quarta-feira, outubro 01, 2008

google book search API para os nossos opac

Os OPAC são uma ferramenta essencial para os utilizadores das bibliotecas e, especialmente nas bibliotecas especializadas e de referência, são a CARA da biblioteca. São quase sempre o recurso on-line mais consultado de todos os que os profissionais de informação vão disponibilizando para melhor servir o seu público.
Apesar das limitações tecnológicas de muitos serviços, os OPAC são igualmente alvo de avaliação contínua com vista à introdução de melhorias que promovam a usabilidade e a qualidade da informação bibliográfica.
Já era possível associar aos registos bibliográficos no catálogos ligações aos respectivos livros no google books, bem como a introdução da imagem do livro com a url específica. Agora, o google apresenta a possibilidade de encaixar (embed) o conteúdo do livros nos opac, com soluções que passam por colocar o pdf do livro com navegação junto do registo ou abrir uma janela no próprio catálogo com esse conteúdo. Podemos ver as soluções possíveis nos exemplos aqui apresentados - agrada-me particularmente a solução apresentada no
Melvyl!

Library catalogs. It is now possible to preview books—including a huge number of works in the public domain—right from the online catalogs of the University of California and the University of Texas, as well as through WorldCat.org, a service that lets you search across the collections of more than 10,000 local and institutional libraries worldwide.
Mais informação pode ser consultada no blog inside google book search.

Sem comentários: