quarta-feira, novembro 12, 2008

Web social da biblioteca do ISCA-UA

A par da web institucional da biblioteca do ISCA-UA, que engloba o seu portal na internet, o catálogo integrado no catálogo geral das bibliotecas UA, os serviços desta biblioteca procuram disponibilizar informação e contactar com os utilizadores de outras formas, construindo espaços na web social.
Nos últimos dois anos desenvolveram-se:
BLOG - intangível: blog da biblioteca do isca (Maio de 2007)
Divulga a actividade do serviço, difunde informação sobre os recursos bibliográficos disponibilizados e congrega notícias das áreas de saber e da realidade profissional dos cursos do isca-ua. Está integrado nos blogs do Centro Multimedia e de Ensino a Distância da Universidade de Aveiro.
VÍDEO -
BiblioISCA - canal no Youtube (desde Janeiro de 2008)
Canal de vídeos da biblioteca do ISCA-UA para aproximar a biblioteca dos seus públicos! Ferramenta de comunicação para divulgação de informação e apoio à formação de utilizadores.
MySpace - BiblioIsca - Espaço da biblioteca do isca-ua (desde Abril de 2007)
No windows live associado à sua conta no messenger e que funciona para já como ponto redundante de acesso a outros recursos da biblioteca na web e que futuramente se configurará numa página de atracção (com informação útil) para integração dos alunos no uso da biblioteca, particularmente destinado a alunos do 1º ciclo.
MESSENGER - http://wsl.cemed.ua.pt/blogs/intangivel/?cat=137 (desde Abril de 2008)
Chat para contactar com os serviços da biblioteca, funcionando como serviço de referência e também de informações, esclarecimento e renovação de empréstimos.
RSS - dois serviços disponíveis para já com feed rss: a lista de últimas aquisições (desde Janeiro de 2007) da biblioteca e inevitavelmente as informações do blog (desde Maio de 2007).

Sem comentários: