sexta-feira, maio 20, 2005

"sobre o papel os insectos organizaram a sua vida"

Se o primeiro post no Rato de Biblioteca foi sobre "Incunábulos", o primeiro do segundo ano de existência deste blog será dedicado aos "Discretos Inimigos do Livro"... Decorre na Biblioteca Nacional, de 22 de Abril a 4 de Junho, uma exposição dedicada às "(...) baratas, peixinhos de prata ou piolhos do livro [que] são apenas alguns dos muitos insectos que, ao longo dos séculos, se foram entretendo com o nosso património. (...) Independentemente do local e do tempo, os documentos gráficos representam campo fértil para os insectos que os elegeram como fonte preferencial de sobrevivência. Alheios ao conteúdo, à tendência, ao estilo ou à época, sobre o papel os insectos organizaram a sua vida (...)". Diz quem já visitou que está muito interessante. »»

3 comentários:

Anónimo disse...

descobri hoje o teu blog e fiquei fã. volto cá.

Anónimo disse...

Visitei a exposição. Pareceu-me um pouco limitada naquilo que expunha. Talvez um pouco mais de informação e documentação técnica não fizesse mal a uma Biblioteca Nacional. No entanto, pareceu-me perfeitamente adequada - até pela dimensão - para ser enquadrada em acções de formação de utilizadores. Seria curioso dar a conhecer as pragas que nos afectam - isto no que a bibliófagos diz respeito! :-)
Gaspar Matos - Espinho

Unknown disse...

Caro Gaspar
Obrigado pela observação relativa à exposição. Recebi esta dica de um amigo, ele achou bem interessante, eu acabei por não visitar. Agradeço tb a visita. Volte sempre ao Rato de Biblioteca.