terça-feira, abril 12, 2005

Observatório da Profissão de Informação-Documentação

Realizou-se ontem um seminário sobre «O VALOR DOS PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÃO-DOCUMENTAÇÃO»... “Numa iniciativa inovadora, a INCITE, a BAD, a APDIS e a LIBERPOLIS estabeleceram um protocolo de cooperação com vista à criação e dinamização de um Observatório da Profissão de Informação- Documentação”. »» Não me parece que tenha existido grande divulgação... "passou-me completamente ao lado". Desatenção do rato de biblioteca? veremos... como observa o mundo da informação em Portugal este observatório recém-criado. “De acordo com o texto do protocolo que irá ser celebrado no próximo dia 11 de Abril para formalizar a criação do Observatório, este constitui “uma estrutura que tem como finalidade analisar a evolução da profissão de Informação-Documentação em Portugal”.
“Neste sentido e de acordo com o mesmo texto, são principais objectivos do Observatório:
a) diagnosticar e analisar prospectivamente o desenvolvimento profissional na área da Informação-Documentação, nas vertentes da formação profissional e académica, desenvolvimento de competências e trajectórias profissionais;
b) tornar essa análise facilmente acessível a todas as partes interessadas;
c) reforçar as relações de trabalho entre as associações profissionais da área da Informação-Documentação e os agentes educativos e formativos, promovendo a pluralidade de pontos de vista na reflexão em torno da profissão;
d) promover a divulgação do relatório-síntese da evolução profissional do sector e dos trabalhos técnicos relacionados com as questões de estudo das técnicas em causa.
A criação do Observatório da Profissão assume particular importância num momento em que em Portugal se acentuam os motivos de preocupação relativamente à quantidade e à qualidade da oferta de formação especializada em Informação e Documentação e em que por toda a Europa se procede à avaliação e reestruturação dessa área de estudos, tendo em vista a sua adequação a novos perfis profissionais, a sua adaptação aos ciclos do ensino superior previstos na Declaração de Bolonha e a obtenção de qualidade e comparabilidade nesses estudos em todo o espaço europeu.” »»

Sem comentários: