segunda-feira, novembro 19, 2007

Blogs e RSS - facilitadores da investigação científica

O mote para trabalhar mais nas questões das aplicações web 2.0 como facilitadores dos processos de investigação académica, surgiu recentemente em dois momentos diferentes: 1º) na formação da b-on, em Outubro passado, onde foram apresentadas as novidades da ISI Web of Knowledge, tendo percebido aí que os alertas de citação já poderiam ser gerados em forma de feeds; 2º) quando no apoio a um utilizador (em doutoramento), também percebi que agregadores feeds (rss, atom...), feedburner, google reader ou bloglines eram conceitos desconhecidas ou simplesmente descontextualizados do trabalho académico. Decorrente deste segundo momento, e tendo eu tentado motivar este utilizador para a incorporação destas ferramentas no seu trabalho de pesquisa bibliográfica, recebo nesse mesmo dia um mail de agradecimento que incluía o seguinte link: "Using RSS to increase user awareness of e-resources in academic libraries".
Depois disto, se antes me preocupava com a necessidade de pressionar o
Filipe Bento (desenvolvimento de sistemas de informação dos SDUA) para gerar serviços web associados ao OPAC (últimas aquisições, pesquisas, dsi, etc.), assimilei que esta é mais uma tarefa para a formação e a difusão de informação da biblioteca.
Seria importante promover workshops para difundir a existência e utilização destas ferramentas web 2.0. A informação de weblogs académicos e de teor científico, para além das valências que começam cada vez mais a surgir nas bases de dados online, portais e serviços de informação nas universidades (ex.
Proquest RSS feeds, EBSCO-RSS, RSS Feed for Latest Issue of Proceedings IEEE...), são meios de actualização e estudo de grande utilidade no trabalho académico e que faz todo o sentido incorporar nas comunidades académicas - claramente esta é uma tarefa das bibliotecas!
Como nota de rodapé, deixo aqui um interessante contributo [
vídeo - "Four Technologies for Libraries"] (Prof. Trevor Smith, Information Technologies (for Libraries), University of Arizona), possivelmente bem mais explícito que este meu post.

1 comentário:

Luísa Alvim disse...

excelente, o que relatas vem mesmo a propósito de um trabalho que estou a escrever sobre a postura dos bibliotecários e as novas ferramentas web 2.0 e o trabalho de "evangelizadores" que teremos que assumir com os nosso utilizadores. Referes aspectos muito importantes para as bibliotecas universitárias!Oxalá consigas repercutir no OPAC e no intangível.