sábado, março 29, 2008

365 depois... blogues de ciência da informação

Foi há um ano que se reflectiu nos Açores, e em congresso BAD, sobre os Weblogues no domínio da Ciência da Informação.
Foi num painel muito concorrido, coordenado pela Luísa Alvim "Viva Biblioteca Viva" e que juntou o "Bibliotecário Anarquista", o "Bibliotecário 2.0", a "Biblioteca de Jacinto", o "Informação", o "Rato de Biblioteca" e muitos outros profissionais...




quinta-feira, março 27, 2008

365 dias depois... IX Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

Há um ano atrás, neste mesmo dia, já muitos dos participantes no IX Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas começavam a rumar aos Açores.

Vale a pena um ano depois retomar aqui este tema e lembrar a realização deste evento. Porque estes congressos, para além de serem espaço e momento privilegiado de partilha de saberes, de procura de novas ideias e projectos e de funcionar como tónico para mais dinamismo pessoal dos profissionais, significam um marco no tempo, porque as temáticas dos congressos são antes de mais o reflexo das preocupações e desafios do nosso sector profissional.

Assim:

quarta-feira, março 26, 2008

Caminhada de bloguistas bad & lis é já no próximo fim-de-semana!

Bloguistas e leitores das bibliotecas e ciências da informação!, é já no próximo sábado que vamos fazer a nossa viagem-encontro-caminhada.
Primeiro, numa agradável viagem de comboio com o Douro a acompanhar, depois na via-férrea abandonada da linha do Douro - do Pocinho a Barca D'Alva, teremos oportunidade de "cruzar olhares sobre os posts e comments de blogues das bibliotecas, arquivos, documentação e ciências da informação".
Serão de certeza momentos bem agradáveis de convívio e contacto com a natureza.

»» Encontro às 9h00 - dia 29 de Março, na entrada principal da estação de Campanhã. Atenção o comboio parte às 9h20!
»» Pelas 19h30 está previsto um jantar seguido de tertúlia - "olhares sobre os weblogues bad & lis"!
»» A direcção da delegação regional Norte da BAD estará presente na caminhada e com surpresas para apresentar na tertúlia.

»» ver ainda... "o comboio.net"

quinta-feira, março 20, 2008

Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação

Chegou esta semana à caixa de correio – caixa mesmo, não na inbox do correio electrónico, e foi bom receber o último número editado dos cadernos bad; aliás, não sei bem porquê, mas tenho sempre uma agradável sensação quando os recebo. Talvez porque os cadernos bad fazem parte integrante da minha formação profissional – recordo o prazer que sentia em descobrir novos artigos dos cadernos no pequeno depósito da biblioteca do INETE, e o significado que alguns tiveram para me motivarem a prosseguir os estudos nesta estranha carreira profissional!
Bom, mas passando à frente... já tinha conhecimento pela blogosfera bad & lis desta edição dedicada aos “Novos espaços web: os blogs na área da documentação e informação”, e aguardava com ansiedade ler na integra o conteúdo dos artigos de que já sabia títulos e autores.
Chegou e foi a oportunidade de confirmar o que tinha imaginado – uma abordagem com qualidade, abrangente e informativa, a partir de experiências concretas e de leituras críticas da realidade. Textos que apontam exemplos concretos de blogues, indicam pontes fortes e fracos, apresentam dados de avaliação da biblioblogosfera, analisam o estado da arte da web 2.0 e fazem uma revisão da leitura basilar neste domínio.
Acredito que, como desafia
Mónica André no editorial, esta publicação pode “contribuir não só para alargar o debate entre profissionais do sector como para estimular os restantes actores a participarem na construção desta web social de escrita e leitura (web 2.0). Só criando, partilhando e integrando a diversidade de práticas e saberes se assegura o desenvolvimento de uma rede que se quer de acesso global”.

segunda-feira, março 17, 2008

Comunicação e Bibliotecas... Oeiras a Ler, Oeiras a Ver!

Já podemos Ver Oeiras-A-Ler.

"Máquina do mundo", "Canto do Colo", "Conversas na Aldeia Global"... são algumas das actividades das Bibliotecas Municipais de Oeiras que podemos acompanhar no canal
rbmocmo no youtube.
Tinha já percebido que podíamos ouvir Oeiras-A-Ler (ao escrever este post fui buscar o link mas agora já não podemos (error!) - será temporário?). Com o podcast de Conversas na Aldeia Global sobre "E se a Internet Acabasse...?", foi bom saber que, na impossibilidade de participar no evento organizado pela Biblioteca de Oeiras, podia ouvir à distância e uns dias depois as conversas tidas com o Prof. Carlos Zorrinho.

Em tempos passei os olhos por uns vídeos semelhantes no serviço de vídeos do sapo, mas destaco agora a disponibilização deste canal como meio de comunicação institucional desta biblioteca.

>> Sobre este assunto ver post "What's up".

sexta-feira, março 14, 2008

Bibliotecas e literacia de informação

Via blog "Information Literacy meets Web 2.0" percebi que a UNESCO acabou de publicar um importante documento sobre a literacia de informação.
«
Understanding Information Literacy: a primer» é um documento que se apresenta como "An easy-to-read, non-technical overview explaining what information literacy means...", e tem realmente uma organização de facilita a consulta.
Para a acção das bibliotecas e profissionais da informação estão incluídas recomendações e reflexões bem úteis.
Documento pdf
aqui.

quarta-feira, março 12, 2008

Library 2.0 is a state of mind!

Cada vez me convenço mais que a dinâmica de "Biblioteca 2.0", mais do que um conceito, é um estilo de vida profissional e uma nova forma de estar das bibliotecas... Da comunicação de Meredith Farkas na conferência "Academic Library 2.0", que aqui já falei, resolvi agora destacar um momento da apresentação:



quarta-feira, março 05, 2008

CONVITE - caminhada de bloguistas bad & lis... 29 e 30 de Março

Sabendo do gosto de muitos de nós por mais um post numa boa conversa... intuindo o gosto de alguns pelas tags de natureza... imaginando a vontade de links com outros... e, por último, adivinhando a necessidade para muitos de gadgets com pequenas viagens... nasceu a ideia de uma viagem-encontro-caminhada de bloguistas e leitores bad & lis (*).
(* bad & lis) – biblioteconomia, arquivo e documentação e das bibliotecas e ciências da informação

Um encontro com o objectivo de:

1. Assinalar o primeiro ano após a realização do painel sobre weblogues no IX Congresso BAD, juntando novamente todos os participantes nesse debate;

2. Promover um espaço de convívio entre bloguistas e leitores no domínio bad & lis, marcando assim o acentuado crescimento de weblogues destas áreas.

Programa:
09h00 »» Encontro a entrada principal da estação Porto Campanhã
09h20 »» Partida »» Porto Campanhã (Comboio)
12h41 »» Chegada »» Pocinho
13h00 »» Início da caminhada »» Estação do Pocinho
»» Apeadeiro do Côa »» Vila Nova de Foz Côa (9 km linha-férrea + 4 km estrada)
18h00 »» Chegada a Vila Nova de Foz Côa
Check-in na pousada da Juventude
19h30 »» Jantar no refeitório da pousada »»
“Tertúlia: olhares sobre os weblogues bad & lis”

Dormida na pousada da Juventude

11h14 »» Regresso »» Porto Campanhã »» 14h30

Ou, para quem desejar completar o percurso

10h00 »» Reinício da caminhada
»» Foz Côa »» Castelo Melhor »» Almendra »» Barca D’Alva (4 km estrada + 19 km linha-férrea)
16h00 »» chegada a Barca D’Alva
16h30 »» Regresso »» autocarro de ligação Barca D’Alva »» Pocinho (autocarro da empresa Lopes e Filhos de Figueira de Castelo Rodrigo)
19h05 »» Partida do Pocinho
(Comboio)
* alteração face ao projectado inicialmente para regressar às 17h30, porque o autocarro apenas faz ligação com o comboio das 19h05)
23h10 »» Chegada ao Porto

Algumas coisas práticas…
[+ informações e inscrições para pedroprincipe@ua.pt]

O que levar:
  • Mochila (não precisa ser muito grande)
  • Botas de montanha ou um calçado desportivo confortável
  • Roupa confortável (+ uma muda), alguns conselhos: meias (de preferência sem calcanhar e sem costuras), t-shirts e um polar ou casaco (convém que seja uma peça isoladora, que proteja do vento e da chuva, que seja folgada para que proporcione comodidade e liberdade de movimentos), calças (devem ser folgadas para não prender os movimentos e de meia estação)
  • Alimentação volante (água suficiente, frutos secos, barras de cereais ou chocolates e algumas sanduíches)
  • Boné ou chapéu para proteger do sol
  • Dependendo do tipo de alojamento na pousada, pode ser necessário levar toalhas
Viagem – Comboio:
  • As viagens Porto-Pocinho fazem-se de comboio Inter-regional, sendo necessário cada um adquirir o bilhete. (http://www.cp.pt/)
Alojamento – Pousada da Juventude:
  • A pousada da juventude é uma excelente solução para a dormida, oferecendo diferentes tipos de alojamento. Pode ser usado por qualquer um, independentemente da idade, e é necessário cartão de alberguista (pode ser feito na pousada).
  • Existem:
  • 8 Quartos Duplos com WC (28 € quarto/noite)
  • 8 Quartos Duplos sem WC (26 € quarto/noite)
  • 8 Quartos Múltiplos c/ 4 camas (11 € pessoa/noite)
  • Para reservas 279 768 190 (http://www.pousadasjuventude.pt/)
Características do percurso:
  • Nível médio de dificuldade
  • 1ª Etapa – 9 km linha-férrea + 4 km estrada
  • 2ª Etapa – 4 km estrada + 19 km linha-férrea
  • Km linha do douro: 174.2 Pocinho, 183.3 Côa, 190.0 Castelo Melhor, 194.5 Almendra, 202.2 Barca D'Alva