sexta-feira, novembro 26, 2004

Redes de Informação e de Trabalho em Bibliotecas e Arquivo

Outros ratos de biblioteca chamaram a atenção para a ausência aqui de informação sobre a publicação do nº1 de 2004 dos Cadernos BAD. O Rato de Biblioteca ainda não encontra disponível na página da APBAD informações sobre o conteúdo do mesmo, mas tendo já a oportunidade de ler alguns dos artigos, observou:
- A luta pela causa do "acesso livre" que Eloy Rodrigues mantêm - "Acesso livre significa a disponibilização livre na internet de literatura de carácter académico ou científico, permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos". Sobre o acesso livre falou-se muito aqui neste blog durante o mês de Junho - "acesso livre sempre".
- A reflexão sobre a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, onde Fernanda Eunice Figueiredo procura "actualizar para responder a novos desafios", deixando claro que na "realidade actual da bibliotecas da rede verificamos que não atingimos ainda um nível satisfatório de desenvolvimento no que respeita à utilização das TIC nas bibliotecas, principalmente na vertente de criação e disponibilização de serviços e conteúdos ao público, assim como na utilização das potencialidades da tecnologia para actualizar o conceito de rede". É este conceito de "Rede" que urge tornar mais claro, porque até final da década de noventa o trabalho iniciado em 1986 era o de criar a Rede Nacional de Bibliotecas Municipais no nosso país, e basicamente dotar cada concelho com um espaço público moderno, um fundo documental com diversidade de suportes e plural na informação. Hoje o desafio tem que ser outro, e parece-me necessário dar o salto, dando corpo à ideia de "Rede" como "totalidade de circuitos e dispositivos que permitem a ligação entre os equipamentos", onde as bibliotecas públicas representam um todo interligado, com partilha de recursos, serviços, catálogos colectivos, etc... em que tão simplesmente um leitor de uma Biblioteca do Norte o fosse com os mesmos direitos quando de visita a uma biblioteca do sul.
- A ainda trabalhos sobre Redes de Colaboração e de Arquivos em Portugal, a Biblioteca do Conhecimento Online olhada como um novo impulso para a Sociedade da Informação, e outros ensaios e textos em torno da temática redes de informação.

Sem comentários: