quinta-feira, novembro 10, 2005

Formação de utilizadores

Nas últimas duas semanas realizaram-se, na biblioteca do ISCA-UA, várias sessões de formação sobre os recursos de informação disponíveis na biblioteca destinadas a todos os utilizadores, em particular aos alunos a realizar trabalho de fim de curso. Fica mais uma vez provada a importância da formação dos utilizadores nas bibliotecas. Algum deficit de competências na área da pesquisa bibliográfica e recuperação da informação fazem com os que recursos disponíveis nas bibliotecas não sejam devidamente explorados e rentabilizados. No ISCA-UA ficou patente esse facto e por isso, os técnicos de biblioteca devem procurar satisfazer e antecipar as necessidades dos utilizadores fazendo da formação um instrumento eficaz ao serviço de todos.

3 comentários:

João Bizarro disse...

Uma excelente iniciativa. Pena não se estender a outras universidades onde a falta de ideias parece imperar.

Um abraço

Unknown disse...

Inicitivas com base em ideias simples e facéis de concretizar... não custa nada às bibliotecas! Mesmo com falta de recursos, falta de pessoal, como habitualmente muitas bibliotecas se queixam, vale a pena ter estas pequenas iniciativas que só beneficiam os utilizadores.

Anónimo disse...

Acredito que a formação de utilizadores é um das grandes áreas chave das bibliotecas universitárias. Às vezesparece não haver tempo para tal, face à quantidade de trabalhos de backoffice para fazer, mas há que pensar sempre que esta tem de ser uma prioridade. A Biblioteca da Universidade de Aveiro também tenta estar lá!