sexta-feira, janeiro 13, 2006

Trabalho de referência na web... para bibliotecários...

"Learn how—and why—the Internet has become the first place your library's patrons look for reference materials." >> The Reference Collection: From the Shelf to the Web.

5 comentários:

mattmartin56798471 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Trabalhando no serviço de referência de uma bibilioteca pública, sinto-me na obrigação de comentar este Post. Não que não seja pertinente, pois a Web é, indubitavelmente, uma ferramenta essencial para o profissional de documentação, mas porque cabe também, ao supracitado profissional servir de mediador entre as partes. E, a meu ver, a Web é cada vez mais assumida como a cura para todos os males. Quantas vezes não se depararam já com o utilizador que, querendo saber algo óbvio, pede a Web como ponto de acesso, quando uma boa enciclopédia tem a solução para a pesquisa em causa? A grande questão é essa mesmo, no momento actual: tornar os ciber-dependentes em comuns mortais cujas necessidades de informação podem ser colmatadas de várias formas. Nem todas as respostas, meus amigos, estão mais facilmente acessíveis através do ciber-espaço. Pior ainda, como é possível dármo-nos ao luxo de auxiliar um utilizador a encontrar conteúdos na Web quando nunca o ensinamos a encontrar esses mesmos conteúdos em obras de referência, porventura bem mais pertinentes no que à validação de conteúdos diz respeito? Enquanto profissionais de informação teremos sempre de equilibrar a balança e sabemos, pela própria experiência, que a mesma está, neste momento, mais desiquilibrada do que nunca. Faz lembrar a cruzada do choque tecnológico... Até pode chover em cima da cabeça da canalha, pode haver ratos nas escolas, a práctica desportiva pode ser relegada para segundo plano... desde que haja internet, todos estamos felizes... ou será que estamos?!
Gaspar Matos
1º Ano PG CID UFP

Alessandro_PPG disse...

Olá! Estou divulgando o meu blog : http://ilustrada-ppg.blogspot.com/ e meu site: http://www.ilustrada.ppg.br/ Ajude a divulgar a arte! Desde já agradeço! Conto com o seu apoio! Abraços !

Fabiano Caruso disse...

Seu Blog está aqui:
http://www.extralibris.info/blogs/

Saudações.

Pedro Príncipe disse...

Obrigado Fabiano... extralibris!