quinta-feira, abril 02, 2009

Distribuição da aplicação DIGITARQ em open source e de forma gratuita

É uma excelente notícia, uma boa prática, uma atitude diferente, e claramente geradora de muitas sinergias... falo da distribuição da aplicação DIGITARQ em open source e de forma gratuita pela Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ). Já tinha lido sobre esta matéria no NorteBAD blog e agora no A Informação, mas o rato quer também aqui difundir esta informação e louvar esta acção!

A DGARQ considera que esta acção funcionará como um forma de impulsionar a qualidade e normalização na descrição e disponibilização de conteúdos de arquivo.

Pensamos igualmente que servirá de motivação para o desenvolvimento de outras aplicações num mercado que se pretende competitivo e dinâmico.

Consideramos portanto que esta iniciativa virá criar uma situação em que todos têm a ganhar e contributos a dar para a maior qualidade da gestão e disseminação da informação de arquivo contribuindo assim para uma maior transparência e cidadania participativa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta decisão já vem muito tarde pois a iniciatica do Conselho Internacional de Arquivos é sem duvida a aposta de futuro.

Aconselho vivamente a aceder a http://www.ica-atom.org/ e disfrutar de um sistema verdadeiramente inovador

Anónimo disse...

Apenas uma pequena interrogação sobre o Digitarq:

Uma aplicação que contem :
Microsoft .Net Framework v1.1 (incluído na distribuição do DigitArq)e Microsoft SQL Server 2005 Express Edition (incluído na distribuição do DigitArq) pode ser considerada Open Source?

Cuidado amigo com a terminologia.

Anónimo disse...

Изумительная идея, как скоро ожидается поступление обновлённого материала и вообщем стоит ждать ?