sexta-feira, julho 01, 2005

As bibliotecas respondem!!

"Tengo que preparar un tema que lleva por título: 'La lectura en nuestra sociedad. El poder y el placer de leer'. Necesito bibliografía, referencias a artículos... La verdad es que no tengo ni idea de cómo enfocarlo. "... este, é um dos exemplos de perguntas que podem ser respondidas em "Pregunte, Las bibliotecas responden". Alguém alertou o Rato de Biblioteca para a existência do http://www.pregunte.org/ - ele visitou e achou bastante interessante este serviço de bibliotecas públicas da nossa visinha Espanha.
«"Las bibliotecas responden" funciona 24 horas, 365 días al año, y se compromete a contestar en un plazo máximo de tres días. Las preguntas pueden tratar sobre cualquier tema puntual y concreto. Está abierto a todos los ciudadanos españoles.»

3 comentários:

João Bizarro disse...

Muito interesante.
Devia haver um serviço indentico cá no nosso Portugal.

Anónimo disse...

Infelizmente, algumas bibliotecas portuguesas apresentam, nos seus sites, o famoso "Pergunte ao Bibliotecário". Digo infelizmente porque, na generalidade dos casos, nem o site está actualizado, quanto mais responder a perguntas... É pior a emenda que o soneto :-)

Unknown disse...

Concordo Gaspar.
Quando se coloca determinada informação on-line, esta tem que estar devidamente actualizada. Se não houver da parte da biblioteca capacidade para a manter actualizada, é preferível não colocar nada disponível on-line. O mesmo se passa com a questão do "pergunte ao bibliotecário". Se não olharmos para esta questão na perspectiva de mais um serviço da biblioteca... serviço de informação, com rapidez e riqueza de conteúdo na resposta, a biblioteca corre risco de cair em descrédito.