terça-feira, julho 05, 2005

ColCat - pesquisa na web profunda dos OPAC

Mais uma vez o ColCat... em Outubro de 2004 referimo-nos a ele, em Dezembro de 2004 voltámos a fazer referência aqui no Rato de Biblioteca, e hoje, destacamos de novo o ColCat. O ColCat, ou CC, é um sistema de pesquisa meta-bibliográfica distribuída que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito dos SDUA. As melhorias neste sistema de pesquisa têm sido contínuas e por isso vale a pena falar novamente desta ferramenta que me parece de grande utilidade para utilizadores e profissionais das bibliotecas.
O
seu autor afirma que o CC "faz tudo em tempo real, simulando a interacção de um utilizador humano com os servidores remotos. Isto é feito de tal modo que estes servidores não conseguem distinguir o ColCat de um utilizador normal. Isto permite ainda que, se um registo é adicionado num desses servidores remotos, no segundo seguinte a mesma pesquisa no ColCat já apresente esse registo, caso este corresponda a essa pesquisa." O ColCat pesquisa na web profunda das bases de dados de informação bibliográfica (OPACs), pois foi "«treinado» para saber analisar as diferentes respostas de cada um deles. É nesta inteligência, fruto de algumas dezenas de horas de programação e parametrização, que está o seu real valor, permitindo ao ColCat analisar os diferentes resultados dos vários catálogos remotos; diferentes quer no formato dos dados, quer no modo de apresentação".

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, olha curti bue o teu blog ta mt fx a serio e já agora vou te dar a noticia de k abriu uma nova template shop á uns mesitos e lá podes encontrar varios templates únicos feitos por nós, exclusivos para toda a comunidade blogueira tb podes encomendar um template que tenha mais a ver ctg ou mm um blinkie, um gif, montes de coisas para decorar o teu blog ok? Ixto td podes ver em http://templatesbygt.blogs.sapo.pt .Fika bem... PS: se puderes e se kizeres ajudar a ekipe da template podias fazer alguma publicidade a nossa template shop para que tds tenham o conhecimento que há sitios mt bons ond podem encontrar uma coisinha ou outra para ajudar a mimar o seu blog ok? Contamos cm a tua ajuda obrigada.