domingo, novembro 23, 2008

um ponto de partida para a biblioteca 2.0

Concepção de blogues institucionais e colaborativos: um ponto de partida para a biblioteca 2.0
É o título da formação que decorre nos próximos dias 24 e 25 (2ª e 3ª feira) na delegação da BAD Norte no Porto, e que dá o mote para procurarmos enquadrar os blogs institucionais e colaborativos em contexto organizacional e na aplicação que podem ter nas bibliotecas e serviços de informação e documentação.

Do programa constam os seguintes tópicos:

1. Utilização de blogues em contexto organizacional
2. Blogue como meio de comunicação institucional
3. O blogue como ferramenta de comunicação das bibliotecas e serviços de informação e documentação
4. Aplicações dos blogues às bibliotecas e serviços de informação e documentação
5. Gestão de projectos web aplicada à concepção de blogues organizacionais
6. Blogues institucionais e colaborativos no domínio das bibliotecas e ciências da informação
7. Concepção, edição e gestão de blogues institucionais e colaborativos
8. Os blogues – mais que uma tecnologia, uma atitude: a construção de bibliotecas 2.0

sexta-feira, novembro 21, 2008

europeana.eu... "Massive use"

Massive use is slowing europeana down. We are working on it... please come back later.
A EUROPEANA está aí! Simples, atractiva, funcional... bem - ainda com alguns soluços, como se pode ver na mensagem transcrita que constava quando lancei a minha primeira pesquisa, e também quando criei o login para poder ter "minha europeana". Mas lá fui navegando, pouco ainda, mas já deu para ficar satisfeito com a possibilidade de criar etiquetas (tags) por utilizador.

No Público hoje:
Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço (www.europeana.eu), a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Bibliotecas + transparentes!

Michael Casey & Michael Stephens continuam a sua saga pela biblioteca transparente!
Já aqui falei de "Bibliotecas + transparentes e + próximas!" a propósito do projecto The Transparent Library.
Eles voltam à carga com um apontamento excelente, porque simples, directo e desempoeirado, no Library Journal - "The Transparent Library: Six Signposts on the Way".
E os 6 tópicos são:
«Give everyone an avenue to talk» - criar avenidas de comunicação com os stakeholders das bibliotecas, que funcionem como pontos de escuta on-line! Muito a partir da web social, aproximando a biblioteca dos seus públicos e implicando-os.
«Play nice and be constructive» - fazer ouvir a voz das bibliotecas de modo construtivo, positivo, sem choramingas do tipo "eles (administração, vereação, conselho directivo, executivo, direcção, etc., etc... não entendem a importância da biblioteca, não nos dão orçamento... Ideias bem apresentadas, fundamentadas, que provem ser boas ideias, mais tarde ou mais cedo vingam!
«Grow and develop your support community» - tornar os ausentes da biblioteca em participantes! Encontrar modos de escutar a voz dos não-utilizadores e mostrar que eles também contam.
«Be willing to accept anonymity» - não é fácil dar atenção à opinião que vem do anónimo, mas por exemplo em contexto organizacional, não é de rejeitar a ideia de ouvir o staff, os colaboradores e operadores experimentando o anonimato, podem passar a ouvir-se os que normalmente não falam.
«Tell the truth» - pois é! Mentira, mentira - muito se mente neste país e nas organizações. Têm medo de quê!? Da incompetência pois claro. Mas a verdade liberta e torna-nos melhores - pessoas e profissionais, e leva a melhor serviço. Ser transparente, genuíno e verdadeiro transmite confiança no serviço que se presta.
«Focus on user-driven policy, not driving users away» - a velha história das necessidades dos utilizadores. De saber ouvir as verdadeiras necessidades dos utilizadores, e não nortear a nossa acção por aquilo que pensamos (só pensamos: sem escutar, estudar, analisar a realidade) serem as necessidades dos outros.

A transparência obriga a trabalhar mais!

Gostei destas 6 sugestões! Comentei, aguardo também comentários!

terça-feira, novembro 18, 2008

Ainda sobre o IV Encontro de Blogues

O encontro decorreu na passada sexta-feira mas vale a pena indicar (ou organizar) mais alguns ecos e um ou outro rescaldo do encontro. Já hoje Jose Luis Orihuela publicou no slideshare a apresentação feita no encontro - cultura bloguer. Mas do encontro ficam ainda...

No Indústrias culturais, Rogério Santos – um dos organizadores e o grande dinamizador, com apontamentos finais, fotos e vídeos do encontro.

Maria João Nogueira com um contributo muito bom olhando a blogosfera Portuguesa (achei uma prestação bem mais argumentativa que nas conversas da unicer em Abril passado – foi importante para o meu conhecimento da blogosfera), sendo que é possível ver o vídeo de parte da apresentação no vímeo de Rogério Santos

No Estado do Sítio da RTP, Ricardo Jorge tomé questionando “O final da blogosfera ou a expansão das blogosferas?”

No Culturascópio de Dora Santos Silva, que fez uma comunicação no encontro decidida e esclarecida

Mário Pires no retortaBlog com outros olhares sobre cultura de colaboração em rede (slideshare), e também fotográficos.

Lauro António, não sendo leitor do blog – passarei a ser!, apresentou uma comunicação com um olhar simultaneamente abrangente e terra-a-terra, e no espaço de debate muito interpelador e acutilante.

“Do Paulo Querido “Sobre o fim da blogosfera”, onde também constam os slides da comunicação que fez no encontro, interessante como exercicio de reflexãoe leitura da realidade, mas com a qual estou em desacordo.

sábado, novembro 15, 2008

José Luis Orihuela no IV Encontro de Blogues

Via vimeo de Rogério Santos, do Industrias culturais, aqui está uma das coisas boas do último encontro de blogues. Vale a pena ouvir falar José Luis Orihuela, do eCuaderno, da mania de matar coisas a propósito da "morte dos blogues" na wired, afirmando "solo han cambiado porque han madurado". Falou também de 12 traços da cultura bloguer, mas não consta deste vídeo. Deixei um cheirinho no twitter.


José Luis Orihuela from Rogério Santos on Vimeo.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Estou no IV Encontro de Blogues na UCP em Lx

Tudo começou (ligeiramente atrasado - como começa a ser habitual quando venho do Porto a Lisboa - chego antes dos participantes que são da capital... coisas!?), começou - dizia eu, com uma excelente comunicação de José Luis Orihuela.
Mas o encontro prossegue...
acompanhe no twitter do rato de biblioteca »» http://twitter.com/pedroprincipe

imagem via http://industrias-culturais.blogspot.com

quinta-feira, novembro 13, 2008

Repositórios institucionais portugueses - livre acesso em expansão

Como se pode ver:


View Larger Map

No pessoal... e transmissível esta semana falou-se da internet no futuro

O pessoal... e transmissível de Carlos Vaz Marques teve esta semana dois programas muito interessantes na temática web e futuro da internet.

Na internet de futuro, cada vez mais, tudo será gratuito. A tese é do editor-chefe da revista Wired e Chris Anderson vem explicá-la, na conversa com Carlos Vaz Marques.
Ouvir aqui: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1043201

E também:

Considera Barack Obama um político wiki. O presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Diogo Vasconcelos, na véspera do congresso que será inaugurado pelo Presidente da República, é o convidado de Carlos Vaz Marques, ao fim da tarde.
Ouvir aqui: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1042061

A disponibilização de PodCasts nas rádios foi extraordinário para mim. Se já ouvia muita rádio, hoje, ter a possibilidade de ouvir ou voltar a ouvir um programa é mais uma razão para acompanhar o que de muito bom se vai fazendo na rádio em Portugal.

quarta-feira, novembro 12, 2008

Web social da biblioteca do ISCA-UA

A par da web institucional da biblioteca do ISCA-UA, que engloba o seu portal na internet, o catálogo integrado no catálogo geral das bibliotecas UA, os serviços desta biblioteca procuram disponibilizar informação e contactar com os utilizadores de outras formas, construindo espaços na web social.
Nos últimos dois anos desenvolveram-se:
BLOG - intangível: blog da biblioteca do isca (Maio de 2007)
Divulga a actividade do serviço, difunde informação sobre os recursos bibliográficos disponibilizados e congrega notícias das áreas de saber e da realidade profissional dos cursos do isca-ua. Está integrado nos blogs do Centro Multimedia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro.
VÍDEO -
BiblioISCA - canal no Youtube (desde Janeiro de 2008)
Canal de vídeos da biblioteca do ISCA-UA para aproximar a biblioteca dos seus públicos! Ferramenta de comunicação para divulgação de informação e apoio à formação de utilizadores.
MySpace - BiblioIsca - Espaço da biblioteca do isca-ua (desde Abril de 2007)
No windows live associado à sua conta no messenger e que funciona para já como ponto redundante de acesso a outros recursos da biblioteca na web e que futuramente se configurará numa página de atracção (com informação útil) para integração dos alunos no uso da biblioteca, particularmente destinado a alunos do 1º ciclo.
MESSENGER - http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/intangivel/?cat=137 (desde Abril de 2008)
Chat para contactar com os serviços da biblioteca, funcionando como serviço de referência e também de informações, esclarecimento e renovação de empréstimos.
RSS - dois serviços disponíveis para já com feed rss: a lista de últimas aquisições (desde Janeiro de 2007) da biblioteca e inevitavelmente as informações do blog (desde Maio de 2007).

É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues


É já esta sexta-feira o IV Encontro de Blogues! Decorrerá na Universidade Católica Portuguesa dias 14 de 15, sendo que no 1º dia se realizam as conferências e debates e no 2º workshops. Destaque para a comunicação de José Luis Orihuela do blog eCuaderno, e para a organização em três painéis temáticos: 1º Painel – Blogues e segmentação da blogosfera, 2º Painel – Blogues culturais e educação, 3º Painel – Blogues, cultura e negócio.
Nem sempre dá para ir...

“Tal como a inteligência,
desenvolvem-se e crescem com o uso.
Os blogues são um espaço de reflexão compartilhada.”
(Kerckhove, 2004)

sexta-feira, novembro 07, 2008

Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores

Tive oportunidade de participar no encontro sobre web 2.0 na Universidade do Minho no passado mês de Outubro. Então, entre outras coisas, elogiei o manual que distribuíram aos participantes. Eis então que no inicio desta semana disponibilizaram o texto integral do documento.

Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores (em pdf)

Mais sobre o encontro pode saber-se no blog: http://encontroweb2.blogspot.com
, e ver as fotos no Flickr.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Bibliotecas - parceiras de alunos e docentes

Nem sempre é fácil colocar a biblioteca como participante no processo de aprendizagem de um aluno de ensino superior, onde o professor tem papel (ainda) quase único. Assim trouxemos os docentes até à biblioteca para debater o "aprender e ensinar com Bolonha". Foi assim (vídeo 1 "palavras chave", vídeo 2 "conversas") na biblioteca do isca-ua no passado dia 29 de Outubro, onde também se aproveitou para apresentar um novo projecto que começa agora a ganhar forma na universidade de aveiro - elearning das biblitoecas ua.
As bibliotecas em contexto académico têm que se assumir parceiras pró-activas na aprendizagem dos alunos e no trabalho do docente - ousar fazer +.

+ informações no intangível: blog da biblioteca do isca

Booktailors amanhã na Universidade de Aveiro

No âmbito do Mestrado em Estudos Editoriais, o Departamento de Línguas e Culturas da UA promove um ciclo de conferências, palestras e aulas abertas sobre o tema da «Edição em Portugal». A segunda conferência do ciclo, intitulada «Booktailors - Consultores Editoriais. A Edição revista e actualizada.» realiza-se no dia 6 de Novembro, pelas 15h00, na sala 2.0.3 do DLC. A entrada é livre.

Vai ser difícil o rato estar presente, mas gostaria de conhecer os booktailors de que tanto se tem ouvido falar no mundo da edição de livros... entre outras coisas, porque li uma interessante reportagem na revista visão e porque acompanho o blog blogtailors.

fonte: ua_online

terça-feira, novembro 04, 2008

oclc apresenta-se em Lisboa

Quem conta aqui como foi!?

4 de Novembro às 14:30H, Lisboa
Organização: INCITE, Logiser S.A. em conjunto com a OCLC e com o apoio da BAD
Durante a apresentação serão fornecidas informações sobre o conteúdo multidisciplinar da OCLC - Online Computer Library Center, sobre as várias modalidades de acesso e os diversos serviços disponibilizados para as bibliotecas
Programa
14:30 - Apresentação da Logiser e da OCLC
14:45 - Serviço de Digitalização e Preservação de Recursos CONTENTdm
15:15 - Serviço de Catalogação e Empréstimo – Connexion e ILL
15:45 - Coffee Break
16:00 - Serviço de Referência – QuestionPoint
16:30 - NetLibrary – e-Books
17:00 - Debate e encerramento

Apresentação: Christian Négrel, Director da OCLC para o Sul da Europa, acompanhado por dois especialistas da OCLC
Local: Auditório América, do Departamento de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa

segunda-feira, novembro 03, 2008

apontamento pessoal do rato de biblioteca

Hoje estou por casa... escrevo este post a uma mão, a outra tem a Teresinha - veio até nós no passado dia 18 de Outubro. Ao abrir hoje o rato percebi que quando iniciei este blog éramos dois aqui em casa, hoje somos 5. A mim e à Susana juntaram-se o Pedrinho em Agosto de 2005, a Inês em Novembro de 2006 e agora a Teresinha! Estou feliz.

(...) também fica bem um apontamento mais pessoal neste blog!

e já agora uma pequena história de amor...