quarta-feira, julho 15, 2009

Bibliotecas para a Vida

Dos eventos do mundo das bibliotecas e ciência da informação, calendarizados para este segundo semestre do ano, vale a pena destacar a 2ª Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida (já o disse aqui – um grande título, carregado de significado!). O programa parece-me muito bom, congregando comunicações “de fundo”, ao jeito de orações de sapiência, de especialistas de outros países, com testemunhos de projectos e actividades nacionais, e ainda workshops que dão um dimensão de aprendizagem prática que faz cada vez mais sentido em eventos profissionais deste tipo. A promoção da leitura, as bibliotecas itinerantes e a biblioteca 2.0 são temáticas que se cruzam nesta conferência e que são contextualizadas de modo muito preciso no texto que acompanha o programa do evento.

«(...) As bibliotecas vêem-se assim, em Portugal, confrontadas com um duplo desafio:
Por um lado apoiam o desenvolvimento de competências básicas de leitura, procuram tornar o livro acessível a todos (...). Num outro sentido, não necessariamente antagónico, parceiro mesmo segundo alguns, as tecnologias impõem-se, e longe vai o tempo em que se discutia o papel da TIC na organização das bibliotecas. Os desafios que são colocados pela “Biblioteca 2.0” e pelo desenvolvimento das redes sociais, exigem aos profissionais novas e profundas alterações de competências e comportamentos. (...)»


Para quem, como eu, anda pelo mundo das bibliotecas do ensino superior, mas é um verdadeiro apaixonado pela constelação de contributos que as bibliotecas podem dar para a vida das pessoas e das comunidades, esta conferência configura-se como uma excelente oportunidade – tipo bomba de gasolina, para alimentar esta paixão, conhecendo mais e melhor as bibliotecas e fugir à rotina.

Sem comentários: