terça-feira, fevereiro 17, 2009

Blogues de bibliotecas escolares - uma realidade extraordinária

Estes dias de licença parental, cuidando e passeando (com) a minha Teresinha, têm sido "Cheios"! E não sei porquê (talvez por andar mais descontraído), na consulta diária do meu reader, o meu olhar tem sido de maior atenção para o mundo dos blogues de bibliotecas escolares. Uma realidade extraordinária que não pára de me surpreender. Estes blogues são um testemunho excelente do dinamismo de muitas bibliotecas, do empenho dos professores e da participação dos alunos. Quando fiz o pequeno estudo sobre a blogosfera bad&lis em Portugal (Maio de 2007) já tinha sido uma surpresa o ritmo de crescimento do número de blogues, mas a forma como cresceu formalmente (vê-se que é um meio que a rede de biblotecas escolares privilegia) e informalmente (vê-se que depende muito mais das pessoas que das instituições) dá visibilidade às acções e ao valor "intangível" das bibliotecas junto dos estudantes. Parabéns a todos os autores destes blogues... podem aceder e acompanhar muitos deles aqui no rato de biblioteca (na barra lateral - biblio blogs)

2 comentários:

Laranjices disse...

Deixo aqui o endereço do blogue da Biblioteca da Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa: http://paginasdpedrov-becre.blogspot.com/

Eu sou a Coordenadora: Lígia Arruda

Paulo Jorge Izidoro disse...

Os blogues nas bibliotecas escolares são mesmo o meio informal de ultrapassar limitações da produção web escolar. São normalmente blogues em servidores externos gratuitos com a vantagem de não dependerem do responsável pelo site da escola que leva 15 dias a publicar uma foto ou do servidor alojado na própria escola e que está sempre lento.
Por outro lado serve como forma de formação na produção web, envolvendo normalmente professores mas também, em alguns casos, alunos. A acção imediata é a divulgação de eventos e da acção da biblioteca como forma de atingir o público alvo. Em menor grau surgem questões de reflexão ou questões técnicas de biblioteconomia.

E aqui ficam aqui uns links,
O blogue da RBE
http://www.rbe.blogspot.com/

O blogue das bibliotecas do Algarve (com link para todos os blogues e sites dos arredores)
http://www.algarvebecre.blogspot.com/

Mas também encontram uma colecção menos sistemática de blogues de escolas de outras Direcções regionais em http://www.bloglines.com/public/izidoro
(vejam as pastas começadas por bibliotecasDRE