quarta-feira, março 02, 2005

Uma questão para reflexão...

No editorial do último número dos Cadernos BAD (nº2 2004) Cecília Henriques, em jeito de despedida, já que a equipa editorial encerra a sua colaboração com a edição deste segundo número de 2004, deixa um lamento e propõe uma reflexão que – pode bem ser realizada aqui no rato de biblioteca – “(...) dizer também que me impressionou o reduzidíssimo número de propostas de artigos para publicação enviadas à Associação, nestes 3 últimos anos. Não existindo uma larga oferta editorial na área BAD, é forçoso concluir pela escassa iniciativa de partilha de conhecimento na nossa área profissional, Sobre o que esta atitude revela e das suas implicações no desenvolvimento da profissão, deixo para reflexão (...)”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Talvez a razão seja a falta de visibilidade da publicação. Claro que não é desculpa, sobretudo numa área onde a gestão de informação é tão importante.

Mas suspeito que seja uma publicação demasiado virada para dentro. Destinada a um "micro-cosmos" de gente que se conhece.

Por exemplo, porque não colocar os artigos, completos ou apenas um resumo, na web ? Há inúmeras publicações de grande qualidade cujo texto integral é disponibilizado na web.

Unknown disse...

1. É um facto que a publicação não tem grande visibilidade, parecendo-me no entanto que tem vindo a ganhar mais alguma nos dois últimos anos.
2. A ausência da publicação durante 4 anos (1996 a 2000) foi fatal para a visibilidade e credibilidade dos Cadernos BAD.
3. Parece-me que foi esta ausência que mais contribuiu para o "reduzidíssimo número de propostas de artigos para publicação enviadas à Associação".
4. No entanto, penso que nos profissionais desta área não existe uma prática generalizada de “colocar no papel” as reflexões e experiências decorrentes do dia a dia de trabalho e dos projectos que se vão desenvolvendo nas bibliotecas, arquivos e centros de documentação e informação.

… à questão do micro-cosmos – devo dizer que já senti mais essa ideia «de uma classe onde todos se conhecem e não é fácil entrar para participar de pleno direito»… mas deve ser quem assim pensa que tem que tornar presente a sua opinião nos espaços de debate e reflexão que vão surgindo, cada um à sua maneira… eu optei pelo rato de biblioteca.
… à questão do texto integral dos artigos ser disponibilizado na web… na minha perspectiva faria todo o sentido. Não sei se passará a ser a prática, mas nº1 de 2004 foi integralmente disponibilizado na www.apbad.pt.

Unknown disse...

Bom... a informação sobre o nº 2 de 2004 já consta da www.apbad.pt, mas o texto integral não. Será que o nº 1 tem o texto de todos os artigos porque o tema foi "Redes de Informação e de trabalho em bibliotecas e arquivos"...