terça-feira, novembro 13, 2007

crai... centros de recursos para a aprendizagem e investigação

Nem de propósito... assim começaria o post se escrito à 15 dias atrás, já que decorrente da formação em que o rato participou, sobre "Bolonha: um novo desafio para as bibliotecas do ensino superior", percebe que o tema do mês de Outubro no blog do SEDIC, não sendo directamente sobre Bolonha e as bibliotecas, foi precisamente sobre uma das principais conclusões ou "conceito-chave" dessa sessão de formação - as bibliotecas: centros de recursos para a aprendizagem e investigação!
A ideia de olhar a biblioteca como centro de recursos parece-me elementar, mas este novo enfoque na biblioteca como centro cultural e educativo de recursos de aprendizagem e investigação, no sentido da sua afirmação como pilar nos processos aprendizagem no seio das instituições de ensino superior e igualmente como catalizador na promoção da literacia da informação, é um modelo interessante que reforça e reafirma a importância e o papel das bibliotecas.
Sou normalmente céptico à atribuição de novas designações "às coisas da biblioteconomia" apenas para se conseguir assinalar as diferenças face a anteriores paradigmas (ex. biblioteca vs mediateca, utilizador vs cliente, etc...), por isso não estarei na linha da frente na substituição de «Biblioteca» por «CRAI», mas serei militante na missão de integrar na biblioteca as competências tecnológicas, pedagógicas e organizacionais que lhe permitam assumir um papel activo nas novas abordagens de ensino. Que a biblioteca se assuma como a interface da instituição para a informação e o conhecimento, com integração de serviços para a aprendizagem, comunicação, investigação, formação ao longo da vida, inovação, produção científica, cooperação...

2 comentários:

Anónimo disse...

veja a versão em português do Manifesto 2.0 da Laura Cohen no youtube!!
http://br.youtube.com/watch?v=Yj1p0A8DMrE

Unknown disse...

Já referido a 8 de Janeiro do presente ano, aqui mesmo no rato!
http://ratodebiblioteca.blogspot.com/2007/01/em-2007-bibliotecas-20.html