quinta-feira, junho 19, 2008

o acesso livre em Espanha e (um olhar sobre) os projectos em Portugal

Li e aconselho o post no cibertecário "E Viva Madrid, E Viva Espanha", onde Eloy Rodrigues faz uma síntese dos últimos desenvolvimentos no domínio do acesso livre à literatura científica e repositórios digitais em Espanha.
Da leitura desta entrada e da consulta das ligações disponibilizadas são 2 as ideias que me passam pela cabeça:

1ª) temos que fazer mais em Portugal neste domínio. São alguns os projectos em curso, alguns (mas poucos) os repositórios já em acesso livre, mas é preciso mais, porque corremos o risco de ver o comboio passar...
2ª) integram as novidades de Espanha o recolecta, um projecto que resulta da lógica de parcerias entre bibliotecas universitárias corporizada pela REBUIN. Considero que, neste momento em Portugal, é urgente fazer resultar (algum) projecto comum neste domínio entre bibliotecas do ensino superior. A RUBI nasceu e morreu sem se tornar significativa, o projecto B-on, que resultou do ponto de vista da reunião de esforços na integração de bases de dados bibliográficas para disponibilizar mais informação cientifica para as comunidades académicas, ficou aquém, não tendo ousado ser catalisador de outras parcerias.

Sem comentários: