quarta-feira, janeiro 28, 2009

Scholarly Information Practices in the Online Environment

O cibertecário alertou via twitter (sim, é verdade, o cibertecário Eloy Rodrigues dos SDUM já anda pelo micro-blogging – isso é muito bom) para um documento publicado este mês - “Scholarly Information Practices in the Online Environment Themes from the Literature and Implications for Library Service Development”. Gravei imediatamente na pen e na viagem para casa liguei o portátil e fui dar uma vista de olhos. Sem dúvida um texto a ler para quem actua no domínio da oferta de serviços digitais de informação bibliográfica e literatura científica, podendo encontrar aqui caminhos de reflexão e acção.

The question facing service developers, then, is not what services need to be offered digitally, but rather how do we proceed in the long term to move all services to an e-research platform. A productive first step in developing a comprehensive set of development aims is to assess each of the identified scholarly information activities and their associated primitives in regard to these three questions:
1. What resources and functions should be provided by research libraries?
2. What distinct disciplinary research practices need to be accommodated?
3. How should research, design, and development be prioritized within and across activities?

O uso de periódicos científicos electrónicos nas instituições do Ensino Superior Público em Portugal

Escrevo este post a propósito de um e-mail que recebi na semana passada de Teresa Costa, bibliotecária da B-ON. O mail era uma simpática resposta a todos os que demonstraram a pretensão e ser informados dos resultados de um inquérito, sobre o uso de periódicos electrónicos, a que tinham respondido.
Não sei se sensibilizado pelo ambiente universitário em que trabalho, mas há duas coisas que gosto de fazer: 1ª) responder a inquéritos – penso sempre que é uma ajuda fácil, que não custa nada e que pode ser preciosa para o trabalho de alguém, faço isto para estudantes, para o INE ou para o meu banco... 2ª) gosto de ler teses (dissertações de mestrado ou doutoramento), não tanto da linguagem hermética de algumas, mas gosto de aprender com os “estados de arte” e enquadramentos históricos que algumas apresentam, com os estudos de caso e resultados de inquéritos de outras e com a fundamentação de teses defendidas. Por estranho que possa parecer passo algumas das minhas viagens diárias de comboio a ler teses académicas. Enfim...
Passando à frente! Serve isto para dizer que o inquérito que respondi em Junho de 2008 tem interessantes resultados que vêm apresentados na excelente (espero que o júri também o tenha pensado) dissertação para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Documentação e Informação de Maria Teresa Ferreira da Costa – “O uso de periódicos científicos electrónicos nas instituições do Ensino Superior Público em Portugal”, que autora remeteu a quem respondeu ao inquérito – procedimento que apreciei muito.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Presidência da República Portuguesa mais social e + 2.0

A Presidência da República Portuguesa já está presente com partilha de vídeos no youtube e no sapo vídeos, no micro-blogging com o http://twitter.com/presidencia, e ainda na partilha de fotografias com o Flickr.
As bibliotecas também o podem fazer!

fonte: http://www.presidencia.pt

terça-feira, janeiro 20, 2009

Congresso de Promoção da Leitura com transmissão on-line em directo

"Formar leitores para ler o mundo" é o tema do Congresso Internacional de Promoção da Leitura organizado pela Casa da Leitura - FCG e que se realiza nos próximos dias 22 e 23 de Janeiro na Fundação Calouste Gulbenkian. O programa recheado de qualidade e que conta com 3 painéis centrais sobre Literatura para a Infância e Formação de Leitores, Estratégias de Leitura e Compreensão Leitora, e Projectos de Promoção da Leitura vai poder ser seguído por todos on-line em http://live.fccn.pt/fcg/.

Sobre o congresso »» aqui.

Informação via http://bibliotequices.blogspot.com

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Utilização de ferramentas Web 2.0 em bibliotecas e serviços de informação e documentação

Uma proposta de formação e-elearning integrada no programa da BAD.

»» De 2 Fevereiro a 27 Março 2009.

Curso que pretende dar a conhecer e explorar as ferramentas da web 2.0 para utilização em contexto profissional e institucional, e aplicar às bibliotecas e serviços de informação e documentação.

Formação e-learning em: redes sociais, blogs, bookmarking social, agregadores e RSS feeds, wikis, mashups, podcasting e publicação de conteúdos vídeo/tv e fotos.

O curso finaliza com um módulo de formação presencial na BAD Norte (Porto) - "Baralhar e dar de novo – a biblioteca 2.0".

»» Formação contínua da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Marquem já na agenda »» 28 de Março »» 2ª caminhada de bloguistas bad&lis

Por agora só uma breve nota para reservarem já o dia 28 de Março (2 anos depois da realização do painel de blogues no congresso da bad) para a nossa 2ª caminhada de bloguistas bad&lis!!!
Na primeira andámos por aqui. Este ano... novidades num próximo post! Estejam atentos!!!

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Um convite simpático... newsletter de ciência da informação.

O ano acabou com um convite bem simpático da Ana Luísa Marques e Filipa Ramalho editoras da Nci - Newsletter de Ciência da Informação. O resultado foi publicado ontem e pode ser lido aqui, numa newsletter mensal que é mais um projecto interessante no âmbito dos cursos de licenciatura e mestrado de ciência da informação. Parece-me um projecto ainda mais valioso porque os protagonistas são os alunos, tal como já tinha percebido na organização das jornadas do curso e também no próximo evento BOBCATSSS 2009, os alunos assumem um papel central em toda a preparação e realização destas actividades - um bom exemplo: a aprendizagem académica vai muito além das paredes das salas de aula.