sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Bibliotecas podem servir-se do youtube

Todos sabemos o elevado interesse e impacto que tem o recurso às tecnologias vídeo no apoio à formação, nomeadamente nas ferramentas de apoio aos utilizadores das bibliotecas.
Os canais do youtube surgem claramente como uma solução eficaz, porque, para além de simples e fácil de executar por parte dos profissionais das bibliotecas, representa uma realidade tecnológica próxima dos públicos mais jovens. O Youtube surge sempre no Top 10 dos sites mais visitados em Portugal!
Já existem algumas experiências interessantes que podemos consultar, quer de bibliotecas públicas, quer de bibliotecas do ensino superior, com vídeos informativos ou tutoriais. Mesmo as universidades e as empresas associadas a base de dados bibliográficas ou a software de gestão de bibliografias já utilizam os canais do youtube como meio de comunicação. Canais ou vídeos como:
BaruchCollege_NewmanLibrary, BioMedCentral, LibVlog Channel, ZSR Library Screencasts, University of Wales Bangor: Finding books in the library, EndNoteTraining, MohawkLibrary, ProQuest K-12 Videos, são exemplos da utilização deste recurso tecnológico da web.
Criei também um canal para a biblioteca do ISCA-UA, para alimentar com vídeos made in isca, mas nesta primeira fase tem apenas algumas playlists que visam apoiar os suportes de formação. A primeira a ser usada foi para a formação do EndNote – software de gestão e geração de bibliografias, e ao que parece tem resultado.
As coisas simples também são solução… complicar porquê?

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu blogue.

Não sei se tem conhecimento (e agradecíamos que pudesse igualmente divulgar junto dos vossos visitantes) do Concurso de vídeos no YouTube "Biblio Filmes: Livros, Bibliotecas, Acção!".

Em relacção à sua postagem, gostavamos de acrescentar o seguinte: para a História, modéstia à parte, somos os pioneiros da ligação dos vídeos (principalmente através do youtube)com as bibliotecas, mas também com a promoção do livro e da leitura em geral, junto da Comunidade da Língua Portuguesa.

Aproveitávamos para fazer uma breve descrição do concurso BiblioFilmes:

O QUÊ?
O concurso BiblioFilmes pretende lançar um desafio à comunidade da Língua Portuguesa a fazer um "filme" (em vídeo ou telemóvel) a contar a sua história e provar o quanto gostam da sua biblioteca e/ou livros.

PARA QUEM?
Professores, Alunos, Funcionários de Bibliotecas, ... - na verdade, qualquer pessoa que goste da sua Biblioteca (Pública, Escolar-também da Universidade-, privada).

Todos estão convidados a fazer um vídeo sobre a sua biblioteca preferida e/ou livro!

QUANDO?
Realização e envio dos filmes- até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil) Período de votações- até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

PARA SABER MAIS?
Visitem o nosso blogue http://bibliofilmes.blogspot.com ou em http://BiblioFilmes.com

Unknown disse...

Já tinha conhecimento da vossa excelente iniciativa - concurso BiblioFilmes! Parabéns e força!
Desculpem não ter ainda divulgado por aqui... merecia! Coisas que acontecem na "gestão da informação" - "Everyone is surrounded by information in today’s world. As librarians,
we are bombarded by more information daily than we could possibly process." (Saxton 2008)

Anónimo disse...

Olá Pedro,

Obrigado pelas simpáticas palavras e pelos tops alternativos que deixou. Actualizámos a postagem "Top +" com o seu contributo.

Abraços!

VM
Organização BiblioFilmes