terça-feira, outubro 16, 2007

"Doce como o mel"... CLI em Beja

Acabei agora mesmo de ouvir no noticiário das 13h na Antena1 a notícia sobre a abertura do CLI - Centro do Livro Infantil na Biblioteca Municipal de Beja.
Tendo já sido inaugurado durante a nona edição das "Palavras Andarilhas" em Setembro, e já muito se ter destacado na
web sobre este evento, fiquei mais sensibilizado ouvindo a entrevista com Cristina Taquelim, coordenadora na Biblioteca Municipal de Beja. Entrevista esclarecedora sobre a função do centro e simultaneamente sobre a importância da literatura infantil na formação de novos leitores.
Este centro especializado em literatura infantil, que nasce a partir da biblioteca particular de Natércia Rocha, quer afirmar-se como um centro de estudos sobre o livro infantil e promoção da literatura infantil.
Da notícia retive duas ou três ideias (da entrevista com Cristina Taquelim) que serão de certeza razões para o sucesso deste centro... "não é possível formar leitores sem envolver os que interagem com a criança (pais e professores)" - ao que parece este é um dos propósitos do CLI; "para formar o leitor não basta fazer umas coisas no dia mundial do livro (...) formar leitores é um trabalho suado e sofrido" - e parece-me que criar um centro de estudos que possibilite a especialistas e investigadores matéria prima para desenvolver investigação na área é um excelente contributo para beneficiar o trabalho de todos os mediadores de leitura.

Sem comentários: