segunda-feira, setembro 06, 2004

Dicas... online dictionary

Uma dica do ratodebiblioteca que pode dar jeito aos que estudam estas coisas da biblioteconomia, da documentação, das ciências da informação... ODLIS: Online Dictionary for Library and Information Science

3 comentários:

Anónimo disse...

Solicito informações sobre métodos e produtos acessíveis no mercado português para detecção e tratamento de "pragas" em bibliotecas particulares... ESQUECESTE?!

Anónimo disse...

Reforço o comentário que acabo de ler.
Também procuro métodos e/ou produtos acessiveis no mercado português para COMBATER PRAGAS em bibliotecas particulares (é a dimensão que me preocupa).
Se era tão fácil, porque é que demoras tanto tempo a sugerir nomes de produtos ou a explicar formas de combater as referidas pragas (com um detalhe apenas susceptível de ser percebido por qualquer curioso e, ainda para mais, preocupado, como é o meu caso e, seguramente, o do anónimo que também o solicita).
E já agora: porque é que não actualizas este blog. Desde 6 de Setembro sem nada de novo?
Eu é até estou mais preocupado que tu com a falta de tiros certeiros nas balizas dos adversários.
E tenho tempo para consultar o teu diário!
OU estás à procura de respostas para as questões que te são colocadas?
Não sabes COMBATER PRAGAS?
É mais fácil dar "dicas a quem estuda" do que propiciar respostas descodificadas, logo, acessíveis, a quem quer COMBATER PRAGAS?
A ciência não consegue dialogar com o cidadão comum?
A ciência não consegue sair da estratosfera em que se encontra, com um discurso hermético, propriedade de uma elite de privilegiados, pela qual circula em ciclo vicioso, autoreproduzindo-se, desdenhando das massas, comprazendo-se com o seu aumento desmesurado?
Só consegues contribuir para uma estrutura societal crescentemente piramidal, em cujo restritíssimo topo se encontram vocês, os que têm acesso ao conhecimento e ao poder, e em cuja larguíssima base, nós, os excluídos da ciência, mais não podemos que tentar decalcar os vossos padrões comportamentais?
Não percebes que não os nossos reduzidos recursos de conhecimento, as nossas circunscritas vias de acesso ao poder científico estão a ser devoradas pelas pragas?
É isso que pretendes?
Ou possuis uma estratégia ainda mais maquiavélica: as pragas devoram os canais e, uma vez que estes estejam eliminados, atacam para os utilizadores (dos canais)?
Pretendes limitar ligeiramente o crescimento da base da pirâmide com recurso às bibliófagos, aguardando a sua mutação em antropófagos?
Espero que saias desse solipsismo em que te encontras!
Eu não me resigno!
Na minha ignorância, solitária e discretamente, COMBATEREI AS PRAGAS.

Assinado: "um trabalhador invisível, disposto a aceitar a delegação das massas para sair da escuridão e COMBATER os poderosos".

Anónimo disse...

Excelente dica. Parabéns pelo blog e continua a editar novidades da nossa área.
Uma técnica de Sesimbra