quinta-feira, março 20, 2008

Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação

Chegou esta semana à caixa de correio – caixa mesmo, não na inbox do correio electrónico, e foi bom receber o último número editado dos cadernos bad; aliás, não sei bem porquê, mas tenho sempre uma agradável sensação quando os recebo. Talvez porque os cadernos bad fazem parte integrante da minha formação profissional – recordo o prazer que sentia em descobrir novos artigos dos cadernos no pequeno depósito da biblioteca do INETE, e o significado que alguns tiveram para me motivarem a prosseguir os estudos nesta estranha carreira profissional!
Bom, mas passando à frente... já tinha conhecimento pela blogosfera bad & lis desta edição dedicada aos “Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação”, e aguardava com ansiedade ler na integra o conteúdo dos artigos de que já sabia títulos e autores.
Chegou e foi a oportunidade de confirmar o que tinha imaginado – uma abordagem com qualidade, abrangente e informativa, a partir de experiências concretas e de leituras críticas da realidade. Textos que apontam exemplos concretos de blogues, indicam pontes fortes e fracos, apresentam dados de avaliação da biblioblogosfera, analisam o estado da arte da web 2.0 e fazem uma revisão da leitura basilar neste domínio.
Acredito que, como desafia
Mónica André no editorial, esta publicação pode “contribuir não só para alargar o debate entre profissionais do sector como para estimular os restantes actores a participarem na construção desta web social de escrita e leitura (web 2.0). Só criando, partilhando e integrando a diversidade de práticas e saberes se assegura o desenvolvimento de uma rede que se quer de acesso global”.

2 comentários:

Gestor de Informação disse...

Tive já a ler o último número dos cadernos BAD e achei os artigos muito completos e cheios de novidades e no fim de ler este número fiquei com a clara ideia(que já tinha) de que cada vez mais os blogs com a temática das bibliotecas e da documentação vão ajudar a publicitar esta nossa temática como também a realidade das bibliotecas e dos seus técnicos e bibliotecários.
Que venham mais números brevemente

Cumprimentos

João Pedro

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.