quinta-feira, outubro 21, 2004

Normalização... unimark autoridades

O UNIMARK autoridades foi alvo de actualização em 2003 e na 2ª edição estão presentes alterações que visam a clarificação da apresentação de dados, a consistência com as recomendações da IFLA e extensões do formato com a criação de novos campos e subcampos. Sobre estas questões, nas 9as Jornadas Porbase, Rosa Maria Galvão recordou que "o controlo de autoridades é utilizado para estabelecer pontos de acesso e de referência normalizados de modo a garantir o efectivo acesso aos catálogos de uma biblioteca". Sobre o ficheiro de autoridades apresenta 4 funções básicas: "estabelecer registos de autoridades individualizados para entidades distintas; os ficheiros/registos de autoridades são o local para registar, estabelecer ou distinguir formas do nome; prover às necessidades de arrumação do utilizador; conter uma estrutura de referência especificando formas autorizadas, não autorizadas e variantes; estabelecer as bases para um sistema de autoridades informatizado, isto é um ficheiro sobre o qual os registos bibliográficos são comparados".

1 comentário:

Anónimo disse...

Prezado Pedro

Sou formada em Biblioteconomia e faço mestrado em Ciência da Informação na UnB - Universidade de Brasília.
Descobri, por acaso seu blog e gostei muito, tem me ajudado bastante...tào difícil achar dicas em português...nossos sites aqui (em geral) têm muito pouca informação sobre o que acontece no "mundo", tenho que ficar buscando em sites isoldados - ALA, IFLA...
Não postei este comentário no seu blog porque teria que me cadastrar e estou sem tempo...mas ficam expressos aqui meus parabéns!
Abraços
Fernanda