domingo, novembro 20, 2005

Bibliotecas para a vida... e acessibilidades!

O Rato de Biblioteca, mesmo com atraso significativo, não pode deixar de referir a realização de dois eventos interessantes, “mas que no devido momento lhe passaram ao lado”... desatenção do Rato de Biblioteca ou escassa divulgação das instituições envolvidas!
Decorrente das comemorações do bicentenário da Biblioteca Pública de Évora, ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de Outubro a Conferência Internacional Bibliotecas para a vida “Literacia, conhecimento, cidadania”, e que debateu temas como: os fundos patrimoniais nas bibliotecas públicas, o contributo das bibliotecas para a promoção da leitura e aprendizagem ao longo da vida, as TIC nas bibliotecas públicas, entre outros.
No âmbito do projecto CALIMERA, realizou-se na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, já nos dias 18 e 19 de Fevereiro, o Fórum sobre Acessibilidades na Internet. Este encontro foi promovido e organizado pela Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Bibliotecas e Arquivos (coordenador do CALIMERA), em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira – Biblioteca Municipal. Acessibilidade... tema essencial na comunicação multimédia e tantas vezes descurado foi central nas reflexões das sessões plenárias sobre a acessibilidade dos conteúdos da Web e as bibliotecas e arquivos, e outras duas sessões - que devem ter sido de grande interesse: uma sessão de testes de acessibilidade/usabilidade com utilizadores de leitores de ecrã orientados pela Faculdade de Motricidade Humana; e uma outra sessão funcionando como acção de Sensibilização e Formação na área da acessibilidade dos conteúdos Web.

Sem comentários: