terça-feira, maio 22, 2007

Web 2.0 na Ciência da Informação

O rato de biblioteca estará igualmente em Vila do Conde no próximo dia 29 de Maio procurando contribuir, da melhor forma possível, para um espaço de reflexão profícuo e um encontro mobilizador.
A «
Web 2.0 na Ciência da Informação» será o motivo do encontro do Curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, que arrisca assim valorizar e reflectir sobre a dimensão social da web, onde todos podem ser produtores e promotores de conteúdos, gerando informação, promovendo conhecimento.
No texto de apresentação e contextualização do encontro, a
comissão organizadora (agradavelmente composta por docentes e alunos do curso - coexistência saudável para um ensino superior que se quer participado) olha "(...)as novas esferas de comunicação humana, desde a blogosfera aos mundos virtuais, passando pelas comunidades online, apresentam desafios aos Profissionais da Informação que, apesar de estarem perfeitamente contemplados nos referenciais de competências com que foram dotados no seu percurso académico, urge revisitar: Qual o nosso papel na web 2.0? Como acrescentar-lhe valor? Como expressar a nossa relevância? Como avaliar o valor? Como tornar os nossos serviços relevantes para os utilizadores nativos digitais? Como adaptar a docência da Ciência da Informação e mesmo a produção científica Web 2.0?".

1 comentário:

Professora disse...

Acho extremamente pertinente o tema à Ciência da Informação. Temos que pensar que o discurso comum antecede o científico e que a Web tem dado oportunidade - a esse discurso comum - de ser também um conteúdo válido de conhecimento.
Como moro no Brasil não terei disponibilidade para participar do evento, mas ficaria grata se puder ter acesso as discussões que irão emergir no mesmo.
Atenciosamente,
Luciana