quarta-feira, abril 30, 2008

Estudos sobre blogues, blogosfera e redes sociais

Para quem vê os blogues como ferramentas de comunicação para as organizações, com diversas aplicações para as bibliotecas e serviços de informação e documentação, deverá dar sempre atenção aos estudos que se vão fazendo sobre a temática (blogues, blogosfera, redes sociais e web 2.0).
São analises que servem sobretudo para ajudar os profissionais a decidir os espaços na web em que as bibliotecas devem investir e a fundamentar as nossas opções para as web institucional e social dos serviços.
Vale a pena dar atenção a dois relatórios apresentados durante este mês de Abril relativos à realidade em Portugal e no Reino Unido.

O primeiro é o flash report “blogues e blogosfera”, do OberCom - Observatório da Comunicação, que “faz uma caracterização dos Bloguers portugueses e da sua actividade de blogging, nas vertentes de consumidores e produtores de conteúdos da blogosfera, e as suas percepções acerca da credibilidade desses mesmos conteúdos comparativamente com os difundidos pelos mass media”.
De entre alguns pontos que merecem atenção destaco os seguintes:
1. É interessante registar que 23.6% dos internautas navega em blogues, e que 21.9% afirma interagir com blogues (comentários, emails). Este número é revelador da essência da blogosfera – espaço de partilha de ideias e informações, interacção entre pessoas, já que praticamente todos os que já visitaram blogues interagiram de algum modo neles.
2. No ponto 3 do relatório – produção de blogues, é de salientar as similitudes existentes entre os dados apresentados e os da análise da blogosfera BAD&LIS em Portugal (que tive oportunidade de estudar entre Março e Maio do ano passado - ver apresentação), nomeadamente sobre a frequência com que actualiza ou sobre os temas.
3. Retive também um dado que contribui para acabar com alguns mitos criados em torno dos blogues e que é relativo às suas temáticas. O relatório refere que “contrariamente à maior visibilidade e publicidade conferida aos blogues sobre política e actualidade noticiosa que são divulgados nos próprios media tradicionais, estes tipos de blogues apenas representam 4.3% e 10.6%, respectivamente.” Devo acrescentar que os maioritários são de entretenimento e que as áreas “cultura e comunicação” e “assuntos profissionais”, onde podem ser integrados os BAD&LIS representam 4,3% cada uma.
Em segundo lugar, faz também sentido olhar um relatório do OFCOM - Office of communications (http://www.ofcom.org.uk/), entidade reguladora para a industria de comunicação e telecomunicações do Reino Unido, que traça um retrato sobre o modo como as pessoas utilizam as redes sociais – “Social Networking: A quantitative and qualitative research report into attitudes, behaviours and use”.
Do muito que vale a pena destacar deste documento, chamo a atenção para dois dados, mas realço a estrutura do documento que, aos necessários gráficos e consequentes análises, associam citações dos entrevistados:
1. O relatório mostra que a utilização das redes sociais diminui com a idade; que 49% das crianças e adolescentes (8 a 17 anos) que utilizam a internet apresentam o seu perfil numa rede social, o que acontece com pouco menos de metade (22%) dos utilizadores jovens/adultos (+ 16 anos).
2. Fica um exemplo interessante sobre a perspectiva dos mais novos sobre este fenómeno das redes sociais... na primeira pessoa: “Everyone is talking about Facebook at college, that is just what we call it, I hadn’t heard of the term social networking sites until you mentioned them – Girl 14, urban/suburban”.

segunda-feira, abril 28, 2008

Why I love being a Librarian

Chegou até ao rato via Tame The Web, ao que parece criado na "Indiana Library Federation District 3’s conference" e divulgado no AskACPL, canal no youtube da "Allen County Public Library".
Ajudar as pessoas, os alunos e os professores a encontrar a informação... o amor aos livros... todos os dias são uma aventura... encontrar as respostas... trabalhar com os utilizadores... explorar a internet... são algumas das razões para se trabalhar numa biblioteca que podemos ouvir neste vídeo!




O rato de biblioteca anda a magicar muitas coisas do género para o próximo congresso da BAD!

quarta-feira, abril 23, 2008

13º Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - proclamado pela UNESCO em 1995

Alguns vídeos sobre livros e leituras dispersos na web...

sexta-feira, abril 18, 2008

Plano de formação BAD Norte para 2008

Informação da Secção Regional Norte da APBAD:

Consulte regularmente o Plano de Formação '08 Norte no calendário da formação na página da Associação para uma actualização regular da informação.
http://www.apbad.pt/Formacao/Continua/formacao_calend.htm

Em destaque no plano de formação: as ferramentas da web 2.0 e a sua aplicação nos Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documentação, a preservação e conservação dos documentos gráficos, o SIADAP, a gestão dos arquivos, a promoção e a animação da leitura, entre outras propostas.

sexta-feira, abril 11, 2008

A blogosfera dá uma boa conversa

O rato teve ontem a oportunidade de participar ao vivo e a cores nas conversas unicer sobre "Blogosfera: um problema para as empresas ou um novo universo para as relações públicas".
Para o rato de biblioteca foi uma excelente oportunidade para perceber como se vão pensando e fazendo os blogs em contexto de comunicação institucional... e para ouvir uma excelente comunicação de
Bruno Giussani - que reforçou a ideia que "Blogging is not a technology: it's an atitude".

A blogosfera dá uma boa conversa
Conversas Unicer - 11-Abr-2008


quarta-feira, abril 09, 2008

Os olhares, as paisagens e os bibliotecários 2.0

As viagens matinais de comboio - diárias, são momentos de reflexão muito interessantes do ponto de vista profissional. Proporcionam um olhar reflexivo sobre a realidade profissional mas com a característica de ser feito à janela, portanto – de fora para dentro. Perspectivar o dia-a-dia de trabalho, a biblioteca e a profissão como se de uma paisagem se tratasse. Uma paisagem que avisto do comboio, em movimento, mas onde posso intervir quando chegar à estação destino.
Muitas são as leituras que acompanham estes momentos de viagem e que acrescentam outros olhares ao meu olhar... hoje ficou este pequeno texto que faz a conclusão de uma apresentação de
Mario A. Núñez Molina (Decano Asociado - Coordinador IDEAL) sobre ¿Por qué necesitamos bibliotecas 2.0?.

Los bibliotecarios 2.0 son seres apasionados, felices y orientados a servir a los estudiantes. Responden de manera positiva a los cambios. La tecnología es para ellos un medio para crear, colaborar y comunicarse con otros. De ellos depende el futuro de las bibliotecas.

sexta-feira, abril 04, 2008

Uma BAD com Norte!

Um blogue para a BAD... ou melhor, para a secção Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas!

Foi projecto da direcção regional recém-eleita, e a partir do passado dia 28 de Março, com maior divulgação/apresentação durante esta semana, passou a ser realidade em http://nortebad.wordpress.com.

O "bad norte blogue" - confesso que gostaria também de títulos tipo: "N'bad", ou a versão mais explícita "éNeBAD", ou simplesmente "bad N blog" - é um excelente projecto de comunicação da associação e de colaboração dos seus associados. É uma realização que revela abertura ao meio, gosto em informar, prazer em comunicar e proximidade com a realidade profissional.

Mas um blogue é o resultado dos seus textos (posts), da pertinência dos comentários, da actualidade da informação, da qualidade das opiniões expressas... e de um blogue institucional para desenvolvimento organizacional (associativismo nas bibliotecas, arquivos e documentação) quer-se dinamismo dos colaboradores, proximidade dos leitores, abrangência temática e diversidade na opinião... vamos dar tempo ao tempo!


E eu desejo um blogue que divulgue informação, mas ajudando a construir conhecimento, e que negue falsos unanimismos, mas construindo pontes entre profissionais.

quarta-feira, abril 02, 2008

Dia Internacional do Livro Infantil na blogosfera

As 24 h que passaram serviram para assinalar o Dia do Livro Infantil... na blogosfera das bibliotecas foi assim:

»» Boa Memória – Biblioteca Municipal de Avis

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

»» Blog da Biblioteca da Escola Secundária de Baião
Dia Internacional do Livro Infantil

»» Biblioteca Municipal de Murça
Os livros iluminam, o conhecimento encanta

»» Ler para crer
Dia Internacional do Livro Infantil

»» Biblioteca Municipal de Grândola
Actividades do Dia Internacional do Livro Infantil

O PAPALAGUI
Dia Internacional do Livro Infantil

»» Biblioteca Municipal de Grândola

Dia Internacional do Livro Infantil

»» Bibliotequices

Os livros iluminam, o conhecimento encanta

»» Manuscritos Digitais

Dia Internacional do Livro Infantil

»» tempo de teia

Dia Internacional do Livro Infantil

Caminhada de bloguistas bad & lis: os blogues constroem nós na rede...

O olhar de Luísa Alvim sobre a caminhada... "viva biblioteca viva"!