Nos próximos dias 18 e 19 de Maio vão realizar-se as VII Jornadas de Ciência da Informação organizadas anualmente por uma comissão da Licenciatura de Ciência da Informação da Faculdade de Letras e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nos últimos anos tenho destacado este evento no rato, fundamentalmente pela pertinência das temáticas em causa e por algo que aprecio muito – a organização tem o dedo dos alunos! Tenho a certeza que os alunos desta licenciatura que já tiveram oportunidade de participar na organização deste evento ganharam muito com isso, porque estas oportunidades de, enquanto estudantes, por as mãos na massa, valem muitas horas de aulas!
O tema deste ano é “Open Source: Ilusão, Opção ou Imperativo?” e vale a pena ver o programa!
quinta-feira, abril 30, 2009
“Open Source: Ilusão, Opção ou Imperativo?” - VII Jornadas de Ciência da Informação
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 30, 2009
1 comentários
Etiquetas: ciência da informação, universidade do porto
terça-feira, abril 28, 2009
Sobre informação na web, desempenhos profissionais e participação nas bibliotecas... um brevíssimo desabafo!
As novidades que vou recebendo pelos diversos meios, e que preenchem as minhas áreas de interesse, são em catadupa! Nem sempre tenho a oportunidade e a capacidade de olhar com a devida atenção para importantes informações que vou recebendo e acedendo, mas procuro com esforço não perder a carruagem da “obrigatória” actualização profissional.
Considero que, actualmente, com os meios a que os profissionais das bibliotecas e da documentação têm acesso, é imperdoável não “acompanhar os tempos” absorvendo informação que permite melhorar competências e desempenhos profissionais! A web é fonte inesgotável de aprendizagem, formação e conhecimento... e no contexto das bibliotecas e sobre os seus colaboradores, permito-me dizer que...
Não se pode esperar por directrizes de “superiores” sábios - procurem a (in)formação!
Não se pode depositar nos “outros” a responsabilidade de fazer acontecer – tenham iniciativa!
Não se pode invocar “o líder magnânimo” para que o serviços funcionem – busquem o conhecimento, partilhem e trabalhem em equipa!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, abril 28, 2009
4
comentários
Etiquetas: biblioteca, informação, participação
domingo, abril 26, 2009
Nova web da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions)
A IFLA apresentou o seu sitio na internet renovado! Uma página nova, necessariamente mais atraente e dinâmica e que apresenta já rss para as notícias, eventos e secções, podendo assim todos os interessandos acompanharem a informação da associação de modo mais consentâneo com os recursos web actuais. A abertura no novo site teve honras de apresentação "solene e colectiva", como comprava o vídeo breve disponível no Youtube, e é claramente um bom presságio para a BAD promover a mesma acção nos próximos tempos - pelo menos consta do plano de actividades para 2009 ("Reestruturação do sítio WEB da BAD")!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
domingo, abril 26, 2009
0
comentários
sábado, abril 25, 2009
Visite hoje mesmo o site do Centro de Documentação 25 de Abril
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sábado, abril 25, 2009
0
comentários
Etiquetas: 25 de Abril, centro de documetação 25 de Abril, universidade de coimbra
Viva e vive a Liberdade! Hoje e sempre!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sábado, abril 25, 2009
2
comentários
Etiquetas: 25 de Abril, liberdade
quinta-feira, abril 23, 2009
Dia Mundial do Livro
É hoje e vale mesmo a pena assinalar!
Ontem, antes de adormecer dois-dos-meus-meninos-que-já-têm-o-prazer-de-ouvir-as-histórias-dos-livros, ficou a promessa, porque era o dia do livro, de receberem a oferta de um livro cada, mas ouviu-se a resposta do mais velho - "dois Papá!"
A ilustração que faz o cartaz português do evento está muito interessante e bem mais significativa que a imagem dos últimos anos.
No jornal Público podemos saber das celebrações do "Dia Mundial do Livro em Portugal e um pouco por todo o mundo".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 23, 2009
0
comentários
Etiquetas: dia mundial, livros
"En la categoría de Personas, se ha concedido el Premio a Nuno Marçal, bibliotecario del Bibliomóvel de Proença-a-Nova (Portugal)"
As andanças do bibliomóvel de Nuno Marçal em terras do interior trouxeram mais novidades! Desta vez um prémio. Depois de um ou outro destaque publicado também aqui no rato, eis que da vizinha Espanha surge um destaque ao rosto do bibliomóvel de Proença-a-Nova - nos “Premios ACLEBIM de Bibliotecas Móviles”! Acabei de ver esta informação no site da DGLB junto a destaques como a apresentação da biblioteca mundial da Unesco e o dia do livro, e isso é bom! Parabéns.
En la categoría de Personas, se ha concedido el Premio a Nuno Marçal, bibliotecario del Bibliomóvel de Proença-a-Nova (Portugal), por su compromiso profesional y social con los ciudadanos más desfavorecidos de su entorno. Nuno Marçal es un ejemplo de superación constante, de aprovechamiento de recursos cercanos y de optimización de las tecnologías de la información y comunicación para vencer obstáculos seculares en el acceso a la lectura, si bien siempre fundamentando todo ello en el calor del trato humano.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 23, 2009
2
comentários
Etiquetas: bibliomovel, papalagui
quarta-feira, abril 22, 2009
Já está on-line a WDL - Biblioteca Digital Mundial da UNESCO
Está na rede a WDL!!! A Biblioteca Digital Mundial foi apresentada ontem, 21 de Abril, em Paris e resulta de uma iniciativa conjunta da UNESCO, da Biblioteca do Congresso Americano e da Biblioteca de Alexandria, envolvendo bibliotecas de todo o mundo que nela disponibilizam o acesso gratuito a manuscritos, mapas, livros raros, filmes, fotografias e gravações. Este projecto mundial apresenta-se em 7 línguas (árabe, chinês, espanhol francês, inglês, português e russo) e teve destaque hoje no jornal Público, numa peça jornalística com qualidade e que li bem pela manhã!
Vale a pena ver o que se tem falado sobre a wdl na biblio blogosfera nacional... onde se andava expectante.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, abril 22, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca digital, biblioteca digital mundial, wdl
terça-feira, abril 14, 2009
Os meus últimos 5 no twitter
Um post diferente dedicado aos meus últimos CINCO twittes, porque o rato de biblioteca também lá está »» http://twitter.com/pedroprincipe.
- No «circulation: Just another librarian blog» um post de "US Libraries on Twitter" »» http://lindyjb.wordpress.com/2009/01/10/
- Interessante »» 5 Things I Didn’t Realize I’d Be Working on… when I Decided to Become a Librarian »» http://acrlog.org/2009/03/17
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, abril 14, 2009
0
comentários
Etiquetas: rato de bibllioteca, twitter
Na biblioteca do congresso - YouTube, and Now We Do Too
Em tempos idos deste rato o destaque à inovação nas bibliotecas era atribuído muitas vezes à Library of Congress... aqui vai novamente, com o modo como querem utilizar o YouTube como forma de capitalizar os recursos digitais que têm no www.loc.gov.
Vejam os vídeos e a apresentação "YouTube, and Now We Do Too" feita no blog - outra ferramenta de comunicação web que usam (sem preconceitos!).
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
terça-feira, abril 14, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca do congresso, library of congress, youtube
segunda-feira, abril 13, 2009
L'Aquila: Biblioteca Salvatore Tommasi
Vale a pena ler o post do Paulo Izidoro no Bibliotequices e seguir as ligações que indica.
Um breve olhar, centrado na Biblioteca, sobre a trágica L'Aquila.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, abril 13, 2009
0
comentários
Etiquetas: biblioteca, L'Aquila
domingo, abril 12, 2009
Feliz Páscoa!
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
domingo, abril 12, 2009
0
comentários
Etiquetas: páscoa
sexta-feira, abril 03, 2009
Programa "Grandes Livros" hoje na RTP2
Não tive oportunidade de ver, na semana passada, a estreia desta série de 12 programas - sozinho em casa com os 3 pequenos as actividades foram outras e não houve TV, mas também foi metendo livros, bem mais (para) pequeninos, vamos ver hoje... mais informação por aqui - + um blog da RTP.
São 50 minutos que incluem excertos das obras e dos enredos das vidas dos autores, em estilo biográfico, histórico e, surpreendentemente, apelativo. Boa televisão a aproveitar-se da melhor literatura para agilizar as mentes. Todas as sextas na 2.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, abril 03, 2009
2
comentários
quinta-feira, abril 02, 2009
Distribuição da aplicação DIGITARQ em open source e de forma gratuita
É uma excelente notícia, uma boa prática, uma atitude diferente, e claramente geradora de muitas sinergias... falo da distribuição da aplicação DIGITARQ em open source e de forma gratuita pela Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ). Já tinha lido sobre esta matéria no NorteBAD blog e agora no A Informação, mas o rato quer também aqui difundir esta informação e louvar esta acção!
A DGARQ considera que esta acção funcionará como um forma de impulsionar a qualidade e normalização na descrição e disponibilização de conteúdos de arquivo.
Pensamos igualmente que servirá de motivação para o desenvolvimento de outras aplicações num mercado que se pretende competitivo e dinâmico.
Consideramos portanto que esta iniciativa virá criar uma situação em que todos têm a ganhar e contributos a dar para a maior qualidade da gestão e disseminação da informação de arquivo contribuindo assim para uma maior transparência e cidadania participativa.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, abril 02, 2009
3
comentários
Etiquetas: arquivos, dgarq, digitarq, open source
quarta-feira, abril 01, 2009
2ª Caminhada de bloguistas bad & lis (em imagens)... 28 de Março de 2009
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, abril 01, 2009
3
comentários
Etiquetas: caminhada bloguista bad lis




