma comunidade profissional com valores partilhados e uma forte identidade.

Pela sua defesa e promoção, VAI VALER A PENA!

Sem comentários: