segunda-feira, março 12, 2007

Estranha falta de comparência nos cadernos bad

Foi publicada mais uma edição cadernos bad, desta vez dedicada exclusivamente ao modo como os cursos de ensino superior na área de informação e documentação integraram o processo de Bolonha. As escolas representadas são várias, o tipo de abordagem também varia, mas conseguir congregar numa publicação os contributos de quem pensa e faz o ensino superior das ciências documentais, da informação e da documentação é logo à partida um mérito. O meu primeiro comentário refere-se à ausência de colaboração de algumas importantes instituições. Se foram critérios editoriais que excluíram esses contributos, a minha critica dirige-se ao conselho editorial dos cadernos e não aos responsáveis dos cursos. É para mim muito estranho não encontrar referência à Licenciatura "Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica" da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e à Licenciatura "Documentação e Arquivística" da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (Universidade e Aveiro). Manifesto estranheza face ao curso da Univ. de Aveiro porque não representa a atitude de abertura e vanguarda da comunicação da UA, e face ao curso da FL de Coimbra, porque é uma Universidade que tem responsabilidades na formação dos profissionais de biblioteca e arquivo em Portugal e não pode deixar de participar activamente neste tipo de trabalhos. Quem explica estas faltas de comparência?!

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pedro
Ambos os cursos que refere foram contactados. A ambos os cursos foram solicitadas colaborações. Após este esclarecimento, poderá, se assim o entender, (re)dirigir, em novo «post», a sua crítica para os destinatários certos, «marcando-lhes» ou pedindo-lhes as explicações que pretende sobre as respectivas «faltas de comparência». Imagine agora que isto era como nalguns desportos em que a falta de comparência implica o averbamento de uma derrota e uma série delas dá direito a descida de divisão! ;-) Parabéns pelo blogue que acompanho sempre com interesse.
Um abraço
Paulo Barata

Unknown disse...

Agradeço muito a informação.
Realmente nunca me pareceu ter sido falha dos cadernos, mas sim ausência de informação dos responsáveis em causa...

Anónimo disse...

«Ausência de informação dos responsáveis em causa»?!?!?! Ambos os cursos foram formalmente oficiados pela BAD, não tendo dado qualquer resposta... Acha mesmo que isto é «ausência de informação»?!?!? Deixe-me usar de alguma liberdade conceptual: é que a «informação» foi, só que não se transformou em «conhecimento», «penso eu de que»...
:-)

Unknown disse...

O Paulo tem toda a razão.
Quando me deparei com a falta de comparência dods responsáveis destes dois cursos pensei... lá está a sobranceria das ciências documentais de Coimbra e o distanciamento da realidade do curso de Águeda. Digo isto sem rodeios.