segunda-feira, março 31, 2008
Caminhada de bloguistas bad & lis... a REDE... os NÓS... as PESSOAS... os SABERES...
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, março 31, 2008
1 comentários
Etiquetas: blog, caminhada bloguista bad lis, linha do douro, redes sociais
sábado, março 29, 2008
365 depois... blogues de ciência da informação
Foi num painel muito concorrido, coordenado pela Luísa Alvim "Viva Biblioteca Viva" e que juntou o "Bibliotecário Anarquista", o "Bibliotecário 2.0", a "Biblioteca de Jacinto", o "Informação", o "Rato de Biblioteca" e muitos outros profissionais...
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sábado, março 29, 2008
0
comentários
Etiquetas: blog, congresso bad
quinta-feira, março 27, 2008
365 dias depois... IX Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Vale a pena um ano depois retomar aqui este tema e lembrar a realização deste evento. Porque estes congressos, para além de serem espaço e momento privilegiado de partilha de saberes, de procura de novas ideias e projectos e de funcionar como tónico para mais dinamismo pessoal dos profissionais, significam um marco no tempo, porque as temáticas dos congressos são antes de mais o reflexo das preocupações e desafios do nosso sector profissional.
»» alerto para a consulta do documento de conclusões do congresso, que demorou a ser tornado público mas que apresenta orientações de qualidade para os profissionais BAD;
»» sugiro a consulta das comunicações (actas do congresso), que para além de versão cd-rom estão também disponíveis em linha;
»» indico um post aqui do rato onde alguns deram a sua opinião em jeito de avaliação do congresso;
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, março 27, 2008
1 comentários
Etiquetas: bad, congresso bad, profissional da informação
quarta-feira, março 26, 2008
Caminhada de bloguistas bad & lis é já no próximo fim-de-semana!
Primeiro, numa agradável viagem de comboio com o Douro a acompanhar, depois na via-férrea abandonada da linha do Douro - do Pocinho a Barca D'Alva, teremos oportunidade de "cruzar olhares sobre os posts e comments de blogues das bibliotecas, arquivos, documentação e ciências da informação".
Serão de certeza momentos bem agradáveis de convívio e contacto com a natureza.
»» Encontro às 9h00 - dia 29 de Março, na entrada principal da estação de Campanhã. Atenção o comboio parte às 9h20!
»» A direcção da delegação regional Norte da BAD estará presente na caminhada e com surpresas para apresentar na tertúlia.
»» ver horários dos comboios Porto-Régua-Pocinho
»» ver ainda... "não deixem morrer a linha do douro"
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, março 26, 2008
1 comentários
Etiquetas: caminhada bloguista bad lis
quinta-feira, março 20, 2008
Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação
Bom, mas passando à frente... já tinha conhecimento pela blogosfera bad & lis desta edição dedicada aos “Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação”, e aguardava com ansiedade ler na integra o conteúdo dos artigos de que já sabia títulos e autores.
Chegou e foi a oportunidade de confirmar o que tinha imaginado – uma abordagem com qualidade, abrangente e informativa, a partir de experiências concretas e de leituras críticas da realidade. Textos que apontam exemplos concretos de blogues, indicam pontes fortes e fracos, apresentam dados de avaliação da biblioblogosfera, analisam o estado da arte da web 2.0 e fazem uma revisão da leitura basilar neste domínio.
Acredito que, como desafia Mónica André no editorial, esta publicação pode “contribuir não só para alargar o debate entre profissionais do sector como para estimular os restantes actores a participarem na construção desta web social de escrita e leitura (web 2.0). Só criando, partilhando e integrando a diversidade de práticas e saberes se assegura o desenvolvimento de uma rede que se quer de acesso global”.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quinta-feira, março 20, 2008
2
comentários
Etiquetas: blog, cadernos bad, web 2.0
segunda-feira, março 17, 2008
Comunicação e Bibliotecas... Oeiras a Ler, Oeiras a Ver!
Já podemos Ver Oeiras-A-Ler."Máquina do mundo", "Canto do Colo", "Conversas na Aldeia Global"... são algumas das actividades das Bibliotecas Municipais de Oeiras que podemos acompanhar no canal rbmocmo no youtube.
Em tempos passei os olhos por uns vídeos semelhantes no serviço de vídeos do sapo, mas destaco agora a disponibilização deste canal como meio de comunicação institucional desta biblioteca.
>> Sobre este assunto ver post "What's up".
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
segunda-feira, março 17, 2008
2
comentários
Etiquetas: bibliotecas de oeiras, comunicação, web 2.0, youtube
sexta-feira, março 14, 2008
Bibliotecas e literacia de informação
Via blog "Information Literacy meets Web 2.0" percebi que a UNESCO acabou de publicar um importante documento sobre a literacia de informação.«Understanding Information Literacy: a primer» é um documento que se apresenta como "An easy-to-read, non-technical overview explaining what information literacy means...", e tem realmente uma organização de facilita a consulta.
Para a acção das bibliotecas e profissionais da informação estão incluídas recomendações e reflexões bem úteis.
Documento pdf aqui.
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
sexta-feira, março 14, 2008
1 comentários
Etiquetas: literacia de informação, unesco
quarta-feira, março 12, 2008
Library 2.0 is a state of mind!
Cada vez me convenço mais que a dinâmica de "Biblioteca 2.0", mais do que um conceito, é um estilo de vida profissional e uma nova forma de estar das bibliotecas... Da comunicação de Meredith Farkas na conferência "Academic Library 2.0", que aqui já falei, resolvi agora destacar um momento da apresentação:
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, março 12, 2008
1 comentários
Etiquetas: biblioteca 2.0, biblioteca do ensino superior, web 2.0
quarta-feira, março 05, 2008
CONVITE - caminhada de bloguistas bad & lis... 29 e 30 de Março
09h00 »» Encontro a entrada principal da estação Porto Campanhã
“Tertúlia: olhares sobre os weblogues bad & lis”
11h14 »» Regresso »» Porto Campanhã »» 14h30
Ou, para quem desejar completar o percurso
10h00 »» Reinício da caminhada
16h30 »» Regresso »» autocarro de ligação Barca D’Alva »» Pocinho (autocarro da empresa Lopes e Filhos de Figueira de Castelo Rodrigo)
19h05 »» Partida do Pocinho (Comboio)
* alteração face ao projectado inicialmente para regressar às 17h30, porque o autocarro apenas faz ligação com o comboio das 19h05)
23h10 »» Chegada ao Porto
- Mochila (não precisa ser muito grande)
- Botas de montanha ou um calçado desportivo confortável
- Roupa confortável (+ uma muda), alguns conselhos: meias (de preferência sem calcanhar e sem costuras), t-shirts e um polar ou casaco (convém que seja uma peça isoladora, que proteja do vento e da chuva, que seja folgada para que proporcione comodidade e liberdade de movimentos), calças (devem ser folgadas para não prender os movimentos e de meia estação)
- Alimentação volante (água suficiente, frutos secos, barras de cereais ou chocolates e algumas sanduíches)
- Boné ou chapéu para proteger do sol
- Dependendo do tipo de alojamento na pousada, pode ser necessário levar toalhas
- As viagens Porto-Pocinho fazem-se de comboio Inter-regional, sendo necessário cada um adquirir o bilhete. (http://www.cp.pt/)
- A pousada da juventude é uma excelente solução para a dormida, oferecendo diferentes tipos de alojamento. Pode ser usado por qualquer um, independentemente da idade, e é necessário cartão de alberguista (pode ser feito na pousada).
- Existem:
- 8 Quartos Duplos com WC (28 € quarto/noite)
- 8 Quartos Duplos sem WC (26 € quarto/noite)
- 8 Quartos Múltiplos c/ 4 camas (11 € pessoa/noite)
- Para reservas 279 768 190 (http://www.pousadasjuventude.pt/)
- Nível médio de dificuldade
- 1ª Etapa – 9 km linha-férrea + 4 km estrada
- 2ª Etapa – 4 km estrada + 19 km linha-férrea
- Km linha do douro: 174.2 Pocinho, 183.3 Côa, 190.0 Castelo Melhor, 194.5 Almendra, 202.2 Barca D'Alva
Publicada por
Pedro Principe
à(s)
quarta-feira, março 05, 2008
18
comentários
Etiquetas: caminhada bloguista bad lis






