segunda-feira, fevereiro 28, 2011

BAD manifesta apreensão pelos sinais de desinvestimento no programa Rede de Bibliotecas Escolares

O Conselho Directivo Nacional da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas divulgou hoje de manhã aos associados e comunicou em nota de imprensa esta tarde a tomada de posição pública sobre a Portaria nº 76/2011, de 15 de Fevereiro, do Ministério da Educação, que reduz o tempo de trabalho exclusivamente dedicado à biblioteca pelos Professores-Bibliotecários.

De destacar os pontos 2 e 3 desta posição conjunta do Conselho Directivo Nacional da BAD e da Comissão Permanente da Secção de Documentação e Informação Escolar da BAD:

2. Centenas de bibliotecas escolares, elementos essenciais do processo educativo, contarão, a partir de Setembro próximo, com menos tempo de trabalho de todos quantos se empenham no seu desenvolvimento, deixando objectivamente milhares de alunos, com piores condições de aprendizagem.
3. A publicação da referida portaria, menos de um ano depois de se ter verificado a redução dos recursos humanos das bibliotecas escolares (portaria n.º 558/2010, de 22 de Julho), indicia uma inflexão de rumo relativamente a estas, podendo comprometer investimentos significativos que, desde 1996, diferentes Governos têm conseguido concretizar, com resultados comprovados.

Ver tomada de posição pública.
Ver nota de imprensa.

Sem comentários: