quarta-feira, abril 11, 2007

Actualizações bibliográficas

O rato de biblioteca teve conhecimento, pelo próprio autor, da apresentação do livro "Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos". O livro foi apresentado já no fim do ano passado e parece-me ser um excelente contributo para a formação de estudantes das ciências da informação e profissionais das áreas de preservação do património, arquivo e bibliotecas. Para mais, é uma obra publicada em "livre acesso", pelo que pode ser consultada no repositorium. "Esta publicação tem como objectivo descrever e contextualizar as principais iniciativas que visam solucionar o problema da obsolescência tecnológica que ameaça o acesso continuado ao património intelectual, científico, histórico e artístico actualmente produzido em formatos digitais".
Aproveito a referência a este livro, para destacar aqui no rato outro trabalho de excelente qualidade e já devidamente apresentado noutros espaços, nomeadamente no
congresso da BAD - "A Informação: da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico", da autoria de Armando Malheiro da Silva.

1 comentário:

MagnetikMoon disse...

Onde vim parar...Eu, a rata de biblioteca assumida.E como nada é por acaso,tomo conhecimento do livro do Prof.Malheiro,por quem tenho bastante admiração como profissional na área da Investigação,ele ensinou-me como ter método,como fazer um trabalho com pés e cabeça.
Gostei bastante do conteúdo deste blog,voltarei para ver as actualizações.
Um bem-haja,
MM