terça-feira, junho 29, 2010

Parar para ler e analisar - top ten trends in academic libraries

Gosto sempre de dar atenção a estudos e documentos com reflexões e análises criticas sobre os desafios para o futuro das bibliotecas e dos seus profissionais. Julgo que temos sempre de ler os sinais dos tempos, olhar o futuro e perspectivar desafios para lidar melhor com o dia-a-dia do trabalho, e estes estudos, com estados de arte, indicações estatísticas, reflexões de investigadores e documentos prospectivos de associações profissionais, dão uma grande ajuda, pessoal e institucional, para perceber onde estamos e para onde vamos - percebendo onde devemos investir e que projectos desenvolver.
Nos últimos tempos tenho visto alguns documentos interessantes, muitos deles vou destacando com links no twitter ou comentários em outras redes sociais. Hoje chegou ao meu conhecimento via ACRL, num trabalho do ACRL Research Planning and Review Committee, um texto que sistematiza os desafios e tendências nas bibliotecas de ensino superior. Vale a pena dar atenção à revisão da leitura feita no texto publicado em http://crln.acrl.org/content/71/6/286.full, mas ficam aqui no rato as 10 tendências referidas:

  • Academic library collection growth is driven by patron demand and will include new resource types
  • Budget challenges will continue and libraries will evolve as a result
  • Changes in higher education will require that librarians possess diverse skill sets
  • Demands for accountability and assessment will increase
  • Digitization of unique library collections will increase and require a larger share of resources
  • Explosive growth of mobile devices and applications will drive new services
  • Increased collaboration will expand the role of the library within the institution and beyond
  • Libraries will continue to lead efforts to develop scholarly communication and intellectual property services
  • Technology will continue to change services and required skills
  • The definition of the library will change as physical space is repurposed and virtual space expands

1 comentário:

Investigacao Virtual disse...

Atualmente já se consegue monitorar computadores a distância com apenas 1 clique. existem vários investigadores particulares que se juntam a programadores e criam softwares de espionagem muito perigosos para quem utiliza computador com internet. Estes aplicativos podem se instalar a distância de forma imperceptível e captar tudo que a pessoa tecla no computador. Desta forma descobre-se todas as senhas de e-mails daquela pessoa espionada. Isto se torna muito perigoso porque este software espiao pode ser acoplado junto com fotos, filmes e arquivos de qualquer natureza, ficando disfarçado e quando a pessoa abre se instala no computador.Um destes sites vende indscriminadamente este serviço no endereço http://www.investigacao-virtual.info