terça-feira, fevereiro 12, 2008

What's up?

Estratégias de comunicação das bibliotecas com os seus públicos tem sido um dos interesses bem presente no rato de biblioteca. Falei já da utilização do youtube, em concreto dos seus canais, como meio de comunicação fácil, gratuito e eficaz de aproximar a biblioteca da comunidade, e das suas potencialidades no complemento aos programas de formação de utilizadores.
Encontrei nas minhas viagens pelo youtube o canal
LibVlog, da "Arlington Heights Memorial Library", e tenho acompanhado com entusiasmo um dos seus modos de informar os utilizadores da actividade da biblioteca. "What's up this week?" são vídeos feitos com as notícias da semana: informação das actividades a realizar, dicas de pesquisa, programas para adultos e crianças, etc... os vídeos estão em destaque na página web institucional da biblioteca e disponíveis no canal.
>>
Veja o que por lá se vai passar de 11 de Fevereiro a 2 de Março

Mas atenção, devo realçar a existência de muitos outros serviços on-line de vídeo na linha do youtube, uns mais específicos e outros mais genéricos (por exemplo o nosso
http://videos.sapo.pt, ou outros como www.blinkx.com, http://jumpcut.com, http://9.yahoo.com, http://video.google.com... Sugiro a lista (muito completa) no livro Planeta web 2.0), pelo que se deverá estudar a utilização que se pretende e o impacto de cada um, para escolher a opção mais indicada. Pode também duplicar-se a informação vídeo por diferentes serviços ou aplicações.

2 comentários:

Mestre Filipe e as Suas Marionetas disse...

Olá Boa Tarde,

Começo por vos felicitar pelo vosso blog felizmente há cada vez actividades nas e para as Bibliotecas; com a participação de Leitores, Bibliotecários, Professores, Educadores, Pais e filhos. Precisamos sempre de mais educação, cultura e informação, e os blogs são um bom meio para isso.

Aproveito para vos convidar a espreitar o blog www.mestrefilipe.blogspot.com e conhecerem ou recordarem o nosso trabalho.

Ate sempre.
Grupo Mestre Filipe e as Suas Marionetas

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá, Pedro
Este canal da AHML fez-me lembrar o programa de tv semanal que a biblioteca da Peñaranda de Bracamonte (Salamanca), da Fundação GSR, tem no canal regional.
Todos os colaboradores participam no programa destacando um projecto ou serviço da biblioteca e fazendo sugestões de livros, Cd's ou DVD's. Cada vez mais as bibliotecas têm de chegar aos utilizadores pelo maior número de canais que estiverem disponíveis. Aguarda-se um vídeo sobre a biblioteca do ISCA no canal do youtube para ficarmos a conhecer melhor esse espaço "intangível"!
Abraço,