terça-feira, fevereiro 24, 2009

Reflectir sobre o futuro em eventos de profissionais - exemplo: Global Research Library 2020

Valorizo muito a participação em eventos profissionais, do tipo seminários ou congressos de cariz temático e profissional, faço um esforço por participar todos os anos em alguns destes eventos. Aqui no rato procuro dar sempre conta dessas minhas participações.
Só concebo o meu exercício profissional com a devida actualização de conhecimentos, e para além de acções de formação, julgo que iniciativas que congregam académicos e profissionais para reflectir e partilhar experiências são excelentes contributos para a minha actualização profissional. Mais do que saberes e técnicas, ganho com a participação nestes eventos: a capacidade de reflexão, um olhar mais abrangente sobre a realidade profissional, o conhecimento de outros olhares e, algo muito importante, os caminhos de futuro... acho que em seminários, encontros e congressos conseguimos "ler" muito do futuro das nossas áreas profissionais.
Serve esta introdução apenas para dizer, que mesmo sem participar, vale a pena auscultar o que se está a passar no GRL - Global Research Library 2020 (23-25 February 2009). Soube da realização deste evento no ano passado. O cibertecário Eloy Rodrigues justificou a sua ausência na caminhada de bloguistas bad&lis com a participação neste evento, e lá está ele este ano novamente, desta vez em Taiwan, contribuindo para ajudar a reflectir sobre "Creating a Research Library that preserves the past, present and curates the future". Será de certeza um privilégio (merecido) para ele paticipar neste evento. Parace-me um evento claramente de vanguarda. Mas sabendo nós da sua realização, deveremos também, dar-lhe a devida atenção, consultando os documentos que lá publicam e assim compreender caminhos de futuro para a acção das bibliotecas de ensino superior em Portugal.
Podemos também seguir no twitter do cibertecário!

Sem comentários: