quarta-feira, janeiro 09, 2008

Um olhar sobre as eleições na BAD

O ano começa com eleições na principal associação profissional na área das bibliotecas e ciências da informação (BAD). No próximo dia 16 será para os órgãos nacionais e hoje para a delegação regional Norte. Acabei com entusiasmo a leitura do programa eleitoral da única lista que apresentou candidatura aos órgãos regionais no Porto. A lista “reforçar e valorizar”, tremendamente feminina, apresenta um programa onde destaco o enfoque na comunicação, procurando formas simples, de baixo custo mas efectivas, e também o enfoque na cooperação e estabelecimento de parcerias, com instituições e ensino, para a área da formação, e com associações congéneres.

Para além da sempre necessária e difícil tarefa de representação e lobbie junto das instituições, estatais ou profissionais, que formatam as diferentes dimensões profissionais da nossa área, penso que a mais valia em nos associarmos enquanto profissionais, é gerar movimentos de partilha e actualização que contribuam para a acção pessoal ou em grupo. E quando percebo que são estas premissas que estão na base das equipas que se disponibilizam para estar nos órgãos directivos da BAD, reajo com entusiasmo e motivação para participar mais na vida da associação - mas este foi só o programa de candidatura à delegação norte.

Sempre olhei para a BAD como uma associação que faz um "certo" culto de uma "certa" elite profissional, e é uma associação com alguns problemas - escutei alguns nos corredores do último congresso (ou aqui no rato de biblioteca), mas só participando na acção associativa se pode tornar mais representativa e próxima das necessidades dos profissionais.

3 comentários:

Luísa Alvim disse...

obrigada pelo entusiasmo associativo. É com pena que não possa estar o teu nome envolvido nesta direcção, situação que se irá resolver. Aguardaremos com esperança o teu envolvimento, seja mais formal ou de uma forma criativa...

Luiza Baptista Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza Baptista Melo disse...

Pedro,

Agradeço por estar atento ao movimento associativo na Delegação Norte. É muito importante trazer para a associação mais profissionais e dar continuidade ao trabalho de tantos colegas que já se empenharam anteriormente.
Essa continuidade no sentido da valorização é o caminho certo - desenvolver novos projectos, novas iniciativas, isto é, dar oportunidade a novas gerações para participarem.
Também eu, desejo que em parceria possa activamente dar o seu contributo para este processo.